Início » Blog » O que são benefícios flexíveis?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que são benefícios flexíveis?

Sancionada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) unificou toda a legislação trabalhista do Brasil. O objetivo dela é garantir direitos aos trabalhadores para promover qualidade de vida e profissional, como os benefícios de vale-transporte, férias remuneradas, 13º salário e FGTS. No entanto, as empresas podem fazer mais por seus empregados, oferecendo-lhes benefícios flexíveis.

Diferente dos simples benefícios, os benefícios flexíveis se propõem oferecer além do tradicional aos colaboradores, sendo uma forma de deixá-los mais satisfeitos e valorizados, e também de reduzir o turnover dentro das empresas.

Entenda melhor a seguir.

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis são pacotes de benefícios que podem ser personalizados de acordo com a realidade das empresas. A tomada de decisão sobre aceitar um emprego ou não muitas vezes pautada nos benefícios que a empresa oferece, o que significa que a flexibilidade é um atrativo forte para atração e retenção de talentos.

O artigo nº 468 da CLT dá condições para a implementação de benefícios flexíveis. Ela compreende alterações nos contratos individuais e, assim, a implementação deles.

“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

Além dos clássicos alimentação e refeição, um pacote de benefícios flexíveis podem oferecer saldos para que os colaboradores adquiram cursos profissionalizantes e livros, abasteçam automóveis, comprem em farmácias, frequentem cinemas e sejam bonificados por algum destaque na equipe.

Assim como os benefícios tradicionais, os flexíveis também podem ser implementados por qualquer empresa, de MEI (Microempreendedor individual) aos grandes CNPJs.

Benefícios trabalhistas vs. Benefícios flexíveis

Pode-se dizer que os benefícios trabalhistas são os tradicionais: saúde, odonto, transporte, refeição e alimentação. Alguns são previstos pela CLT e outros mandatórios de acordo com os sindicatos.

A diferença para os benefícios flexíveis está na personalização. Entendido que cada empresa tem sua respectiva particularidade, cultura e interesses, os beneflex servem para oferecer o algo a mais aos colaboradores como um pacote de vantagens, tal qual incentivos educacionais ou saldo para ser utilizado em farmácias. Isto é, vão além do que é obrigatório por lei e exigido por sindicatos.

Vantagens dos benefícios flexíveis

Uma pesquisa realizada pela Glassdoor, um portal dedicado a vagas de emprego e empresas, mostrou que os benefícios são grandes fatores para topar um novo cargo para 60% dos entrevistados. Essa mesma pesquisa aponta que 80% dos entrevistados preferem benefícios à aumento salarial.

Neste cenário, um pacote de benefícios é uma excelente estratégia para atrair novos talentos. Afinal, as pessoas buscam por qualidade de vida e profissional, caso contrário, o modelo flexível de home office, por exemplo, não seria tão atrativo. E provavelmente você conhece alguém que trocou de emprego porque no anterior não eram oferecidas tantas vantagens. Provavelmente, a segunda empresa tem um turnover bem menor que a primeira, a satisfação do colaborador também.

Este pacote de benefícios são personalizáveis de acordo com as preferências da empresa e as suas obrigações. Se faz parte do fit cultural o incentivo educacional, um benefício de bolsa de estudos ou saldo na categoria de educação de um cartão de benefícios flexíveis é interessante. Agora, se sua empresa possui uma assinatura de aluguel de carros, o saldo para combustível também se faz necessário para a lógica empresarial.

Resumidamente, estas são as vantagens:

  • Personalização
  • Valorização dos colaboradores
  • Redução do turnover
  • Ajuda na atração e retenção de talentos
  • Melhora eNPS da empresa

Desvantagens dos benefícios flexíveis

Na verdade, não existe uma desvantagem, e sim uma atenção redobrada.

Na hora de montar o pacote de benefícios é necessário o planejamento. O RH deve certificar que os colaboradores receberão o que é previsto por lei e pelo sindicado e garantir que os valores não sejam extraviados. Isso torna a empresa exposta a possíveis contestações legais, questões que todo profissional de RH está acostumado.

Existem plataformas de benefícios que automatizam e facilitam a criação de regras que distribuem os saldos e evitam extravios, como a Eva Benefícios.

Benefícios que podem ser oferecidos

No departamento de RH há um cargo específico para definir e mapear as possibilidades de benefícios, que é o analista de benefícios. Quando não há este cargo, a função passa para outros cargos como analista, assistente ou auxiliar de RH, entre outros.

Os principais e mais comuns de serem ofertados são:

  • Plano de saúde
  • Plano odontológico
  • Previdência privada
  • Auxílio-creche 
  • Vale-combustível e estacionamento
  • Vale cultura
  • Bolsas de estudos

Porém, estes benefícios dessa forma não são flexíveis. A versatilidade e personalização acontecem quando são disponibilizados através de uma plataforma com categorias de benefícios. Assim fica a cargo do colaborador consumí-los como bem entender: estacionar o carro onde quiser, abastecê-lo onde preferir, comprar um curso numa plataforma ou matricular numa pós-graduação, entre outras opções.

Como implementar benefícios flexíveis?

A resposta para essa pergunta depende de qual forma você quer contratar benefícios flexíveis. Se for através de uma plataforma, a implementação será mais prática. Porém, cada plataforma terá suas próprias regras para iniciar o uso.

Com o cartão da Eva Benefícios “não existe nenhum obstáculo”, como ressalta o CEO Conrado Carneiro. Não há assinatura, nem mensalidade ou tarifas para aderir. O único gasto que o RH tem é com a segunda via de cartão e para saques.

Quer saber mais? Entre em contato com a Eva Benefícios e se encante com a flexibilidade de ter um cartão de benefícios flexíveis com a Eva.

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este artigo foi feito por

Artigos recentes
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments