EVENTO GRATUITO!
Eva Talks #5: Como construir uma marca empregadora forte. Inscreva-se

Benefícios flexíveis: saiba o que são e as vantagens

por

por

Fundo bege com o mascote da Eva do lado direito do título: "benefícios flexíveis".

Os benefícios corporativos são fundamentais para as empresas, uma vez que estão diretamente relacionados com a satisfação dos funcionários. Mesmo assim, as empresas podem fazer mais por seus empregados, oferecendo-lhes benefícios flexíveis.

Diferente dos simples benefícios, os beneflex — abreviação de benefícios flexíveis — se propõem oferecer além do tradicional aos colaboradores, sendo uma forma de deixá-los mais satisfeitos e valorizados, e também de reduzir o turnover dentro das empresas.

Entenda melhor a seguir.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis são pacotes de benefícios que podem ser personalizados de acordo com a realidade das empresas. Uma vez que a tomada de decisão sobre aceitar um emprego ou não muitas vezes é pautada nos benefícios que a empresa oferece, a flexibilidade é um atrativo forte para atração e retenção de talentos.

O artigo nº 468 da CLT dá condições para a implementação de benefícios flexíveis. Ela compreende alterações nos contratos individuais e, assim, a implementação deles.

“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

Além dos vales alimentação e refeição, um pacote de benefícios flexíveis podem oferecer saldos para que os colaboradores adquiram cursos profissionalizantes e livros, abasteçam automóveis, comprem em farmácias, frequentem cinemas e sejam bonificados por algum destaque na equipe. Esta tendência também é conhecida como cartão multibeneficios.

Assim como os benefícios tradicionais, os flexíveis também podem ser implementados por qualquer empresa, de MEI (Microempreendedor individual) aos grandes CNPJs.

Aproveite para conferir o vídeo com a explicação do que são benefícios flexíveis:

O que são benefícios flexíveis? Confira!

Benefícios tradicionais e benefícios flexíveis: qual a diferença?

Pode-se dizer que os benefícios trabalhistas são os tradicionais planos de saúde ou odontológico; vale-combustível ou transporte; refeição e alimentação, dentre outros. Alguns são previstos pela CLT e outros mandatórios de acordo com os sindicatos.

A diferença para os benefícios flexíveis está na personalização. Entendido que cada empresa tem sua respectiva particularidade, cultura e interesses, os benefícios flexíveis servem para oferecer o algo a mais aos colaboradores como um pacote de vantagens, tal qual incentivos educacionais ou saldo para ser utilizado em farmácias. Isto é, vão além do que é obrigatório por lei e exigido por sindicatos.

Conheça mais diferenças dos benefícios flex para os benefícios tradicionais:

Duas colunas com as diferenças entre os benefícios flexíveis e os benefícios tradicionais.
Por que escolher os benefícios flexíveis da Eva? Confira as diferenças para os benefícios tradicionais!

Vantagens dos benefícios flexíveis

Uma pesquisa realizada pela Glassdoor, um portal dedicado a vagas de emprego e empresas, mostrou que os benefícios são grandes fatores para topar um novo cargo para 60% dos entrevistados. Essa mesma pesquisa aponta que 80% dos entrevistados preferem benefícios à aumento salarial.

Neste cenário, um pacote de benefícios é uma excelente estratégia para atrair novos talentos. Afinal, as pessoas buscam por qualidade de vida e profissional, caso contrário, o modelo flexível de home office, por exemplo, não seria tão atrativo. E provavelmente você conhece alguém que trocou de emprego porque no anterior não eram oferecidas tantas vantagens. Provavelmente, a segunda empresa tem um turnover bem menor que a primeira, a satisfação do colaborador também.

