Livros de RH: 10 títulos imperdíveis + bônus!

por

por

Fundo bege com silhuetas de folhas espalhadas. No centro da imagem um livro ao lado esquerdo do título 'livros de rh'.

Ler é um hábito fundamental para o desenvolvimento de habilidades básicas para o ser humano. Em profissões específicas do setor de RH como em gestão de recursos humanos, inclusive, há leituras obrigatórias: os chamados livros de RH que todo profissional do setor tem que ler.

Os temas são variados: alguns têm um foco maior em psicologia e em questões comportamentais. Já outros, no entanto, são focados para a gestão de pessoas e desenvolvimento de habilidades de liderança.

Ainda assim, fato é que todos esses livros de RH são fundamentais para exercer a profissão com maestria e excelência. Antes da lista com os melhores 10 livros de recursos humanos, acompanhe três autores básicos para o RH.

3 autores obrigatórios para o RH

Antes de irmos para os títulos de livros de RH obrigatórios para todo o profissional, conheça alguns dos autores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do setor.

1. Idalberto Chiavenato

Foto de Idalberto Chiavenato, um homem branco, de cabelos brancos, calvo e com óculos. Além disso, ele está usando uma camisa branca por baixo de um paletó azul.

Se hoje o setor de RH vai além da contratação e demissão de funcionários, esse cara aqui tem muito haver com isso. O brasileiro foi um dos pioneiros a tratar de questões como motivação dos funcionários, desenvolvimento de talentos e valorização dos colaboradores — já que esses são, segundo o autor, o coração das empresas.

Até por tais contribuições, os livros de RH de Idalberto Chiavenato são citados e respeitados no Brasil e no mundo inteiro. Sem dúvidas, o autor está entre os principais contribuintes para o desenvolvimento da história do rh.

2. Jean Pierre Marras

Outro teórico fundamental para os estudiosos do RH, profissionais do setor e administradores de empresas é Jean Pierre Marras. O autor, além de contar com uma bibliografia interessante sobre RH e gestão de pessoas, também discorre sobre administração de empresas.

Suas obras servem como fonte de inspiração e informação tanto para acadêmicos quanto para profissionais do setor. Sem dúvidas, uma das leituras mais completas sobre gestão de pessoas nas organizações.

3. Maria Rita Gramigna

A brasileira Maria Rita Gramigna é uma das principais autoras brasileiras de administração e seus livros de RH trazem perspectivas únicas sobre o setor. Em sua obra mais famosa, o livro “Modelo de competências e gestão de talentos”, ela contribui e muito para os RHs que querem entender melhor o perfil dos seus colaboradores.

Maria atua desde 1981 na área de gestão de pessoas, e é responsável pelo desenvolvimento de inúmeras metodologias de gestão.

10 livros de RH que você não pode deixar de ler

livro aberto, ícone da categoria 'Educação' da Eva.

Para compor a lista, convidamos inúmeros RHs e lideranças de empresas como Eva, Efí e outras grandes empresas para indicarem 10 livros de RH essenciais para os funcionários do setor. Vamos conferir?

1. O trabalho e as organizações (Livia de Oliveira Borges e Luciana Mourão)

Capa do livro de RH "o trabalho e as organizações".

O livro “O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia” traz inúmeras reflexões sobre o trabalho e atuações profissionais eficientes. 

Segundo a descrição do livro na Amazon, “os autores orientaram-se pela ideia de que uma atuação profissional eficiente, ética e reflexiva, em última análise,  pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos”.

2. Gestão de pessoas (Idalberto Chiavenato)

Esse livro do Idalberto Chiavenato talvez seja uma das leituras mais básicas em qualquer faculdade ou curso de Recursos Humanos. O livro de RH traz várias tendências do setor e as perspectivas deste que é considerado um dos maiores autores do RH.

3. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal (Idalberto Chiavenato)

Recrutamento e seleção, que antes eram as únicas responsabilidades do RH, agora são concentradas em um único profissional: o analista de recrutamento e seleção. Nessa obra, o autor traz insights extremamente relevantes para as organizações que querem agregar talentos ao quadro de funcionários.

