Início » Blog » O que faz a gestão de RH?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que faz a gestão de RH?

Seguindo com nossa jornada de aprendizado sobre as responsabilidades dos Recursos Humanos, já vimos quais são as funções dos analistas de RH e agora, chegou a vez de conhecermos o que faz a Gestão de Recursos Humanos.

Intimamente ligada ao sucesso das organizações em qualquer setor econômico, a gestão de recursos humanos pode ser considerada um dos principais alicerces e pontos de referência dentro de uma empresa. 


O que faz a gestão de RH?


Para que o trabalho da gestão de recursos humanos seja realizado da melhor maneira possível, é fundamental que os colaboradores sejam vistos como indivíduos, pois eles são os bens mais valiosos e custosos de uma empresa. É aí que entra a essência desse cargo: administrar o crescimento individual, bem-estar profissional e organizacional, convertendo-os em alta produtividade e eficácia para a organização.

Porém as responsabilidades da gestão de RH não se resumem a apenas isso e seu leque pode variar de acordo com cada empresa, seja por seu número de funcionários, maturidade, cultura ou setor de atuação. Vamos conferir as principais.

Recrutamento 

Junto aos analistas de RH, a gestão possui um papel muito importante em todo o processo da aquisição e manutenção de talentos, com a atração de novos colaboradores, entrevistas, contratação, onboarding e integração de equipes.

O nível de participação do gestor em alguns destes processos varia de acordo com a realidade de cada empresa, mas sua presença em cada um deles é de suma importância para garantir que os objetivos, valores e cultura da empresa estejam sempre contemplados.

Organização Laboral Estratégica

A Organização Laboral jamais deve ser de inteira responsabilidade da Gestão ou Departamento de Recursos Humanos, mas sim o resultado do esforço coletivo entre Diretoria, RH e todos os demais colaboradores.

A Gestão de RH, na Organização Laboral, contribui com a criação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), Avaliações de Desempenho, programas de treinamento e empoderamento que objetivam o crescimento de cada colaborador, em seu próprio ritmo.

Lidar com tarefas administrativas

Tarefas como a folha de pagamento, processamento de pontos, organizar arquivos e documentos dos colaboradores. Este profissional também assegura que a empresa está agindo de acordo com as Leis Trabalhistas. 

Hoje em dia já existem vários softwares voltados ao RH que têm sido boas ferramentas de otimização para esses processos, principalmente quando se trata do tempo operacional que eles reduzem. Ainda assim, os gestores devem se manter pró-ativos no manuseio destas tarefas.

Promover um Workplace seguro e prazeroso

Um ambiente de trabalho leve e seguro previne várias possíveis complicações na jornada de trabalho dos colaboradores.

Ao administrar riscos que a equipe pode correr, a gestão de recursos humanos ajuda a proteger a compania de possíveis penalidades e processos jurídicos, enquanto também resguarda os direitos dos colaboradores e protege-os de desgastes físicos e mentais.

Os gestores de RH devem saber toda a legislação aplicável na indústria em que faz parte, para assim garantir um workplace seguro e prazeroso.

Além disso, estes profissionais podem planejar e implementar ações que perpetuam a cultura da empresa de forma leve e prazerosa para todos. Focando na satisfação pessoal e segurança dos colaboradores, eles criam uma atmosfera desejável no ambiente de trabalho, minimizando a taxa de turnover e problemas de produtividade, por exemplo.

Relacionar-se

A gestão de recursos humanos atua como uma força motriz na relação empregador-empregado e já vimos que cuidar de tarefas administrativas e desenvolver ações são algumas de suas importantes funções.

Entretanto, também é de muita relevância a responsabilidade dos gestores do RH dialogarem com os colaboradores da empresa através de feedbacks, conversas one-on-one periódicas e pesquisas de satisfação do colaborador

O objetivo é assegurar que os colaboradores estão se sentindo confortáveis e contentes com o trabalho. Em casos de possíveis conflitos internos se desenvolverem, da mesma forma, a gestão de RH deve agir de forma proativa para administrar essas controvérsias. 

O perfil da pessoa gestora de RH

Sendo o cargo de referência no setor de Recursos Humanos de uma empresa, a gestão de RH eleva o nível das características comuns entre outros cargos desta área.

Aqui vão as principais características e níveis de experiência:

  • Excelente comunicação, falada e escrita;
  • Habilidade em saber priorizar tarefas e as delegar quando apropriado;
  • Conhecimento minucioso sobre leis trabalhistas e regulamentações institucionais;
  • Forte senso analítico para resolução de problemas;
  • Exímia habilidade para relações interpessoais, negociação e intermediação de conflitos;
  • Ser uma pessoa muito organizada e atenciosa aos detalhes;
  • Conhecimento amplo sobre o departamento de RH.

Formação para ser gestor de RH

Existem três formações comuns para quem assume este cargo:

  • Gestão de Recursos Humanos
  • Bacharel em Administração
  • Bacharel em Psicologia

Segundo a Glassdoor, o salário médio é de R$8.928.

A carreira no RH

Quanto maior o tempo de experiência de um gestor de RH, maior será sua senioridade sendo júnior, pleno ou sênior. Fora disso, a pessoa pode atuar com a análise, coordenação ou gerência.

O infográfico mostra um explicativo sobre as áreas de RH recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, departamento pessoal e business partner

Não importa o tamanho ou setor de atuação da empresa, os benefícios e melhorias são significativos quando se tem pelo menos uma pessoa gestora de Recursos Humanos. Enquanto deveres e processos do trabalho se transformam com a tecnologia, administrar e lidar com as pessoas continuará sempre sendo um fator vital para qualquer empreendimento. 

5 3 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Artigos recentes
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments