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O que comer no restaurante com o Vale Refeição (VR)?

Se alimentar em um restaurante para muitos pode ser uma forma prática por conta da correria de trabalho e outros compromissos. Muitas vezes as pessoas não têm muito tempo para prepararem as suas refeições e acabam optando por realizarem fora de casa.

Apesar da correria diária, é importante encontrar estratégias que facilitem a alimentação saudável. Pensando nisso, vou te orientar em como comer de forma saudável fora de casa.

O que é o VR?

O vale refeição (VR) é um benefício que visa a promoção da saúde dos colaboradores. E ele foi criado para custear as refeições dos funcionários de uma empresa durante o horário de serviço.

O colaborador consegue fazer suas principais refeições como almoço, lanches e o jantar em estabelecimentos que aceitam o VR, como restaurantes, lanchonetes, padarias e outros. 

Os donos de restaurante e/ou outros estabelecimentos precisam se atentar em oferecer um serviço de qualidade, ofertando refeições variadas, saborosas e um atendimento eficiente aos seus clientes.  

Além disso, muitos locais aderiram em aceitar o VR, pois é uma boa estratégia para atrair mais clientes para aquele estabelecimento.

E esse benefício, além de ser prático e flexível para o colaborador, é mais seguro do que levar uma quantia em dinheiro necessária para o pagamento de suas refeições, o que não é nada seguro hoje em dia, né?!

Como se alimentar de forma saudável em um restaurante 

Se alimentar de forma saudável fora de casa é um desafio para quem está no processo de reeducação alimentar. 

Mas, por sorte, a grande maioria dos restaurantes apresentam uma boa variedade de alimentos de todos os grupos alimentares. É importante fazer uma boa escolha de um restaurante. 

Não foque em restrições 

Uma alimentação à base de restrições, além de agredir o corpo, desequilibra o metabolismo e pode desencadear riscos à saúde, como compulsão alimentar.

Além disso, restrições alimentares estão ligadas a uma saúde mental prejudicada, predispondo a depressão e ansiedade. Assim, é importante que se tenha uma alimentação saudável e equilibrada. 

Tudo é permitido desde que seja com moderação. 

Atente ao tamanho das porções 

O tamanho das porções tem uma relação com o aumento do consumo calórico e, consequentemente, com o ganho de peso. Portanto, inclua os diferentes grupos alimentares como proteína e grãos integrais.

Tente diminuir o tamanho do prato e aumente os nutrientes contidos nele. Quanto maior a variedade de grupos alimentares, melhor.

Observe a descrição do prato 

Prefira sempre aqueles com a descrição de grelhados ou cozidos, pois significa que a comida é menos gordurosa. Ou seja, evite frituras, alimentos com molho muito gorduroso ou empanados. 

Prefira comer a salada antes 

Além de serem nutritivas e saudáveis, as folhas ajudam a diminuir a quantidade calórica das refeições. Elas são ricas em nutrientes, dão saciedade e possuem baixas calorias.

Dê sempre prioridade para esses alimentos: quanto mais colorido o prato mais nutrientes está ingerindo.

Para temperar adicione pouco azeite e evite molhos prontos. 

Não exagere nas sobremesas 

Depois de fazer uma refeição vem aquela vontade de comer uma sobremesa, não é mesmo?! Mas procure escolher apenas um pedaço pequeno ou opte por frutas in natura. 

Faça trocas inteligentes 

Sempre que for pedir algo para beber, procure evitar pedir refrigerantes, pois eles são ricos em corantes, conservantes e açúcares — sendo ruim para a saúde.

Peça um suco natural sem adição de açúcares, pois essas bebidas são ricas em fibras e vitaminas, uma opção mais saudável.

Outro substituição é pela água ou água de coco ou água com gás e um limão. 

Conclusão 

Como vimos, é possível comer fora de casa de forma saudável. É importante fazer escolhas alimentares inteligentes e dar preferência à alimentação saudável mesmo fora de casa.

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