Premiações de fim de ano para funcionários: cases, critérios e mais!

por

por

Fundo da imagem é roxo com folhas. Ao lado do título 'Premiação de fim de ano' tem um cartão Eva saindo de uma caixa de presentes. Na imagem "premiações de fim de ano" está escrito.

Para alcançar resultados satisfatórios ao longo do ano, as empresas não podem se esquecer de recompensar os colaboradores apropriadamente. Neste sentido, uma das formas mais eficientes de garantir a produtividade é fazendo uma boa gestão de benefícios e oferecendo premiações de fim de ano para funcionários.

Para a maioria das pessoas, os últimos meses do ano são sinônimos de comemoração. Até por isso, é de extrema importância recompensar os seus melhores funcionários para garantir bons resultados no próximo ano e manter seus melhores talentos por perto.

Entretanto, as inúmeras opções de premiação de fim de ano para funcionários podem trazer dúvidas sobre qual a melhor opção de bonificação. Confira agora quais as melhores formas de premiar os colaboradores, quais critérios adotar na seleção e ideias de prêmios para incentivar seus funcionários.

O que é premiação de fim de ano para funcionários?

Basicamente, então, a premiação de colaboradores é um benefício corporativo oferecido como recompensa por um bom desempenho em determinado período de tempo, dentre outros critérios. Ela pode ser feita no fim de ano, como explicamos aqui, semestralmente ou até mensalmente.

Há muitas organizações que fazem planejamentos anuais, traçando metas e planos para serem seguidos ao longo deste tempo. No final deste período, no entanto, é fundamental recompensar os colaboradores que se esforçam pelos objetivos da empresa.

Uma das dúvidas que assolam os donos e administradores de empresa, inclusive, é como decidir quais funcionários merecem ser premiados. Por isso, descubra agora quais os critérios mais usados para oferecer premiações de fim de ano.

@eva.beneficios Você sabia que é possível premiar os seus colaboradores nesse fim de ano utilizando o nosso Evacard?🤔 O primeiro Momento Eva vem pra te contar mais sobre a nossa ferramenta simplificada de premiação de funcionários. Com ela os colaboradores premiados podem utilizar o bônus como bem entenderem! 🤑🎁 Esse ano, que tal esse ano premiar seus colaboradores com a liberdade que eles merecem?! Entre em contato e saiba mais! 💜 #benefíciosflexíveis #beneficioscorporativos #rh #recursoshumanos #cartaodebenefícios #premiação #bônus #natal #valepresente #valepremiação #agoravocêsabe #trendsdasemana ♬ som original – Eva Benefícios

Por que oferecer premiações aos funcionários no fim do ano?

Foi-se o tempo em que apenas o salário era suficiente para reter os melhores talentos. Atualmente, empresas que não investem em benefícios corporativos e outras formas de manter seus colaboradores engajados podem perder talentos para a concorrência.

Assim, oferecer prêmios aos funcionários no fim de ano é uma forma de mostrar que sua empresa valoriza a presença dele e é grata pela colaboração. E a linha de raciocínio é mais simples do que você imagina, afinal, quem não gosta de ser reconhecido pelo seu esforço, não é verdade?

E há dados que comprovam a eficiência deste tipo de ação. Segundo um levantamento feito pela Great Place to Work, 37% dos entrevistados acreditam que reconhecimento e premiações são fundamentais para um bom desempenho no cumprimento de tarefas.

Como escolher o funcionário para a premiação de fim de ano?

Tal qual um relógio, uma empresa só funciona bem quando todas as peças estão bem encaixadas e operando corretamente. Até por isso, pode ser difícil decidir quais funcionários merecem premiação no fim de ano e quais não.

É claro que, se os resultados gerais foram satisfatórios, as empresas podem conceder vantagens e bônus para todos os funcionários. Ainda assim, é bom reconhecer e dar destaque aos colaboradores que tiveram bons resultados, até para incentivar os demais.

Confira algumas formas de escolher os funcionários que receberão prêmios de fim de ano.

1. Melhor ideia

Uma boa organização reconhece e valoriza as ideias de todos os funcionários — desde estagiários até as lideranças da empresa. Pensando nisso, considere oferecer premiação no fim de ano para aquele colaborador que teve uma ideia inovadora.

2. Mais identificação com a cultura da empresa

Há funcionários que se encaixam tão bem na empresa que parecem que nasceram para a vaga. Não perca a oportunidade de valorizar estas pessoas e oferecer prêmios de fim de ano, para que assim o engajamento entre colaborador e empresa continue firme.

3. Recomendação dos colegas

Poucas pessoas sabem tanto sobre sua empresa quanto seus colaboradores. Por isso, que tal organizar um sistema de recompensas para funcionários com base nos feedbacks dos colegas? Uma regra básica para que o sistema funcione é que os funcionários não podem votar em si mesmo para receber prêmio.

Conheça também a ferramenta da Eva para comunicação corporativa e questionários.

Cases de sucesso de premiação de colaboradores

Empresas grandes são ótimos exemplos de boas formas de recompensar funcionários. Até porque boas empresas têm boas pessoas, e boas pessoas, por sua vez, não ficam onde não são reconhecidas.

Por isso, acompanhe os cases de premiação para funcionários de empresas que são referências no mercado.

Gerencianet

A Gerencianet inovou na forma de premiar seus funcionários. Anualmente, é desenvolvido um desafio em que os próprios funcionários são incentivados a tentarem fraudar o sistema da instituição financeira. Aos vencedores, são concedidos prêmios como videogames de última geração e muito mais.

Usemobile

A Usemobile, desenvolvedora de apps e sistemas web, também possui boas ações de premiação de colaboradores no fim de ano. Em 2021, a empresa realizou uma live divulgando os colaboradores que ganharam prêmios por desempenho, identificação com a cultura da empresa, inovação e muito mais.

Checkpoint Systems

A Checkpoint Systems é uma multinacional que atua no segmento de sistemas de segurança. Para seus melhores vendedores, a organização oferece uma viagem em grupo para destinos turísticos da américa central.

Quais as melhores formas de gratificação de funcionários no fim do ano?

Latinha de presentes roxa com folhas desenhadas. No meio da lata, está escrito 'Tornando o mundo mais flexível'. Ao lada da latinha há um Evacard — que também pode ser usado para as premiações de fim de ano para colaboradores, e ao redor dos dois itens alguns pisca piscas.
Premiação de fim de ano? É com a Eva! 💜

O fim de ano pode ter significados diferentes dependendo da pessoa para quem você pergunta. Para alguns, significa estar com a família. Outros, no entanto, diriam que é a época perfeita para baladas, festas e outras celebrações.

Por isso, torna-se evidente que a melhor forma de oferecer premiação no fim de ano para os funcionários é dando a liberdade de escolher como irá gastar o prêmio. Para isso, a Eva tem a melhor das soluções.

Com a nossa ferramenta de premiação de colaboradores, você concede as premiações em poucos instantes e seus colaboradores podem utilizar o saldo do seu bônus como bem entenderem. Há a possibilidade, também, dos colaboradores fazerem Pix para a conta bancária.

Assim, premiar com o beneflex é evidentemente melhor que oferecer prêmios como cesta de natal para colaboradores.

Se os felizardos forem viajar para fora do Brasil no fim do ano, não há problemas: o cartão Eva possui bandeira Visa e é aceito em qualquer máquina de cartões do mundo. Por isso, premie seus colaboradores com a liberdade que eles merecem! Dê um cartão Eva para eles!

Veja também: como manter a alimentação saudável no fim do ano.

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!