Início » Blog » Como montar um cardápio para empresas?

Como montar um cardápio para empresas?

O cardápio — também chamado por menu, lista ou carta — é uma ferramenta que permite iniciar o processo de produção das refeições e, assim, estimar toda a estrutura para o serviço de alimentação. É também um veículo de informações que tem por finalidade auxiliar os clientes na escolha dos alimentos. No caso de um cardápio para empresas, essa lógica também se aplica.

É importante oferecer aos colaboradores da empresa um cardápio variado e voltado para a alimentação saudável. Isso porque promover a alimentação saudável é importante para a saúde do colaborador e também é bom para a empresa, pois assim melhora a produtividade e a disposição dos seus colaboradores, trazendo benefícios para ambas as partes. 

Mas oferecer refeições para os seus colaboradores é uma tarefa desafiadora para algumas empresas. Criar um cardápio de um refeitório requer algumas preocupações como pensar na escolha dos alimentos, a organização do ambiente de trabalho, a infraestrutura adequada, ter conhecimento do público atendido, entre outros.

Este último tópico em específico merece bastante atenção, pois nem toda refeição pode ser consumida por todos os colaboradores devido às restrições alimentares que alguém pode apresentar.

Para garantir que será servida uma alimentação de qualidade para seus colaboradores, separei algumas orientações para te ajudar.

Fazer planejamento 

Fazer um planejamento do cardápio para a empresa é fundamental. Fazer orçamentos, anotar os gastos e traçar ideias é muito importante.

Faça uma planilha simples para identificar quais produtos comprar e quais alimentos colocar no cardápio. Isso irá ajudar a evitar desperdícios. 

Elaborar fichas técnicas de preparação também é importante nesse processo de planejamento, pois ela possui a especificação exata dos itens utilizados em cada prato e etapas do processo de preparo, auxiliando na padronização dos itens.

Priorize um cardápio inteligente 

Para a criação de um cardápio para empresas é importante ter como base a pirâmide alimentar. Ela foi criada para estabelecer um modelo ideal de alimentação completa e suas devidas proporções. 

Portanto, é importante que o cardápio tenha diariamente opções de saladas, legumes, vegetais e frutas.  

Inclua também no cardápio da sua empresa uma opção de sobremesa, utilizando receitas à base de frutas. Essa opção ajudará para o bom humor da equipe — e complementar a nutrição. 

Uma dica importante é pensar sempre em utilizar produtos locais e vegetais e frutas da época, pois isso ajuda a baratear os custos. 

Para aproveitar os alimentos, e evitar os desperdícios, uma opção é usar cascas, sementes e talos dos alimentos. Eles possuem alto valor nutritivo e possibilita uma variação no cardápio. E, claro, utilize somente o que der e que não ofereça riscos para seus colaboradores.

Respeitar as restrições alimentares 

Uma atitude pequena, mas que pode transformar a rotina dos colaboradores dentro da sua empresa, é conhecer as preferências alimentares e as restrições de cada um. 

É importante saber o que as pessoas gostam de comer e principalmente o que elas podem comer. Assim é possível identificar as intolerâncias alimentares e alergias para que a equipe responsável pelo refeitório possa pensar em soluções que atendam as demandas nutricionais desse grupo. 

Intolerantes a lactose ou ao glúten (conhecida como doença celíaca) não podem ingerir alimentos que contenham leite ou cereais como centeio e trigo, respectivamente. Logo, é muito importante elaborar um cardápio coletivo diversificado e que atenda às necessidades de cada um da empresa. 

Pensar sempre no coletivo é muito importante, pois assim contribui para estimular a motivação e o bem-estar de todos os colaboradores. 

Crie refeições personalizadas

Aproveite as datas comemorativas para oferecer um cardápio temático!

Decoração e pratos típicos da festa são ações simples e que podem ajudar a melhorar o entusiasmo dos colaboradores, tornando um momento de descontração e de socialização entre a equipe, melhorando até mesmo o comprometimento com a produtividade. 

Contrate profissionais capacitados 

É importante a presença de um profissional da nutrição para certificar a qualidade da alimentação oferecida, se tratando de uma forma de prezar pela qualidade e segurança do cardápio da sua empresa.

Para garantir uma refeição segura é necessário verificar se todas as normas de vigilância sanitária estão sendo cumpridas. É necessário também cuidar do gerenciamento operacional de pessoas e equipamentos, olhar a validade e a qualidade dos alimentos servidos.

Pensando no planejamento dos cardápios, é necessário considerar o valor nutricional dos alimentos, as preferências dos colaboradores e suas restrições. É de responsabilidade da empresa combinar preparações saudáveis e saborosas, por isso é importante contar com esse profissional da nutrição na equipe da empresa.  

Conclusão 

Como vimos, um cardápio para empresa contribui para a saúde dos funcionários, e também com a motivação e produtividade de todos os colaboradores que fazem parte da empresa. E caso sua empresa ofereça cartões de benefícios, veja também dicas de como usar o seu vale-alimentação e vale-refeição.

Essas informações foram úteis? Me conte nos comentários abaixo!

Tópicos

Compartilhe

Este artigo foi feito por

Artigos recentes