O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens brasileiros, atrás somente do câncer de pele, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A campanha do Novembro Azul, inclusive, foi criada para conscientizar a população sobre a importância do diálogo, prevenção e tratamento desta doença.
Os tabus que envolvem a discussão do Novembro Azul, principalmente por conta do exame de toque retal, não podem atrapalhar o diálogo sobre uma questão de saúde tão séria. Por isso, abordar o Novembro Azul nas empresas também é de suma importância para o cuidado dos funcionários.
Confira a seguir o que é o Novembro Azul, antes de entender o Novembro Azul nas empresas, e veja também a história da campanha e sua importância para a prevenção do câncer de próstata.

O que é Novembro Azul? A história da campanha
O Novembro Azul é a principal campanha de conscientização sobre o câncer de próstata no mundo. Até por isso, é importante conhecer a origem da campanha antes de saber como o Novembro Azul nas empresas é importante.
Já a iniciativa surgiu em 2003 na Austrália e, atualmente, já foi abraçada por organizações governamentais e não governamentais de vários países, incluindo o Brasil.
Segundo os fundadores, o mês foi escolhido para abordar essa temática pois em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A ideia da campanha surgiu quando cerca de 30 amigos resolveram fazer uma arrecadação em prol da saúde dos homens.
E assim como o Outubro Rosa para o câncer de mama e o Setembro Amarelo para a prevenção do suicídio, o Novembro Azul possui um papel importantíssimo não apenas na prevenção, como também no diálogo e no rompimento dos tabus que envolvem o câncer de próstata. Saiba mais sobre este tipo de câncer.
O que é o câncer de próstata
Discutir o câncer de próstata e o Novembro Azul nas empresas é fundamental, já que existem dados que apontam que um a cada seis homens a partir dos cinquenta anos desenvolve a doença. O câncer de próstata é, em suma, um tumor que surge na próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga.
Além da questão etária, a genética também está diretamente relacionada ao desenvolvimento deste tipo de tumor. Assim, o recomendado é que homens sem antecedentes familiares de câncer procurem o médico a partir dos 45 anos, enquanto os que têm antecedentes procurem a partir dos 40.
Um dos maiores perigos do câncer de próstata é o fato deste ser um tumor silencioso, que só começa a manifestar os primeiros sintomas quando já está em fase avançada. Assim, torna-se evidente a importância do Novembro Azul e de campanhas para a prevenção do câncer de próstata.
Saiba mais sobre o câncer de próstata com o vídeo de Drauzio Varella:
Importância do Novembro Azul nas empresas
Quando observamos os números do câncer de próstata, torna-se claro a importância de abordar este assunto nas empresas. Segundo um estudo de 2020 da International Agency for Research on Cancer, ou Iarc, o câncer de próstata foi o sexto tumor que mais matou mundialmente, com uma mortalidade de 7,7 a cada 100 mil habitantes.
Uma reportagem publicada sobre o câncer de próstata pela Agência Brasil ainda apontou que, no Brasil, de 2019 a 2021, foram registrados mais de 47 mil óbitos em decorrência deste tipo de tumor. Uma outra estimativa do Inca ainda revela que, entre 2020 e 2022, serão registrados cerca de 65 mil casos de câncer de próstata por ano no triênio.
Tendo em vista a alta incidência e mortalidade do câncer de próstata, este assunto deve ser constantemente abordado e o Novembro Azul vem para lembrar isso. Portanto, para cuidar dos colaboradores, é importante que as empresas abordem o Novembro Azul com a seriedade que o assunto merece.
Como promover o Novembro Azul nas empresas?
Organizações com muitos funcionários da terceira idade — que figuram no grupo de risco do desenvolvimento do câncer de próstata — precisam ser espaços de debate sobre o câncer de próstata, até para prevenir seus funcionários.
Vale lembrar também que em startups e empresas cuja média de idade seja menor, o assunto também é de suma importância. Mesmo as pessoas mais jovens e mulheres podem tornar-se difusores de informações relevantes para seus pais, avós, parentes no geral e amigos.
Portanto, confira alguns exemplos de ações do Novembro Azul nas empresas:
1. Palestras com médicos
Poucas pessoas sabem tanto sobre o câncer, os exames de prevenção e saúde em geral quanto os médicos e especialistas em saúde. Portanto, uma boa ação para Novembro Azul nas empresas é trazer esses profissionais para ministrar palestras em sua organização.
E pouco importa se isso irá ocorrer online ou presencialmente, desde que todos possam aproveitar o momento para esclarecer dúvidas e desconstruir mitos sobre o câncer de próstata e o exame de toque.
2. Benefícios de saúde
Além do discurso em prol da saúde dos funcionários, é fundamental que as empresas mostrem ações concretas para incentivar o bem-estar. Para este propósito, uma das melhores formas é oferecer benefícios corporativos relacionados à saúde.
Planos de saúde que cubram exames de rotina e os principais tratamentos contra o câncer são a prioridade. Ainda assim, é importante pensar na saúde mental dos colaboradores e oferecer, também, assistência psicológica.
3. Materiais informativos
O Novembro Azul nas empresas é importante pois gastamos em média 8 horas do nosso dia no trabalho, o que faz com que este também seja um local para divulgação de informações em prol da saúde.
Portanto, disponibilize cartazes e panfletos informativos aos colaboradores. Nestes, você pode incluir as principais informações disponíveis sobre a prevenção do câncer de próstata e sua importância para a saúde do homem.
Confira o exemplo de cartaz de Novembro Azul Universidade do Estado do Pará:
4. Incentivo à realização de exames
Por fim, um dos maiores objetivos do Novembro Azul é o incentivo à realização dos exames para detecção do câncer de próstata. Como já foi dito, as chances de cura quando o tumor é detectado em sua fase inicial são altíssimas.
E não deixe a sua saúde e/ou dos seus colegas, amigos ou parentes ser prejudicada por conta de estigmas que já não cabem em nosso tempo.
Por isso, saiba: realização do exame de toque não te faz menos homem, mas te torna alguém mais precavido contra este tipo de câncer que mata tantas pessoas.
Portanto, para um Novembro Azul nas empresas que cumpra o seu propósito, é dever das organizações promoverem a importância da realização de tais exames.
E se o artigo lhe foi útil, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Para cuidar da saúde dos colaboradores, invista na categoria Saúde do cartão de benefícios flexíveis da Eva.
Até logo!