Este pacote de benefícios são personalizáveis de acordo com as preferências da empresa e as suas obrigações. Se faz parte do fit cultural o incentivo educacional, um benefício de bolsa de estudos ou saldo na categoria de educação de um cartão de benefícios flexíveis é interessante. Agora, se sua empresa possui uma assinatura de aluguel de carros, o saldo para combustível também se faz necessário para a lógica empresarial.

Resumidamente, estas são as vantagens:

  • Personalização
  • Valorização dos colaboradores
  • Redução do turnover
  • Ajuda na atração e retenção de talentos
  • Melhora eNPS da empresa

Desvantagens dos benefícios flexíveis

Na verdade, não existe uma desvantagem, e sim uma atenção redobrada.

Na hora de fazer a gestão de benefícios é necessário o planejamento. O RH deve certificar que os colaboradores receberão o que é previsto por lei e pelo sindicado e garantir que os valores não sejam extraviados. Isso torna a empresa exposta a possíveis contestações legais, questões que todo profissional de RH está acostumado.

Existem plataformas de benefícios que automatizam e facilitam a criação de regras que distribuem os saldos e evitam extravios, como a Eva Benefícios.

Benefícios que podem ser oferecidos

No departamento de RH há um cargo específico para definir e mapear as possibilidades de benefícios, que é o analista de benefícios. Quando não há este cargo, a função passa para outros cargos como analista, assistente ou auxiliar de RH, entre outros.

Banner da Eva, a solução perfeita para seus funcionários.

Os principais e mais comuns de serem ofertados são:

Porém, estes benefícios dessa forma não são flexíveis. A versatilidade e personalização acontecem quando são disponibilizados através de uma plataforma com categorias de benefícios. Assim fica a cargo do colaborador consumi-los como bem entender: estacionar o carro onde quiser, abastecê-lo onde preferir, comprar um curso numa plataforma ou matricular numa pós-graduação, entre outras opções.

Por que oferecer benefícios flexíveis aos colaboradores?

Com a crescente modernização dos benefícios corporativos no Brasil, há inúmeras organizações apostando na tendência dos benefícios flexíveis. Conheça algumas das principais razões para oferecê-los aos colaboradores.

Personalização

Ao oferecer os clássicos vales-alimentação e refeição, uma das vantagens dos benefícios flexíveis é poder personalizar a distribuição dos saldos de acordo com a utilização. Ou seja: para os funcionários que utilizam mais serviços de deliverys, o saldo será mais aproveitado no VR. Já para os funcionários que cozinham mais, o vale-alimentação deve concentrar a maior parte do saldo.

Economia

Ao invés de investir em soluções diferentes para o VA e VR, vale-transporte, vale-combustível e outros, os benefícios flexíveis permitem que sua empresa ofereça estes e outros benefícios corporativos com um único cartão de ampla aceitação. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro utilizando apenas uma solução para todos os benefícios que sua organização oferece.

Atração e retenção de talentos

Atualmente, os colaboradores não precisam se contentar em possuírem os mesmos benefícios corporativos que os demais funcionários da empresa. Assim, flexibilizar sua gestão de benefícios também é um caminho para aumentar a satisfação de seus colaboradores, além de potencializar a atração de novos talentos para a sua organização.

Como implementar benefícios flexíveis?

A resposta para essa pergunta depende de qual forma você quer contratar benefícios flexíveis. Se for através de uma plataforma, a implementação será mais prática. Porém, cada plataforma terá suas próprias regras para iniciar o uso.

O cartão da Eva Benefícios “é simples e sem limitações”, como ressalta o CEO Marcelo Lopes. Não há assinatura, nem mensalidade ou tarifas para aderir. O único gasto que o RH tem é com a segunda via de cartão e para saques em caixas eletrônicos.

Quer saber mais? Entre em contato com a Eva Benefícios, uma empresa do Grupo Gerencianet.

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Quer saber mais?
Fale com a Eva!

EvaTalks

5ª edição

Como construir uma marca empregadora forte

Evento online e gratuito

11 de abril, quinta-feira, às 11h