Despesas Fixas? Despesas Variáveis? Conheça as diferenças!

por

por

Mulher fazendo cálculos e utilizando um notebook. No título: despesas fixas e despesas variáveis.

Para um bom controle de gastos, categorizar as despesas fixas e variáveis é um processo básico. Ainda assim, tal esforço é de extrema importância para uma boa gestão de gastos da organização.

Pensar em quais são os gastos recorrentes, assim como os que são esporádicos, é uma das formas mais efetivas de compreender os custos e gerir as finanças — pessoais e empresariais.

Para que você compreenda melhor, iremos abordar exemplos de despesas variáveis e fixas, assim como a definição de cada um desses conceitos. Vamos entender melhor adiante.

Qual a definição de despesa fixa?

Em termos genéricos, a despesa fixa é aquela que acontece com alguma frequência e sem alterações no valor. Ou seja: despesas fixas são gastos que as organizações têm todo mês, semestre ou ano.

Então são custos regulares e previsíveis que uma empresa incorre independentemente da produção ou das vendas, como aluguel, salários fixos e despesas administrativas. Tais gastos são estáveis ao longo do tempo, não flutuando com a atividade comercial.

Já nas finanças pessoais, você pode entender o valor do aluguel da sua casa, por exemplo, como uma despesa fixa.

Tabela com definição de despesa fixa e exemplos de custos fixos nos âmbitos pessoal e empresarial.

E qual a definição de despesa variável?

Já as despesas variáveis, por extensão, são aquelas diretamente ligadas ao volume de produção ou vendas, flutuando conforme a atividade da empresa. Esses custos se alteram proporcionalmente a quantidade de negócios fechados ao longo do mês.

Neste grupo, é possível incluir aqueles gastos consideráveis mas que não são comuns; além de não possuírem um valor fixo. Exemplos de custos variáveis para organizações incluem matéria-prima, premiações de vendas; presentes de natal para funcionários; prêmios de fim de ano e custos de produção.

Já nas finanças domésticas, por outro lado, é possível incluir despesas variáveis como a manutenção do veículo; presentes e peças de vestuário.

Definição de despesa variável com exemplos de custos variáveis nos âmbitos pessoal e empresarial.

Diferença entre despesas variáveis e fixas

A principal diferença reside na dependência da atividade comercial. Enquanto as despesas fixas permanecem constantes, as variáveis oscilam com a produção e demais fatores.

Gerenciar eficientemente ambos tipos de gastos é crucial; as fixas demandam planejamento a longo prazo, enquanto as variáveis exigem flexibilidade para ajustar-se às mudanças no volume de negócios.

Imagem de fundo rosa com a diferença entre despesas fixas e variáveis.

Entenda a seguir os custos totais.

Custos totais

Os custos totais referem-se à soma de todos os custos associados à produção ou operação de uma empresa. Eles incluem todos os gastos necessários para produzir bens ou serviços, desde a aquisição de matérias-primas até despesas operacionais, salários, custos fixos, impostos e outros encargos.

Os custos totais são uma métrica abrangente que ajuda as empresas a avaliarem o montante total de recursos financeiros que estão sendo utilizados em suas atividades.

Saiba mais pelo vídeo, e confira exemplos de custos variáveis e fixos adiante.

Categorizando os tipos de despesa

Dessa forma, categorizar os tipos de despesa entre fixas e variáveis pode ser um tanto desafiador. Para isso, vale observar se o valor permanece constante, ou se varia com a produção ou vendas.

Confira exemplos de despesas variáveis e fixas no âmbito empresarial e pessoal.

Despesas fixas

Despesa fixa é um gasto regular e constante que uma empresa incorre independentemente da sua produção ou níveis de vendas.

Custos fixos pessoais

  • Aluguel ou prestação da casa: pagamentos regulares por moradia.
  • Contas de energia e água: custos fixos associados à manutenção da residência.
  • Condomínio: despesa mensal para quem vive em um condomínio.
  • Mensalidade de escola ou universidade: pagamentos educacionais regulares.
  • Plano de saúde: custos fixos para serviços médicos.

Custos fixos empresariais

  • Aluguel do espaço comercial: custos associados ao local de operação do negócio.
  • Salários fixos: pagamentos regulares aos funcionários independentemente da produção.
  • Serviços públicos e contas: Despesas como água, eletricidade e internet.
  • Seguros: pagamentos regulares para cobertura de riscos comerciais.
  • Licenças e taxas: custos fixos associados à legalidade e operação da empresa.

Despesas variáveis

Despesa variável é um custo que flutua em relação à produção ou volume de vendas, aumentando ou diminuindo proporcionalmente às atividades operacionais da empresa.

Custos variáveis pessoais

  • Alimentação fora de casa ou delivery: gastos que variam com o consumo em restaurantes ou lanchonetes.
  • Luz e gás: contas que podem variar com o consumo mensal.
  • Transporte: gastos com combustível ou transporte público, variando conforme a necessidade de locomoção.
  • Entretenimento: despesas relacionadas a atividades de lazer, como cinema ou eventos, que variam conforme a participação.
  • Compras não-essenciais: gastos discricionários que variam de mês para mês, como roupas ou eletrônicos.

Custos variáveis empresariais

  • Matéria-prima: custos que variam com a produção de bens.
  • Comissões de vendas: gastos que aumentam com o volume de vendas, vinculados a remuneração por desempenho.
  • Frete: despesas de transporte que variam com a distribuição de produtos.
  • Marketing e publicidade: investimentos que podem aumentar ou diminuir dependendo das campanhas realizadas.
  • Horas extras e temporários: custos de mão de obra que variam com a demanda, como horas extras ou contratações temporárias sazonais.

Qual a importância de cada tipo de despesa?

Portanto, ambos tipos de gastos são fundamentais para o bom funcionamento de uma organização. Isso pois, com uma boa gestão de despesas fixas, é possível ter mais estabilidade e planejamento com o orçamento da organização.

Já as despesas variáveis são igualmente importantes, já que servem como indicadores de desempenho da equipe (nos casos de premiações corporativas), e requerem mais flexibilidade organizacional.

Como melhorar a gestão de gastos variáveis e fixos?

A gestão de despesas, assim como o entendimento delas, é fundamental para o sucesso de uma organização. Felizmente, o Eva Business conta com todas as ferramentas para melhorar a vida financeira da sua empresa.

Assim, conheça o que o Eva Business oferece:

Cartão para controle de gastos

Um cartão para as despesas fixas e variáveis da sua organização. O cartão Eva para gastos corporativos é um cartão pré-pago que com a bandeira Visa, e foi feito para facilitar o controle de gastos das empresas.

Ferramenta de reembolso

E reembolso em poucos cliques? Também temos. Pela nossa calculadora de reembolso, é possível efetuar uma solicitação pelo aplicativo em menos de 5 minutinhos. E é com a mesma facilidade e rapidez que a aprovação do valor é feita na plataforma.

E então? Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe preenchendo o formulário abaixo e saiba mais sobre o Eva Business.
Conheça também as soluções de benefícios flexíveis e comunicação empresarial da Eva.

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Quer saber mais?
Fale com a Eva!