EVENTO GRATUITO!
Eva Talks #5: Como construir uma marca empregadora forte. Inscreva-se

O que faz um analista de RH? Confira!

por

por

homem sorridente e de braços cruzados

Todo departamento é constituído por uma série de cargos, o que não é diferente para o RH. Para dar conta das responsabilidades dos Recursos Humanos, é necessária peças fundamentais como os auxiliares, analistas, gestores e diretoria.

Grosso modo, o RH é quem irá atrair, reter e desligar colaboradores e essas atividades também fazem parte do cotidiano de um analista de RH.

Neste artigo veremos sobre o perfil de habilidades de um analista de RH, job description, conhecimentos necessários, o plano de carreiras e salários deste cargo.

Banner da Eva, a solução perfeita para seus funcionários.

O que faz um analista de RH?

A pessoa que assume o cargo de analista de RH tem a jornada de trabalho atribuída a fazer com que as empresas estejam em conformidade com as regras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e sindicatos, evitando eventuais multas, encargos e processos jurídicos.

Administrativo

As atividades acima envolvem acompanhar os demais colaboradores da empresa a fim de administrar pontos, salários, férias, documentações e benefícios corporativos.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

Este último item, por sinal, é de suma importância para os empregados, uma vez que 80% das pessoas preferem ter benefícios no lugar de aumento salarial.

Aquisição de talentos

Há ainda a aquisição de talentos, que consiste no trabalho de:

  • hunting de novos colaboradores;
  • elaboração de job descriptions;
  • execução de processos seletivos;
  • feedbacks para os reprovados;
  • anotações em carteiras de trabalho;
  • a integração dos colaboradores;
  • elaboração de planos de carreira.

Desenvolvimento de pessoas

Quando estabelecidos nas empresas, os empregados passam pela etapa de desenvolvimento na empresa, o que significa que serão trabalhadas neles o fit cultural, suas hard e soft skills, entre outras características necessárias para o crescimento profissional e eventual retenção destes talentos nas empresas.

Para tal, é comum que o analista de RH faça pesquisas de eNPS e clima organizacional com a finalidade de detectar melhorias e satisfações quanto às empresas, elaboração e reforço do código de cultura, aplicação de avaliações de desempenho para futuras bonificações, promoções ou desligamentos.

São muitas funções atribuídas ao cargo que não necessariamente serão desempenhadas por um único analista de RH. Geralmente existem outras pessoas para dividir as tarefas ou cargos específicos para R&S (Recrutamento e Seleção), DP (Departamento Pessoal) e PE (Planejamento Estratégico).

Ou seja, este é um panorama de todas as atividades que competem um analista, mas cada empresa designará as atividades necessárias para o analista de RH.

Confira no vídeo o que faz o analista de RH.

As principais atribuições do profissional analista de RH nas empresas.

O perfil da pessoa analista de RH

Entendemos que as atribuições de um analista de RH são administrativas e de gestão de pessoas, o que cabe perfis que são mais adequados e características fundamentais para a função.

A organização é um traço muito importante de se ter, pois são muitos documentos, datas, pessoas e processos para gerir. Nesta mesma linha, o espírito de liderança se faz um diferencial interessante.

Pelo fato de gerir pessoas e ter contato próximo com elas todos os dias, uma boa comunicação e cordialidade se fazem necessárias. O diferencial é ter trabalhada a CNV (Comunicação Não Violenta) nas soft skills para garantir ainda mais empatia e boa convivência nas relações com colegas de trabalho.

Formação para ser analista de RH

Existem quatro formações comuns para quem assume este cargo:

  • Tecnólogo em Recursos Humanos
  • Tecnológico em Administração
  • Bacharel em Administração
  • Bacharel em Psicologia

Segundo a Glassdoor, o salário médio é de R$3.214.

A carreira no RH

Quanto maior o tempo de experiência de um analista de RH, maior será sua senioridade e também seus futuros cargos. O analista pode ser júnior, pleno ou sênior. Fora disso, a pessoa pode atuar com a gestão, coordenação ou gerência.

O infográfico mostra um explicativo sobre as áreas de RH recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, departamento pessoal e business partner

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Quer saber mais?
Fale com a Eva!

EvaTalks

5ª edição

Como construir uma marca empregadora forte

Evento online e gratuito

11 de abril, quinta-feira, às 11h