Para um bom controle de gastos, categorizar as despesas fixas e variáveis é um processo básico. Ainda assim, tal esforço é de extrema importância para uma boa gestão de gastos da organização.
Pensar em quais são os gastos recorrentes, assim como os que são esporádicos, é uma das formas mais efetivas de compreender os custos e gerir as finanças — pessoais e empresariais.
Para que você compreenda melhor, iremos abordar exemplos de despesas variáveis e fixas, assim como a definição de cada um desses conceitos. Vamos entender melhor adiante.
Qual a definição de despesa fixa?
Em termos genéricos, a despesa fixa é aquela que acontece com alguma frequência e sem alterações no valor. Ou seja: despesas fixas são gastos que as organizações têm todo mês, semestre ou ano.
Então são custos regulares e previsíveis que uma empresa incorre independentemente da produção ou das vendas, como aluguel, salários fixos e despesas administrativas. Tais gastos são estáveis ao longo do tempo, não flutuando com a atividade comercial.
Já nas finanças pessoais, você pode entender o valor do aluguel da sua casa, por exemplo, como uma despesa fixa.
E qual a definição de despesa variável?
Já as despesas variáveis, por extensão, são aquelas diretamente ligadas ao volume de produção ou vendas, flutuando conforme a atividade da empresa. Esses custos se alteram proporcionalmente a quantidade de negócios fechados ao longo do mês.
Neste grupo, é possível incluir aqueles gastos consideráveis mas que não são comuns; além de não possuírem um valor fixo. Exemplos de custos variáveis para organizações incluem matéria-prima, premiações de vendas; presentes de natal para funcionários; prêmios de fim de ano e custos de produção.
Já nas finanças domésticas, por outro lado, é possível incluir despesas variáveis como a manutenção do veículo; presentes e peças de vestuário.
Diferença entre despesas variáveis e fixas
A principal diferença reside na dependência da atividade comercial. Enquanto as despesas fixas permanecem constantes, as variáveis oscilam com a produção e demais fatores.
Gerenciar eficientemente ambos tipos de gastos é crucial; as fixas demandam planejamento a longo prazo, enquanto as variáveis exigem flexibilidade para ajustar-se às mudanças no volume de negócios.
Entenda a seguir os custos totais.
Custos totais
Os custos totais referem-se à soma de todos os custos associados à produção ou operação de uma empresa. Eles incluem todos os gastos necessários para produzir bens ou serviços, desde a aquisição de matérias-primas até despesas operacionais, salários, custos fixos, impostos e outros encargos.
Os custos totais são uma métrica abrangente que ajuda as empresas a avaliarem o montante total de recursos financeiros que estão sendo utilizados em suas atividades.
Saiba mais pelo vídeo, e confira exemplos de custos variáveis e fixos adiante.
Categorizando os tipos de despesa
Dessa forma, categorizar os tipos de despesa entre fixas e variáveis pode ser um tanto desafiador. Para isso, vale observar se o valor permanece constante, ou se varia com a produção ou vendas.
Confira exemplos de despesas variáveis e fixas no âmbito empresarial e pessoal.
Despesas fixas
Despesa fixa é um gasto regular e constante que uma empresa incorre independentemente da sua produção ou níveis de vendas.
Custos fixos pessoais
- Aluguel ou prestação da casa: pagamentos regulares por moradia.
- Contas de energia e água: custos fixos associados à manutenção da residência.
- Condomínio: despesa mensal para quem vive em um condomínio.
- Mensalidade de escola ou universidade: pagamentos educacionais regulares.
- Plano de saúde: custos fixos para serviços médicos.
Custos fixos empresariais
- Aluguel do espaço comercial: custos associados ao local de operação do negócio.
- Salários fixos: pagamentos regulares aos funcionários independentemente da produção.
- Serviços públicos e contas: Despesas como água, eletricidade e internet.
- Seguros: pagamentos regulares para cobertura de riscos comerciais.
- Licenças e taxas: custos fixos associados à legalidade e operação da empresa.
Despesas variáveis
Despesa variável é um custo que flutua em relação à produção ou volume de vendas, aumentando ou diminuindo proporcionalmente às atividades operacionais da empresa.
Custos variáveis pessoais
- Alimentação fora de casa ou delivery: gastos que variam com o consumo em restaurantes ou lanchonetes.
- Luz e gás: contas que podem variar com o consumo mensal.
- Transporte: gastos com combustível ou transporte público, variando conforme a necessidade de locomoção.
- Entretenimento: despesas relacionadas a atividades de lazer, como cinema ou eventos, que variam conforme a participação.
- Compras não-essenciais: gastos discricionários que variam de mês para mês, como roupas ou eletrônicos.
Custos variáveis empresariais
- Matéria-prima: custos que variam com a produção de bens.
- Comissões de vendas: gastos que aumentam com o volume de vendas, vinculados a remuneração por desempenho.
- Frete: despesas de transporte que variam com a distribuição de produtos.
- Marketing e publicidade: investimentos que podem aumentar ou diminuir dependendo das campanhas realizadas.
- Horas extras e temporários: custos de mão de obra que variam com a demanda, como horas extras ou contratações temporárias sazonais.
Qual a importância de cada tipo de despesa?
Portanto, ambos tipos de gastos são fundamentais para o bom funcionamento de uma organização. Isso pois, com uma boa gestão de despesas fixas, é possível ter mais estabilidade e planejamento com o orçamento da organização.
Já as despesas variáveis são igualmente importantes, já que servem como indicadores de desempenho da equipe (nos casos de premiações corporativas), e requerem mais flexibilidade organizacional.
Como melhorar a gestão de gastos variáveis e fixos?
A gestão de despesas, assim como o entendimento delas, é fundamental para o sucesso de uma organização. Felizmente, o Eva Business conta com todas as ferramentas para melhorar a vida financeira da sua empresa.
Assim, conheça o que o Eva Business oferece:
Cartão para controle de gastos
Um cartão para as despesas fixas e variáveis da sua organização. O cartão Eva para gastos corporativos é um cartão pré-pago que com a bandeira Visa, e foi feito para facilitar o controle de gastos das empresas.
Ferramenta de reembolso
E reembolso em poucos cliques? Também temos. Pela nossa calculadora de reembolso, é possível efetuar uma solicitação pelo aplicativo em menos de 5 minutinhos. E é com a mesma facilidade e rapidez que a aprovação do valor é feita na plataforma.
E então? Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe preenchendo o formulário abaixo e saiba mais sobre o Eva Business.
Conheça também as soluções de benefícios flexíveis e comunicação empresarial da Eva.