O que é turnover?
O índice de turnover, também conhecido como taxa de rotatividade, é uma métrica de RH que mostra o volume de contratações e demissões em um determinado período de tempo.
A taxa se apresenta como uma porcentagem e, quanto maior o número, mais pessoas saem da organização. É impossível zerar totalmente o índice de rotatividade, uma vez que desligamento pode ocorrer por vários motivos, mas uma taxa de turnover muito alta pode significar que mudanças são necessárias.
Como é feito o cálculo de turnover?
Para tornar a explicação mais concreta, imagine que você é a gestora ou gestor de RH de uma organização fictícia, que iremos chamar de Doguinho S.A. Na empresa, que contava com 70 funcionários, a falta de engajamento fez com que oito de seus melhores colaboradores saíssem voluntariamente.
Ainda assim, a organização possui uma imagem empregadora forte e, no mesmo mês, conseguiu contratar dez peças novas para o time.
Agora que estamos bem contextualizados, a pergunta de ouro: qual a taxa de turnover da Doguinho S.A. neste mês?
A fórmula para descobrir é a seguinte:
[(Admissões + desligamentos) ÷2] ÷ total de funcionários x 100
Para facilitar, acompanhe um passo a passo de como é feito o cálculo.
- 1. O primeiro passo é somar o número de colaboradores que saíram — incluindo as fatalidades e aposentadorias — e os que entraram.
Ex: 10 contratações + 8 demissões = 18
- 2. Com o resultado em mãos, é hora de dividir este valor por dois.
Ex: 18 ÷ 2 = 9
- 3. Agora, multiplique o número por 100.
Ex: 9 x 100 = 900
- 4. Por fim, é só dividir o resultado pelo número de colaboradores que a organização tinha no início do mês.
Ex: 900 ÷ 70 = 12,86
Ou seja, a taxa de turnover da Doguinho S.A. é de 12,86% no mês avaliado.
Reduzindo o turnover com benefícios flexíveis
Agora que já aprendemos os cálculos de turnover, me responda: você considera a taxa da Doguinho S.A. baixa/adequada ou alta?
É difícil dizer se há um valor ideal para a taxa de turnover, já que o número de colaboradores e até o segmento da organização podem significar taxas naturalmente maiores ou menores.
Mas, de acordo com especialistas, é preferível que o índice de turnover das organizações fique abaixo de 10%. Por isso, como o responsável pelo RH da Doguinho S.A., você resolveu que precisava de ações efetivas e apostou nos benefícios flexíveis da Eva Benefícios.
Os benefícios flexíveis são uma política de benefícios corporativos que preza pela personalização dos benefícios de acordo com a necessidade de cada colaborador. Na prática, funciona da seguinte forma:
Fátima, que é do time comercial da Doguinho S.A., utiliza muito mais o seu VA do que o VR, já que precisa ir ao mercado com frequência para cozinhar para sua filha.
Já Bernardo, que é estagiário do setor de marketing, concilia o estágio com as aulas da faculdade e, por isso, come em restaurantes e pede delivery ocasionalmente, utilizando mais o seu VR.
Com a Eva, você pode distribuir os saldos de acordo com a necessidade de cada um e concentrar todos os benefícios corporativos em um só cartão. Agora, o Bernardo vai receber uma parcela maior de seus benefícios no saldo de Refeição, enquanto a Fátima ganha um valor maior para utilizar em mercados, açougues e mercearias.
Os dois, assim como o resto da organização, ficaram extremamente satisfeitos com a nova política de benefícios. Após poucos meses da mudança, já é possível perceber a diferença na taxa de turnover, além de ter melhorado também os indicadores de absenteísmo e satisfação dos colaboradores.
Viu como os benefícios flexíveis podem transformar sua organização? Mesmo na fictícia Doguinho S.A., podemos dizer que a satisfação foi impulsionada após a flexibilização dos benefícios, para não falar que agora eles têm muito mais facilidade para atrair e reter talentos e, assim, manter a taxa de turnover baixa.
E se você quer descobrir de quais outras formas a Eva pode simplificar sua gestão de benefícios, entre em contato conosco!