Carnaval nas empresas: exemplos de ações

por

por

Fundo roxo com folhas e, no centro da imagem, está escrito 'Carnaval nas empresas'.

Após três anos sem a maior festa do país, o brasileiro finalmente poderá colocar o glitter e sair para os bloquinhos. Nesta época de folia, no entanto, muitos líderes de organizações se perguntam como abordar o carnaval nas empresas.

Alguns gostam deste período pelas festas, outros já preferem os dias de descanso que vêm acompanhados da folia. Não importa o seu caso, o que é evidente é que as organizações devem se preparar para lidar com o carnaval de forma estratégica.

Conheça mais sobre o carnaval nas organizações e descubra ações para fazer nesta época do ano.

Antes de falar de trabalho: como surgiu o carnaval?

O carnaval popularizou-se no Brasil por conta da herança cultural deixada pelos colonizadores portugueses. Por meio da prática do entrudo, em que as pessoas molhavam e sujavam umas às outras com lama, água com farinha ou café, e até urina, o carnaval se estabeleceu no país.

Vale lembrar que, em meados do final do século XIX, houveram inúmeras campanhas contra a prática, o que acabou causando a extinção da chamada brincadeira. Assim, da virada do século até meados da década de 1920, começam a surgir as primeiras marchinhas e os primeiros ritmos clássicos do carnaval como afoxés, na Bahia, além do frevo e maracatu, em Pernambuco.

As escolas de samba começaram a aparecer por volta de 1928. Já em 1950, surge o primeiro trio elétrico na cidade de Salvador, e na década seguinte surgiram os primeiros desfiles e o carnaval finalmente se consolidou como uma importante atividade comercial para o país.

Por que promover ações de carnaval nas empresas?

Não é novidade que no Brasil os dias de carnaval são muito aguardados. Além dos períodos de folga, muitas pessoas também aguardam a ocasião para realizarem viagens e passeios com a família ou amigos.

Desta forma, empresas que ignoram o carnaval e agem como se as festividades não existissem perdem chances importantes de engajar os colaboradores. Vale lembrar que ações de endomarketing são muito comuns nesta época.

Além disso, você pode pensar na sua organização como uma escola de samba: no carnaval, o espetáculo só é garantido com todos, desde os passistas até a bateria e as rainha das escolas, atuando com sincronia. Assim também é nas organizações, já que as empresas só alcançam resultados com equipes motivadas e alinhadas. 

Antes de conferir ações de carnaval nas empresas, vejamos uma das principais dúvidas sobre o período: as folgas são obrigatórias ou não?

Folgas no carnaval são obrigatórias?

Não! As folgas no carnaval não são obrigatórias. De forma direta, são os empregadores quem decidem se os funcionários irão folgar ou não no período de festividades.

Ainda assim, mesmo com as folgas no carnaval sendo facultativas, empresas que não concedem ao menos um dia de descanso, ou folia, para seus colaboradores podem sentir impactos negativos na satisfação dos funcionários.

Caso sua empresa não tenha a possibilidade de dar folga para os funcionários, acompanhe outras ações que podem ajudar na retenção de talentos e a aumentar a satisfação no período da maior festa do país.

5 ações de carnaval nas empresas

Uma das melhores formas de se aproveitar as datas comemorativas no trabalho é promovendo iniciativas para engajar os colaboradores. Confira agora 5 exemplos de ações de carnaval nas empresas.

Festa da empresa

Já dizia o grupo Chiclete com Banana: carnaval sem festa é que nem jardim sem flor. Por isso, que tal engajar seus colaboradores com uma festa de arrasar? Basta alguma organização para que o evento seja feito na empresa ou, até mesmo, em um bar ou espaço alugado. 

Dia de ir fantasiado para o escritório

Além das festas de carnaval, outra ideia interessante e ainda mais simples e econômica para as organizações é promover um dia de ir fantasiado para o escritório. E já viu, né? Com um pouquinho de criatividade, seus colaboradores não gastam nada para ter um bom momento de descontração com os colegas de trabalho.

Kit de carnaval

Quem conhece a importância do branding para as organizações sabe o valor dos famosos mimos que as empresas oferecem aos colaboradores. Além da oportunidade de engajar sua empresa nas redes sociais, já que os colaboradores costumam postar tais brindes, você ainda garante que os funcionários vão utilizar sua marca em situações além do trabalho.

E basta usar a criatividade: você pode oferecer copos, óculos de sol, doleiras ou até mesmo um kit ressaca para a quarta-feira de cinzas.

Materiais informativos

Carnaval é, também, uma época de muitos exageros, e isto não é novidade. Por isso, desenvolva com a designer da sua empresa materiais informativos que sejam úteis no carnaval.

Os conteúdos podem abordar a importância de beber com moderação, lembretes para os motoristas que forem consumir álcool deixarem os carros em casa, e até mesmo reforçar os debates sobre a importância do respeito com as mulheres nas festas. Acompanhe um exemplo da Prefeitura de Búzios:

Material informativo de ação de carnaval. No título está escrito 'Bloco Não É Não. Assédio é crime!'
No carnaval ou em qualquer outra ocasião: não é não!

Ingressos para shows, desfiles ou blocos fechados

Mesmo quem utiliza o carnaval para descansar conhece um ou dois foliões que só querem saber de festa. Por este viés, uma ótima ação para o carnaval nas empresas é oferecer ingressos para shows, desfiles ou blocos fechados.

Caso sua organização faça parceria com produtoras de eventos, tais investimentos podem ser realizados com um orçamento mínimo.

Em suma, o que fazer no carnaval nas empresas?

Podemos conferir, então, que basta um pouquinho de criatividade e disposição para tornar a folia do carnaval bem mais agradável em seu ambiente de trabalho. Empresas que investem em ações como essa também experimentam resultados positivos, além de melhora na relação com os colaboradores.

E se sua organização deseja melhorar ainda mais métricas de RH como turnover, não perca tempo: invista no cartão multibenefícios da Eva e melhore o desempenho dos seus colaboradores.

Leia também: como fazer reuniões one-on-one (1:1).

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!