Café da manhã corporativo: dicas de como fazer

por

por

Fundo roxo e rosa claro com o título "café da manhã corporativo".

O termo café da manhã corporativo serve para designar um tipo de evento que, em termos simples, é um café da manhã em conjunto com os colegas de trabalho. Esse tipo de evento é uma boa opção de atrativo para reuniões, treinamentos ou simplesmente para comemorar alguma meta alcançada.

Esse tipo de evento serve para proporcionar um ambiente descontraído para os participantes, além de gerar motivação para a equipe e assim criar laços entre os colaboradores. Tais momentos melhoram não apenas os relacionamentos, como também o employer branding e o clima organizacional da empresa.

Por isso, se você decidir fazer um café da manhã corporativo, confira logo abaixo algumas dicas para o evento ser um sucesso.

Qual dia será o seu café da manhã corporativo?

É importante, antes de escolher a data, pensar em um dia e horário que não afete o cronograma dos participantes. Assim, vale a pena fazer uma investigação para entender como está a agenda de cada um dos funcionários.

Esse cuidado, por mais que pareça desnecessário, é importante para que o café da manhã corporativo não atrapalhe a produtividade da empresa. 

Onde será realizado o evento?

Procure escolher um local que acomode todas as pessoas confortavelmente. Tenha preferência, também, por locais que possuam mesas para colocar as comidas e bebidas, como refeitórios por exemplo.

Deixar os colaboradores confortáveis e com espaço para circular e sentar também é importante. Mesas circulares — em que os colaboradores podem olhar um para o outro durante as refeições — são boas opções para fazê-los conversarem mais.

Por isso, não escolha qualquer sala vazia e apertada, escolha bem um local arejado e espaçoso para realizarem um café da manhã saudável e agradável.

Quanto tempo dura o café da manhã corporativo?

Não tem nenhuma regra quanto ao tempo de duração do café da manhã corporativo. Pode ser rápido, e durar apenas 30 minutos, ou até mesmo demorado, com duração de uma ou duas horas, por exemplo. Isso vai depender da disposição dos participantes ficarem ali conversando. 

Como calcular os gastos do café da manhã corporativo?

É ideal fazer os cálculos da quantidade de comida para que os participantes se sintam satisfeitos e também para evitarem desperdícios. Faça uma lista dos participantes para saber o número exato fica mais fácil de saber o que comprar. Cada pessoa consome em média 400 g de alimentos no café da manhã. Sendo assim é só multiplicar pelo total de pessoas.

Se os gastos forem colaborativos — o que não é recomendado — é primordial utilizar uma boa ferramenta de reembolsos. A da Eva oferece praticidade e agilidade para os processos. Confira!

Banner da solução de reembolso de despesas da Eva.

O que servir no café da manhã corporativo?

Para ter sucesso no seu café da manhã na empresa é necessário montar uma lista do que será incluído no cardápio. Isso também dá uma ideia melhor aos funcionários que irão comparecer no evento.

Confira também 4 opções saudáveis de café da manhã:

Quatro opções deliciosas de café da manhã: com ovos; com frutas; na padaria/lanchonetes e rápido.

As empresas têm pessoas com gostos diferentes, principalmente se tratando de comida. Assim, é fundamental tomar cuidado para ter opções para celíacos, intolerantes à lactose, vegetarianos e também para quem está de dieta.

Confira opções variadas que devem estar presentes na sua mesa de café da manhã empresarial.

  • Pães: pão branco, pão integral, pão de queijo, torradas;
  • Frios: queijo, presunto ou mussarela, peito de peru; 
  • Bebidas: Sucos, café, chás, iogurtes;
  • Doces: bolachas caseiras, bolos, pudim.


Outras opções que não podem faltar são as frutas. Escolher os frutos da estação é uma boa ideia para aproveitar os melhores preços e os alimentos em sua melhor condição.

Fora isso, é importante lembrar do básico, não é? Por isso, garanta também utensílios como copos, guardanapos, talheres, pratos e também uma lixeira à disposição.

Decoração da mesa e organizar o espaço

  • Utilizar louças e toalhas limpas e, se possível, escolher cores que combinem com a identidade visual da empresa.
  • Escolher copos e talheres descartáveis facilitam na hora da limpeza. Entretanto, as louças laváveis são uma alternativa melhor para o meio ambiente e podem ser reutilizados em outras ocasiões.

A decoração do espaço que será realizado o café da manhã corporativo pode ser com um tema específico, pode contar com painéis com frases motivacionais e de reconhecimento, ou simplesmente com as cores e logomarca da organização. 

Conclusão 

Podemos concluir, após toda a explicação, que um café da manhã corporativo pode ser feito para momentos de descontração ou simplesmente para dar um outro tom às reuniões da empresa. Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar em suas redes!

Se deseja conhecer as soluções de benefícios flexíveis da Eva, no entanto, você pode entrar em contato pelo link abaixo.

5 5 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!