Veja também: o que é o layoff?

4. Remuneração, benefícios e relações de trabalho (Idalberto Chiavenato)

O turnover, que mede a taxa de rotatividade dos funcionários nas empresas, é um dos maiores problemas dos empregadores e RHs da atualidade. Assim, torna-se necessário compreender a relação entre remuneração, benefícios e a satisfação dos funcionários com o local de trabalho.

Aprenda também a calcular o turnover.

5. Comunicação não-violenta (Marshall B. Rosenberg)

A comunicação com outros funcionários é um dos pilares do setor de RH. Até por isso, saber falar e se expressar de forma sensível é algo básico para que o setor de recursos humanos se mantenha humanizado.

6. Segredos da alta performance (Raquel Fonseca e Douglas de Matteu)

Orientar os funcionários sobre formas de otimizar a produtividade e alcançar novos patamares também é uma função do RH, que atua próximo às pessoas da empresa. Assim, o livro “Segredos da alta performance” traz uma boa metodologia àqueles que desejam aprimorar sua gestão de tempo.

7. Gestão estratégica de pessoas (Jean Pierre Marras)

Capa do livro de rh "gestão estratégica de pessoas".

Esse livro é fundamental para gestores de pessoas. Traz inúmeras informações relevantes para acadêmicos e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre pessoas.

Confira o livro “Gestão estratégica de pessoas” de Jean Pierre Marras.

8. Modelo de competências e gestão de talentos (Maria Rita Gramigna)

Maria Rita Gramigna traz, em sua obra “Modelo de competências e gestão de talentos”, uma nova metodologia para avaliação de competências e desempenho das equipes. O livro de RH é feito com base em alguns estudos pertinentes sobre o tema.

9. Gestão por competências (Maria Rita Gramigna)

A autora também traz, em seu livro de RH “Gestão por competências: ferramentas para avaliar e mapear perfis”, ferramentas para avaliar competências dos colaboradores. Tais ações podem gerar reflexos positivos nas organizações.

10. Power of People (Nigel Guenole, Jonathan Ferrar e Sheri Feinzig)

Por último mas não menos importante, Power of People é um dos mais clássicos livros de RH. Ele exemplifica como dados podem impulsionar a qualidade de trabalho prestado pelos colaboradores das empresas.

BÔNUS: 3 livros sobre liderança e gestão de equipes

Além dos livros de RH, há inúmeros títulos voltados para lideranças que agregam valor para qualquer profissional. Conheça alguns deles:

1. Os 5 desafios das equipes (Patrick Lencioni)

O livro “Os 5 desafios das equipes” de Patrick Lencioni traz uma parábola — uma história com uma lição — para exemplificar quais os principais problemas que atrapalham a performance das equipes e como superá-los.

Confira o nosso webinar Eva Talks sobre Os 5 desafios das equipes.

2. Gestor pela primeira vez (Loren Belker, Jim McCormick e Gary S. Topchik)

É um líder de primeira viagem? Então esse livro é para você. Aprenda os conceitos básicos de liderança e saiba como gerir uma equipe de sucesso.

3. Quem sabe faz a hora! (Mário Sérgio Cortella)

Não poderia faltar um dos melhores filósofos brasileiros da atualidade: Mário Sérgio Cortella. Na obra, ele traz reflexões sobre os novos modelos de negócios pós-pandemia e as alterações que eles demandam dos líderes e gestores. Leitura fundamental!

Além dos livros de RH: melhore a satisfação dos funcionários!

Cartão Eva sendo segurado por uma mão de unhas longas e vermelhas.

Para ser um RH bom, não basta ler muito ou se contentar com a resolução de trâmites trabalhistas: é necessário cuidar dos colaboradores da empresa. E para isso a Eva tem várias soluções.

Cartão de benefícios flexíveis, premiações de funcionários e até uma ferramenta para agilizar os reembolsos da sua empresa. Se quiser saber mais, entre em contato e marque um bate-papo com nossos especialistas!

Leia também: como fazer um café da manhã corporativo.

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!