Employer branding: melhore sua marca!

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Fundo com degradê do rosa para o laranja e, no centro da imagem, escrito 'employer branding', que pode ser traduzido para 'marca empregadora'.

Já parou pra pensar em como grandes empresas como o Google conseguem reter seus melhores talentos e ainda atrair os profissionais mais qualificados do mercado? Estas empresas investem em boas estratégias para melhorarem sua marca empregadora, também conhecidas como estratégias de employer branding.

Há anos, a gestão de pessoas e recursos humanos vem reconhecendo cada vez mais a importância desta estratégia para superar o desafio de atrair os talentos e reduzir o turnover nas empresas.

Mas você sabe o que realmente é employer branding e por que ela é tão importante? Conhece estratégias para melhorar a marca empregadora da sua empresa?

Continue a leitura para aprender tudo sobre o tema.

O que é employer branding ou marca empregadora?

Em tradução livre, employer branding significa “marca do empregador” ou “marca empregadora”. Esses termos servem para designar o grupo de técnicas, ações e ferramentas usadas com o objetivo de melhorar a impressão global de determinada empresa enquanto ambiente de trabalho.

Isso quer dizer que as ações de employer branding refletem tanto no público interno (os funcionários da empresa) quanto no público externo (clientes, parceiros, candidatos a vagas, colaboradores em potencial).

O objetivo dessa estratégia institucional é garantir e divulgar uma reputação positiva da empresa como marca empregadora, assegurando que o público a perceba como um bom lugar para trabalhar.

Por que investir na marca empregadora ou employer branding?

O setor de employer branding cuida da reputação da sua empresa como empregadora. Quando a marca empregadora de uma empresa é bem vista, profissionais qualificados passam a demonstrar interesse em ingressar no time, e quem está lá dentro fica estimulado a continuar performando em alto nível.

💡 Este documento sobre as estratégias essenciais de employer branding feita pelo LinkedIn comprova essa afirmação. 💡

Investir na marca empregadora também impacta muito em questões financeiras: uma das principais contribuições desta estratégia é na redução de custos nos processos de seleção e contratação. Afinal, um dos principais objetivos é reter o bom profissional na sua empresa, certo? 

Além disso, uma empresa com boa reputação empregadora tem muito mais facilidade de atrair novos colaboradores, reduzindo tempo e recursos que estes processos normalmente demandam. Quanto aos colaboradores já alocados, estes vão se sentir motivados a produzir mais em um ambiente acolhedor e de boa reputação. Outros benefícios que uma boa marca empregadora pode trazer são o aumento no volume de candidaturas e no número de indicações.

Percebeu como uma boa estratégia de employer branding pode trazer ótimos benefícios para a sua empresa? Mas como bolar um projeto de sucesso nessa área? Quanto tempo demora para os resultados surgirem? Qual a taxa de retorno? 

Segue a leitura que vamos responder todas essas perguntas!

Melhorando o employer branding: 6 ações para fortalecer a marca empregadora

Para desenvolver uma estratégia de marca empregadora personalizada para sua empresa, é necessário ter uma equipe que entenda muito bem a essência da marca. Além disso, um projeto bem sucedido de employer branding precisa do envolvimento não só da área de recursos humanos, mas de todos os setores da empresa.

Confira abaixo as melhores estratégias para subir sua marca empregadora de nível: 

1. Analise o quadro atual e monte uma estratégia

Já ouviu dizer que grande parte da solução é entender, de fato, o problema? Então sempre faça um bom diagnóstico da percepção atual dos outros sobre o seu ambiente de trabalho. Faça isso ouvindo o que seus colaboradores têm a dizer, principalmente os grandes talentos e os mais críticos.

Considere tanto os fatores mensuráveis (financeiros) como remuneração e benefícios quanto fatores não mensuráveis, mais ligados à cultura organizacional, como liderança, flexibilidade, desenvolvimento de carreira, ética e transparência, oportunidades, etc.

Após analisar e encontrar o ponto fraco que merece mais atenção, trace uma estratégia pontual para, por exemplo, aprimorar o ambiente de trabalho e reter mais colaboradores, ou então aumentar a atração de candidatos para as vagas abertas.

2. Invista em uma boa comunicação

Uma aplicação de employer branding efetiva vem principalmente de uma comunicação eficiente com seus colaboradores. Sem isso, não há expressão e troca de ideias que resultarão em aperfeiçoamentos da cultura organizacional.

Expor as boas práticas da empresa e manter um canal de comunicação onde os colaboradores podem se expressar livremente são ações fundamentais para manter uma boa comunicação.

3. Encontre o perfil desejado

Definir um grupo alvo para recrutamento e retenção é fundamental para formar um time de qualidade, cortando custos e ganhando tempo no processo. É importante tanto para a empresa quanto para o candidato entender quais conhecimentos e habilidades o colaborador ideal deve ter para se encaixar na instituição.

4. Invista em atrativos que atinjam seu perfil desejado

Com o perfil de colaborador ideal traçado, deve-se também entender sobre as expectativas desse grupo. Analise as demandas de atuais colaboradores que se encaixam nesse perfil e pondere se o que sua empresa entrega é o bastante para retê-los dentro da instituição.

Mais do que salários compatíveis, investir em benefícios é uma ótima forma de recompensar e reter seu funcionário. Lembre-se sempre que um funcionário satisfeito, que se sente ouvido e valorizado pela empresa, se torna um defensor instintivo de sua marca, impactando no employer branding de forma natural e positiva.

5. Forneça um ambiente de trabalho acolhedor

Muito além de um local limpo e organizado, um bom ambiente de trabalho garante momentos de descontração e também é flexível. Um bom local de trabalho favorece a produtividade e ajuda a melhorar o relacionamento de toda a equipe, aumentando a satisfação e motivação do colaborador da sua empresa.

6. Reconheça o bom serviço de seus colaboradores

Por aqui nós sempre gostamos de lembrar da importância do reconhecimento e da bonificação para os funcionários. O reconhecimento é muito importante para que o colaborador perceba seu valor na empresa e se sinta motivado para trabalhar cada vez melhor, alimentando o objetivo de crescer junto com a organização.

Com o cartão Eva, sua empresa pode oferecer premiações e benefícios num único cartão. Já o colaborador pode escolher onde e como gastar o saldo extra que recebeu como bonificação, aumentando ainda mais o sentimento de recompensa pelo bom serviço prestado. 

💡 Leia mais: Premiação de funcionários: como fazer? 💡

Para melhorar ainda mais seu employer branding

Uma pessoa vestida de camisa roxa da Eva e com unhas pintadas de vermelho segura uma máquina de cartões da Gerencianet. Outra pessoa insere um cartão Eva na maquininha.
Cartão Eva: o melhor reforço para sua marca empregadora ou employer branding! 💜💜

Bem, deu pra entender a importância da marca empregadora, né? Com essas dicas, temos certeza que sua empresa estará no caminho certo na hora de planejar uma boa estratégia de employer branding. Não se esqueça de sempre ouvir os colaboradores da sua empresa, analisar onde há espaço para melhorias e planejar bem suas ações! 

E para melhorar ainda mais sua marca empregadora, não há outra alternativa: é preciso investir em benefícios que tragam valor para os seus funcionários. E com isso a Eva pode te ajudar.

Oferecemos um cartão beneflex para todos os benefícios que sua organização oferece. E sabe aquela chatice de ter que perguntar se “aqui aceita este vale”? Pode esquecer. O Evacard vem com bandeira Visa, aceita em qualquer estabelecimento para você ter um cartão sem limites e sem fronteiras — já que pode ser utilizado dentro e fora do país.

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