Outubro Rosa nas empresas: cases e 5 exemplos de ações no trabalho

por

por

Mulher de cabelo cacheado e pele negra colocando a mão sobre o peito. Ela veste uma roupa laranja por baixo de um macacão. Do lado direito dela, está escrito 'Outubro Rosa nas empresas'.

O décimo mês do ano vem para lembrar da importância da prevenção e tratamento do câncer de mama. Para este propósito, organizar ações do Outubro Rosa nas empresas e no trabalho, além de conceder benefícios corporativos relativos à saúde, pode fazer toda a diferença no bem-estar de seus colaboradores.

Vale lembrar que o Outubro Rosa é, atualmente, a maior campanha de prevenção de câncer de mama no mundo. A história da campanha remete aos anos 80 nos Estados Unidos e, atualmente, está presente em vários países do mundo.

Ações de conscientização para o Outubro Rosa mostram-se fundamentais, já que o câncer de mama representa 25% dos casos de câncer em mulheres. Por isso, para saber como abordar o Outubro Rosa no trabalho, além de conferir cases e exemplos de ações do Outubro Rosa nas empresas, confira o restante do artigo.

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é a campanha que simboliza o combate e a prevenção do câncer de mama, a segunda doença que mais afeta as mulheres do Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Vale o adendo que a doença também afeta homens, em uma escala bem menor — segundo o Inca, dos 16.927 óbitos confirmados por câncer de mama em 2018, 203 eram homens.

Atualmente, o mês serve como um lembrete anual da importância da realização do auto-exame e do diálogo sobre o câncer de mama. Ao longo de outubro, entidades governamentais, privadas e organizações sem fins lucrativos desenvolvem inúmeras ações para o Outubro Rosa e sobre o câncer de mama.

Mas não vamos colocar a carroça na frente dos cavalos. Antes de entender a importância das ações de conscientização sobre o câncer de mama, vamos inicialmente compreender a origem desta campanha.

Outra campanha que merece destaque é o Novembro Azul contra o câncer de próstata.

Como surgiu o Outubro Rosa?

A história do Outubro Rosa começa em 1980, com uma promessa de Nancy G. Brinker à sua falecida irmã, Susan G. Komen. Após perder sua irmã, Nancy prometeu que faria o possível para erradicar o câncer de mama do planeta.

A promessa de Nancy foi concretizada em 1982, com a criação da Fundação Suzan G. Komen. O movimento começou com apenas 200 dólares e uma lista de possíveis doadores e, atualmente, é a organização mais relevante no combate ao câncer de mama. 

Hoje em dia, a Fundação está presente em mais de 60 países e já investiu mais de 3.3 bilhões de dólares em pesquisas, serviços de saúde comunitária e serviços jurídicos. A organização Susan G. Komen também é uma das responsáveis pela diminuição de 40% nas taxas de mortalidade do câncer de mama entre 1989 e 2016.

Assim como o setembro amarelo, esta campanha também possui um caráter fundamental para a saúde dos colaboradores e, por isso, deve ser discutida no ambiente de trabalho. Por isso, confira a importância das ações do Outubro Rosa nas empresas.

Qual a importância das ações do Outubro Rosa no trabalho?

Segundo pesquisa, os brasileiros passam cerca de 20% do seu tempo anual trabalhando. Também por isso, as empresas devem, sim, ser espaços de diálogo sobre o Outubro Rosa e sobre saúde no geral.

Além disso, investir em ações do Outubro Rosa no trabalho pode gerar outros impactos positivos na sua organização. Promovendo ações de conscientização sobre o câncer de mama, você também:

  • Demonstra cuidado com a saúde dos funcionários;
  • Incentiva a realização de exames de rotina;
  • Promove a realização do auto-exame de mama;
  • Torna seus colaboradores porta-vozes do Outubro Rosa;
  • Faz do seu ambiente de trabalho um local mais seguro para o diálogo;
  • Aumenta índices como satisfação e reduz turnover e absenteísmo
  • Dá informações úteis aos colaboradores.
  • Promove o bem-estar da equipe. 

Ações do Outubro Rosa nas empresas: cases e exemplos

Promover ações de conscientização no trabalho pode ser um desafio, se você não souber exatamente o que deve fazer. Para não ficar perdido no mês de outubro, confira algumas ideias e cases de ações do Outubro Rosa para você se inspirar.

