Os últimos anos foram de avanços consideráveis nos mais diversos setores da tecnologia. Dentre os que mais causaram debates, inclusive, está o setor de inteligência artificial, ou IA, que trouxe inovações, como é o caso do ChatGPT, que também tem suas aplicações para o RH.
Em suma, o ChatGPT é um chatbot que funciona com IA. Por ele, os usuários podem fazer perguntas sobre os mais variados assuntos e obter informações em instantes. O ChatGPT para o RH, inclusive, pode trazer insights competitivos, assim como agilizar algumas demandas do setor.
Para saber mais sobre a utilidade do ChatGPT para os Recursos Humanos, prossiga com a leitura do conteúdo.
O que é ChatGPT?
Em suma, o Chat GPT é uma ferramenta que opera com inteligência artificial. De forma simples, trata-se de um chatbot com o qual você pode dialogar sobre os mais variados temas.
O programa desenvolvido pela empresa OpenAI, que ainda está na fase de testes, virou a internet de ponta cabeça no final de 2022 e colocou gigantes do mercado, como é o caso do Google, em alerta. Vale lembrar que, apesar de ser um protótipo, o ChatGPT já conseguiu ser aprovado em provas para cursos de pós-graduação nos Estados Unidos.
A ferramenta funciona com base nas respostas anteriores dos usuários, e parte do seu trabalho é sintetizar as informações disponíveis sobre determinado assunto para fornecer uma resposta adequada para quem está interagindo com ele.
Saiba como funciona e como usar o ChatGPT adiante.
ChatGPT: como funciona e como utilizá-lo?
O ChatGPT pode ser acessado pelo site da empresa OpenAI. Vale o adendo que o acesso às vezes pode ser impedido pela própria plataforma por conta do alto volume de usuários sobrecarregando a ferramenta.
Assim, após acessar o site e realizar o login, que pode ser feito automaticamente com uma conta Google ou Microsoft, o usuário terá acesso a uma tela como esta:
Nela, você confere exemplos de utilização do ChatGPT; um campo para inserir texto na parte inferior da tela — onde você deve inserir a pergunta ou tópico que deseja saber mais; e suas últimas conversas com o chatbot, além de algumas opções básicas no lado inferior do menu lateral.
A partir daqui é tudo muito intuitivo. É só fazer a pergunta desejada e pronto: o robô trará uma explicação simplificada com base nas respostas anteriores dos usuários e no que está disponível na internet sobre o assunto.
Como uma pessoa de humanas, resolvi colocar a ferramenta em prática para entender uma das teorias que mais me interessam na matemática: a teoria do caos. E o resultado foi uma explicação bem acessível e em termos simples sobre o assunto:
Caso a questão seja muito específica ou caso o bot não tenha informações para conceder a resposta, o ChatGPT pedirá ao usuário que forneça mais detalhes sobre o que está tentando saber. Vale ressaltar que, como a ferramenta é um protótipo, as avaliações e feedbacks dos usuários sobre a qualidade do conteúdo são de extrema importância.
ChatGPT e RH: 10 formas do departamento usar a ferramenta
O ChatGPT dá ao RH inúmeras formas de agilizar os processos do setor, além de trazer insights competitivos para que sua organização tenha sucesso ao se destacar das concorrentes.
Dentre as aplicações do ChatGPT para o departamento, estão:
1. Criação de descrições de vaga
A criação das descrições de vagas, ou job descriptions, é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo. Com o ChatGPT, o RH pode elaborar descrições de vagas para os cargos sobre os quais não possuem conhecimentos.
2. Desenvolvimento de desafios técnicos para candidatos
Em processos seletivos, uma das principais etapas para filtrar um bom número de candidatos é aplicar provas que contemplem o cotidiano da vaga a ser preenchida. Como o RH, ou Analista de Recrutamento e Seleção, lida com vagas que possuem uma linguagem técnica complicada, o ChatGPT pode auxiliar com o desenvolvimento de testes específicos para estes casos.
Ah! Só não esqueça de pedir para o responsável do setor da vaga em aberto para revisar o teste antes de ser aplicado aos candidatos.
3. Ideias de perguntas para entrevistas de emprego
Saia do simples e tradicional “qual é o seu maior defeito, candidato?”. Brincadeiras a parte, o chatbot pode ser um grande aliado no propósito de identificar as principais perguntas para a etapa da entrevista com o RH no processo de seleção.
4. Consulta de palavras-chave para vagas
Nos portais de emprego é comum, na hora de criar uma vaga, estabelecer algumas palavras-chave para as quais a vaga anunciada será exibida. Felizmente, o ChatGPT pode ser de grande ajuda para isso, e com um simples comando ele pode te dar uma lista completa das principais palavras-chave para incluir no anúncio de emprego.
5. Elaboração de planos de desenvolvimento de funcionários
Para saber com precisão onde se quer chegar, é importante ter seus passos definidos. No planejamento de carreira, inclusive, é fundamental saber o que você precisa aprender em termos de habilidades comportamentais e técnicas para avançar no mercado de trabalho. E é claro, o RH pode contar com o ChatGPT para isso.
6. Produção de e-mails e comunicados para os funcionários
Para economizar o tempo gasto no desenvolvimento de e-mails, o ChatGPT oferece ao RH a possibilidade de desenvolver e-mails sobre praticamente qualquer assunto. É só dar os detalhes para o chatbot e deixar que ele cuide do resto.
7. Revisão de leis trabalhistas
Está em dúvida sobre o que a CLT diz sobre determinado direito ou dever trabalhista? É só o RH perguntar pro ChatGPT. É claro, como trata-se de um protótipo, é importante uma revisão humana das informações apresentadas pela ferramenta de inteligência artificial.
8. Insights para melhorar indicadores de RH
Está precisando de ideias para reduzir métricas de RH como o turnover? O RH pode solicitar ao ChatGPT insights para melhorar os indicadores do setor.
9. Desenvolvimento de materiais de orientação
Em empresas pequenas, o setor de RH pode ter só apenas um funcionário que concentra as inúmeras tarefas pelas quais o departamento é responsável. Para economizar o tempo gasto no desenvolvimento de materiais de orientação para os colaboradores, os RHs podem utilizar o ChatGPT para a redação destes tutoriais.
10. Redação de feedbacks para candidatos de processos seletivos
Uma das coisas mais chatas para o RH é elaborar os feedbacks que serão enviados para candidatos de processos seletivos. Felizmente, o ChatGPT pode automatizar essa tarefa. Basta conceder informações como o nome do candidato, a empresa e a vaga pela qual ele concorria que é possível fazer até um RAP para comunicar a tão sonhada aprovação no job!
Por fim, o Chat GPT e o RH…
Podem ter uma relação extremamente proveitosa, desde que o profissional de Recursos Humanos saiba utilizar a ferramenta de maneira efetiva, e sem esquecer da importância da revisão das informações apresentadas.
Perguntamos ao ChatGPT o que as empresas podem fazer para valorizar os colaboradores, e a resposta foi a seguinte:
Até o chatbot sabe da importância dos benefícios e do reconhecimento dos funcionários. E então, o que me diz? Bora investir nos benefícios corporativos que se encaixam na realidade dos seus funcionários? Então preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um dos nossos especialistas.