EVENTO GRATUITO!
Eva Talks #5: Como construir uma marca empregadora forte. Inscreva-se

20 perguntas frequentes em entrevista de emprego

por

por

Duas pessoas conversando. No título: perguntas frequentes em entrevistas de emprego.

Quais são as perguntas mais frequentes de entrevistas de emprego? A entrevista de emprego é uma ferramenta estratégica para as empresas. Portanto, deve ser realizada com o máximo de clareza possível.

Ela oferece a oportunidade para conhecer o perfil e a personalidade do profissional que deseja ingressar na equipe. 

Quando bem conduzida, a entrevista consegue fornecer detalhes que não estão explícitos no currículo. Esse conteúdo mostra 16 perguntas frequentes em entrevistas de emprego e processos seletivos

Continue a leitura e descubra como conduzir bem uma entrevista de emprego na sua empresa. 

Banner da Eva, a solução perfeita para seus funcionários.

O que acontece em uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é uma das etapas do processo seletivo. Nela, o recrutador faz uma série de perguntas ao candidato. O objetivo é conhecer melhor a pessoa que está pleiteando uma vaga na empresa. 

Para isso, o recrutador indaga sobre pontos de interesse. Nesse sentido, experiências anteriores, características do perfil, conhecimentos adquiridos e o interesse do candidato na empresa são relevantes. 

A entrevista de emprego também é a oportunidade de examinar melhor o currículo e sanar dúvidas a respeito da trajetória profissional. 

Em geral, é a fase que mais gera ansiedade entre os candidatos. No entanto, seja presencial ou por videochamada, a entrevista de emprego é fundamental para qualificar o recrutamento. Este artigo é focado em analistas de RH, então se você for um candidato, veja como responder perguntas de entrevista.

Dicas sobre vestuário

Antes de responder quais são as perguntas frequentes de entrevistas de emprego, é bom saber que esta etapa é um compromisso formal. Muitas vezes, ela é o primeiro encontro entre recrutador e candidato. Por isso, causar uma boa impressão é a regra.

A regra básica é o bom senso e levar em conta o estilo da empresa, atendendo ao dress code — se houver. Sem exageros e sem arriscar demais.

O que deve chamar a atenção durante a entrevista de emprego é o currículo e o perfil comportamental, não a vestimenta. 

Confira no vídeo abaixo dicas de entrevista de emprego.

Como o candidato deve se portar durante a entrevista de emprego

O recrutador deve observar a postura do candidato enquanto conduz a entrevista. Além do nervosismo e timidez, alguns profissionais podem ter dificuldade para expressar-se, gerando ainda mais ansiedade. Alguns pontos que o analista de RH deve observar são:

  • o candidato deve olhar direto para o recrutador. Não de maneira afrontosa, mas com sinceridade e credibilidade. O contato visual é muito importante nessas ocasiões;
  • o profissional deve sentar-se confortavelmente, mas sem exagero. Ombros abertos e cabeça erguida transmitem segurança.

As mesmas dicas valem para o recrutador. A postura deve ser formal para um encontro de negócios. Mas não rígida a ponto de intimidar o candidato. 

Principais perguntas frequentes em uma entrevista de emprego

Elaborar um roteiro dos assuntos que serão abordados é uma ótima estratégia. Algumas perguntas são de praxe, outras podem surgir no contexto da entrevista. Abaixo seguem algumas perguntas frequentes em entrevistas de emprego, sob a ótica do entrevistador. 

1. Peça ao candidato para falar sobre ele mesmo

Nesse momento, o candidato deve apresentar sua trajetória profissional, de forma resumida. Conquistas, experiências e aprendizagens importantes na carreira devem ser o foco. 

2. Motivação para trabalhar na empresa 

Dê ao candidato a oportunidade de falar sobre seus anseios. Permita-lhe mostrar o que sabe sobre a organização e de que maneira o trabalho dele pode agregar. 

3. Habilidades de liderança

Ainda que o candidato busque uma vaga de gestão, questione sobre oportunidades em que precisou exercer a função de líder e liderar. 