Palestra sobre o Outubro Rosa

Os profissionais da saúde são os mais indicados para falarem sobre a importância e as instruções da realização do auto-exame de mama. Pensando por esse caminho, uma ótima ação para prevenir o câncer de mama na sua empresa é trazer especialistas para conscientizar os colaboradores sobre o assunto.

A palestra pode ser realizada em cerca de duas horas e, após este tempo, seus colaboradores terão informações valiosas que poderão ajudá-los a cuidar de sua saúde. Outra vantagem é que eles também tornam-se difusores de informações relevantes sobre o Outubro Rosa para seus parentes e amigos.

Roupas rosas

Às meninas malvadas de plantão: não é só na quarta-feira que usamos rosa, mas nos outros dias de outubro também! Que tal oferecer peças de roupa personalizadas com a cor rosa na sua empresa?

Foto da personagem do filme 'Meninas Malvadas' onde ela diz 'As quartas usamos rosa'. Na imagem, uma mulher loira de pele branca e olhos verdes, com duas pessoas desfocadas atrás.
Aqui na Eva todo dia é dia de usar rosa! 💜

Este tipo de ação reforça sua marca empregadora e ainda faz com que seus colaboradores vistam a camisa — literalmente. Empresas com orçamento menor podem até incentivar os colaboradores a vestirem suas próprias roupas rosas ao longo do Outubro Rosa.

Laço

Se encomendar camisetas para todos seus colaboradores está fora de cogitação na sua organização, distribua pequenos laços rosas para serem usados como botões nas roupas dos colaboradores.

Esta é uma solução simples e de baixo custo para não deixar a campanha passar batida. Você pode encomendar pequenas fitas de cor rosa e prendê-las com uma agulha para que seus colaboradores usem em suas roupas.

Decoração do escritório

Que tal dar alguns toques de rosa no escritório da sua empresa? Este tipo de ação vai deixar a sua organização com a cara do Outubro Rosa.

E não importa se estamos falando de iluminação na fachada do prédio ou de cartolinas e cartazes temáticos: você consegue dar outra cara para sua empresa no mês do outubro rosa se tiver um pouquinho de criatividade.

Doação de cabelo

Seus colaboradores podem nunca ter pensado em doar cabelo para a confecção de perucas para pacientes com câncer de mama. Mas e se você oferecesse cortes de cabelo de graça na empresa?

Já ouviu aquele ditado: de graça até injeção na testa?  Pois é! Com essa ação para o Outubro Rosa, sua empresa consegue deixar o cabelinho dos colaboradores ‘na régua’ enquanto transforma eles em doadores em prol do Outubro Rosa!

Cases de empresas que apoiam o Outubro Rosa

Como vimos, há inúmeras ações de Outubro Rosa no trabalho para as empresas explorarem. É necessário somente um pouco de criatividade e vontade de fazer a diferença para colocar tudo isso em prática.

Conheça agora exemplos de empresas que promovem ações do Outubro Rosa e apoiam a luta contra o câncer de mama!

Cielo

Como uma ação para o Outubro Rosa, a Cielo fez um podcast com histórias reais de colaboradoras que venceram a luta contra o câncer de mama. Os episódios são emocionantes e enfatizam a importância da prevenção e tratamento da doença.

Bayer

A Bayer promoveu, em 2019, uma série de ações de conscientização para o Outubro Rosa. Além da doação de cabelos para a confecção de perucas, os colaboradores também conheceram a importância da alimentação saudável na prevenção de doenças e tiveram acesso à uma palestra com o tatuador Miro Dantas.

Conheça o trabalho de Miro, que atende mulheres que passaram pela mastectomia, pela entrevista com o médico Dráuzio Varela.

Globosat

A Globosat também é referência em ações de conscientização contra o câncer de mama. Em 2019, a companhia iluminou a fachada de um de seus prédios com a cor rosa, além de ter providenciado às colaboradoras a chance de realizarem exames de rotina como ultrassonografia e papanicolau.

Mas, e aí? O que achou de conhecer ações do Outubro Rosa nas empresas? Compartilhe o conteúdo caso tenha se interessado!

E se precisar de uma mãozinha para melhorar sua empresa com os benefícios flexíveis, já sabe né? É só chamar a Eva!

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!