Copa nas empresas: ações para colaboradores

por

por

Seis pessoas de óculos escuros, algumas com copo de cerveja na mão, comemorando algo. Atrás delas, uma bandeira do Brasil.

Se é ano de Copa, o brasileiro não consegue pensar em outra coisa senão nele: no hexa. Para os empregadores, no entanto, uma das maiores questões que surgem a cada quatro anos é como lidar com a Copa nas empresas.

É fato que a grande maioria das pessoas prefere acompanhar os jogos em casa, com amigos e família e fazendo aquele churrasquinho. Entretanto, as organizações também podem organizar ações e conceder vantagens no período do maior evento esportivo do planeta.

Quer saber mais sobre como abordar a Copa no trabalho? Ou talvez queira conferir alguns exemplos de ações para a Copa nas empresas? Então confira o texto e descubra como otimizar suas métricas de RH com ações efetivas!

A história da Copa

Com certeza não é novidade pra você que o brasileiro espera ansiosamente pelo maior torneio de futebol entre nações. Mas você conhece a história da competição?

Ela foi idealizada em 1928, pelo então presidente da FIFA (Federation International Football Association), Jules Rimet. A primeira edição, no entanto, só aconteceu dois anos depois, em 1930, e na ocasião a seleção uruguaia foi a campeã do torneio que aconteceu no seu próprio país.

A Itália levou a melhor nas duas edições seguintes da Copa: em 1934 e 1938. Após a paralisação causada pela Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi escolhido para sediar a edição de 1950. Naquele ano, a seleção canarinho perdeu a final para o Uruguai em pleno Maracanã — a partida entrou para a história e ficou conhecida como Maracanaço.

Oito anos após o trágico evento para o país do futebol, o Brasil se encaminhou para a Copa da Suécia. Lá, o time que contava com o jovem Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, conquistou o primeiro título mundial do Brasil, que hoje conta com cinco troféus e é o maior campeão da competição.

Não por acaso, o país inteiro entra no clima da Copa a cada quatro anos. Por isso, confira agora bons motivos para realizar ações da Copa nas empresas.

Por que fazer ações para a Copa do Mundo no trabalho?

A Copa é um evento que tem um impacto enorme nos mais diversos setores de, praticamente, todos os países do mundo. No Brasil, como maiores campeões do torneio e detentores do título de país do futebol, não há como deixar o evento passar em branco, nem mesmo no ambiente profissional.

Independentemente do tipo de ação que você escolher, este tipo de iniciativa mostrará aos funcionários que a empresa se importa com a integração dos colaboradores. Além disso, com a Copa surge também a possibilidade de amadurecer as relações entre os funcionários fora do contexto do trabalho. 

Por isso, é essencial para os empregadores que eles consigam enxergar a Copa como uma oportunidade de engajar os colaboradores.

Confira agora 5 ideias de ações para a Copa no trabalho.

5 exemplos de ações para Copa nas empresas

Conheça agora 5 exemplos de ações para colaboradores na Copa.

Day off

O day off é um benefício que muitas organizações oferecem como premiação aos funcionários ou nos meses de aniversário dos colaboradores, como é o caso da Usemobile. Caso queira aumentar a satisfação de seus funcionários no período da Copa, considere dar folga para eles nos dias de jogos do Brasil.

E caso não seja viável para sua organização, você não precisa dar folga em todos os jogos. Experimente, inicialmente, com um ou dois jogos das fases de grupos e, caso o Brasil avance, veja a possibilidade de oferecer dias de folga nos jogos decisivos.

Jornada reduzida

Caso a realidade da sua empresa não permita conceder dias inteiros de folga aos colaboradores, considere ao menos dispensá-los nos horários dos jogos. Vale ressaltar que, ao menos nas fases de grupo, todos os jogos do Brasil estão marcados para a parte da tarde.

Converse com seus colaboradores e incentive a objetividade nas reuniões e no cumprimento das tarefas. Com alguma organização, garanto que dispensar seus funcionários para assistirem os jogos não causará perdas na produtividade, podendo ainda dar um up na satisfação da equipe.

Happy hour e jogo do Brasil

Permitir que seus colaboradores assistam aos jogos do Brasil na Copa é, além de tudo, uma das melhores maneiras de evitar a perda de concentração nos horários dos jogos. Você pode até tentar evitar, mas os funcionários mais apaixonados por futebol irão ficar com a atenção dividida entre o trabalho e o placar dos jogos do Brasil.

E já diria o ditado: “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Por isso, o que acha de sua empresa financiar o happy hour da galera em algum barzinho que transmita o jogo? Com este tipo de ação, você ainda cultiva relacionamentos mais duradouros entre os colegas de trabalho da sua organização.

Bolão da Copa

Outra ação legal para a Copa no trabalho é organizar, entre os colaboradores, um bolão com os resultados dos jogos.

Com este tipo de iniciativa, sua empresa pode privilegiar os colaboradores e incentivá-los a acompanhar os jogos da competição. Só não esqueça de pensar em um prêmio atrativo para incentivar a participação do maior número de funcionários.

Copa da empresa

@eva.beneficios Nossos craques entraram em campo para torcer pelo hexa! Confira como foi a escalação da Eva para acompanhar o primeiro jogo do Brasil no mata-mata! ⚽️🇧🇷 E quem conhece o nosso time, sabe: driblamos com flexibilidade as burocracias que envolvem a gestão de benefícios; reforçamos a zaga para garantir toda a segurança jurídica que sua empresa merece, e chegamos ainda com aquele meio de campo criativo para armar as melhores jogadas e soluções para sua organização. 😎 E então? O zagueirão já passou batido e o goleiro está no chão, está esperando o que para contratar a Eva e marcar esse golaço pelos seus colaboradores? Entre em contato e saiba mais!🏆🚀 #benefíciosflexíveis #beneficioscorporativos #rh #recursoshumanos #cartaodebenefícios #EvaNaCopa #copa #copadomundo #Brasil #hexa #torcidatiktok ♬ Brasil Arrocha Funk da Copa – Dj Rique Sales

E no clima da Copa no trabalho, nada melhor do que incentivar o esporte, não é verdade? Pensando nisso, o que acha de promover uma Copa de futebol entre os colaboradores da empresa?

Convoque todos os atletas e promova a competição para os homens e mulheres da equipe, que devem jogar em categorias separadas. Depois, é só pensar num prêmio que incentive a participação no torneio e curtir os jogos com seus colegas de trabalho.

E então? Gostou de conhecer ações para a Copa nas empresas? E para torcer pelo Brasil com o melhor dos cartões de benefícios, não deixe de entrar em contato com a Eva.

Valeu e até a próxima!

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!