4. Pontos fortes e fracos

Peça que o candidato comente suas habilidades para identificar quais atendem aos critérios de seleção. Considere ouvir também os pontos fracos para que eles possam ser trabalhados em outra oportunidade. 

5. Perspectiva de futuro

Considerando a estrutura da empresa, pergunte onde o candidato espera estar em cinco ou 10 anos. É a oportunidade para mostrar se tem ambição e planos

6. Maiores conquistas da carreira

É interessante para a empresa quando as realizações do candidato estão alinhadas ao perfil da vaga e aos valores organizacionais

7. Razões para a contratação

Procure identificar quais habilidades e experiências adquiridas o qualificam para assumir a função. 

8. Trabalho em equipe

Nessa questão, não basta apenas responder afirmativamente. Conduza a conversa para que o candidato traga exemplos de como trabalha em colaboração com seus pares

9. Expectativas de salário

O candidato deve conseguir valorar seu trabalho. Significa saber qual o salário médio da categoria e benefícios aos quais tem direito. É a oportunidade dele mostrar que conhece o mercado de atuação. 

10. Candidatura em outras empresas

É importante saber se o profissional tem outras perspectivas e busca opções semelhantes no mesmo segmento. 

11. Desligamento do emprego atual ou mais recente

Essa pergunta pode ser embaraçosa para o candidato, mas valiosa para o recrutador. Analise as justificativas dele para a demissão e confirme se está motivado para traçar novos caminhos. 

12. Estilo de gestão

As empresas buscam gestores com espírito de liderança, mas flexíveis. Procure reconhecer essas qualidades no candidato e peça que ele mencione experiências onde pode exercê-las. 

13. Percepção dos colegas

Pergunte qual a percepção que colegas e lideranças de empresas anteriores têm sobre o candidato. Assim, ele terá a chance de “vender” seu perfil profissional. 

14. Lacunas no currículo

Nem sempre um hiato na carreira é algo negativo. Muitas vezes pode ter uma razão pessoal ou familiar envolvida. Peça uma narrativa profissional cronológica e descubra o que aconteceu. 

15. Condução de situações estressantes

Peça ao candidato para explicar como lida com situações de pressão extrema. Nesse quesito, observe se ele executa suas tarefas com planejamento, organização e calma. Ele precisa demonstrar se conseguirá ser produtivo, mesmo com a pressão externa. 

16. Gestão de Tempo

Avalie a capacidade do candidato em definir prioridades e cumprir prazos ao questionar sobre seu gerenciamento de tempo. Peça exemplos concretos de como otimizaram projetos passados, demonstrando eficiência e foco na entrega.

17. Habilidades de comunicação

Examine a adaptabilidade comunicativa do candidato ao indagar sobre suas habilidades de comunicação. Solicite exemplos de construção de relacionamentos sólidos e transmissão de informações complexas de forma clara e compreensível.

18. Recepção de feedbacks

Compreenda a maturidade e resiliência do candidato ao enfrentar feedbacks negativos. Pergunte sobre como usaram críticas construtivas para aprimorar, destacando a aceitação objetiva e a implementação das melhorias.

19. Desenvolvimento profissional

Avalie o compromisso com o aprendizado contínuo questionando como o candidato se mantém atualizado. Incentive exemplos de fontes confiáveis, como cursos online e redes profissionais, para demonstrar paixão pelo aprendizado e aplicação eficaz no trabalho.

20. Prepare o fechamento da entrevista

Após colher informações importantes sobre o perfil profissional do candidato, suas motivações e aspirações, conduza o encerramento da entrevista. 

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

Nesse momento, permita que o candidato faça alguma pergunta. Caso ele tenha dúvidas sobre o processo seletivo ou sobre o cargo, é a oportunidade para esclarecer tudo. 

Ainda, é importante informar sobre os próximos passos do processo seletivo e garantir-lhe retorno sobre o resultado. 

Com nosso guia, esperamos que as entrevistas de emprego sejam um instrumento eficiente para a contratação de pessoas

*Este artigo foi produzido pela equipe do RH Portal.

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Quer saber mais?
Fale com a Eva!

EvaTalks

5ª edição

Como construir uma marca empregadora forte

Evento online e gratuito

11 de abril, quinta-feira, às 11h