Funcionário do mês: o que é e como premiar?

por

por

Folhas roxas claras sobre um fundo em um tom roxo ainda mais escuro. No centro da imagem está escrito 'funcionário do mês'.

Com certeza você já viu em algum filme a clássica foto emoldurada do funcionário do mês. Para além da ficção, no entanto, a prática de escolha do funcionário do mês é uma tradição em muitas empresas ao redor do mundo. 

Essa prática se mostra uma grande aliada na valorização e reconhecimento dos colaboradores de uma empresa. Quando bem aplicada, ela pode trazer diversos benefícios como o aumento da produtividade, mais qualidade no trabalho prestado e funcionários mais satisfeitos com seu local de trabalho.

No texto, vamos trazer os resultados positivos que a escolha do funcionário do mês pode proporcionar no ambiente de trabalho. Além disso, conheceremos as formas de aplicar essa prática e também os critérios de seleção. Vamos lá!

O que é o funcionário do mês?

O funcionário do mês é um colaborador reconhecido como alguém de destaque em determinado mês do ano. Apesar do clichê dos filmes norte-americanos, a valorização de um funcionário do mês vai muito além de uma foto do colaborador emoldurada na parede.

Os funcionários são os pilares que sustentam uma empresa. Assim, reconhecer os esforços e qualidades deles é uma ótima estratégia para incentivar a produtividade, desempenho e criatividade no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, uma das melhores opções para despertar o que há de melhor nos colaboradores é o programa de funcionário do mês. Esta iniciativa é uma forma de agradecimento ao colaborador por integrar a equipe e trazer bons resultados, além de reforçar boas práticas e valorizar a presença e importância daquele funcionário na empresa. 

🐶 Relembre o caso do doguinho que virou o funcionário do mês após ser resgatado pelos donos de uma loja. 🐶

Duas fotos de um mesmo cachorro. Na esquerda, o cachorro preto de olhos castanhos e porte médio está encostado na perna de uma pessoa ao lado de um móvel de madeira. Na imagem da direita, um retrato do mesmo cachorro pendurado na parede  escrito 'funcionário do mês'.
Após uma promoCÃO, o doguinho foi escolhido como o funcionário do mês. 😅🐶

Por que escolher um funcionário do mês?

Um programa de bonificação bem estruturado pode trazer diversos benefícios não apenas para os funcionários do mês, como também para seus colegas que, afinal de contas, podem ser os próximos premiados. Vale lembrar de uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia que revelou que o funcionário satisfeito é 31% mais produtivo e até três vezes mais criativo.

E uma das melhores formas de cultivar a felicidade entre os colaboradores é, com certeza, o reconhecimento que a empresa demonstra pelo seu trabalho. Ainda assim, há cuidados que devem ser tomados ao adotar esta iniciativa.

É importante elaborar um programa onde aconteça uma competição saudável entre os colaboradores, prezando sempre pela inclusão e respeitando a  Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ao oferecer um programa de funcionário do mês, os colaboradores serão motivados não apenas pela premiação ao final do mês, mas também por saberem que trabalham em um local que valoriza seus colaboradores  e oferece oportunidades de destaque.

Assim, a empresa ganha com funcionários motivados, mais rapidez ao atingir as metas e equipes mais entrosadas e prestativas. Veja alguns pontos positivos da aplicação do programa de funcionário do mês:

  • Colaboradores satisfeitos, reduzindo o turnover da empresa. 
  • Maior qualidade do trabalho entregue pelos funcionários.
  • Resultados mais rápidos.
  • Uma equipe mais entrosada.
  • Melhora no clima organizacional.

Como escolher o funcionário do mês?

Assim que compreendemos a importância da escolha do funcionário do mês, a seleção deve ser feita da forma mais transparente possível para que não aconteçam confusões e desentendimentos durante o processo — até porque o programa deve ser um aliado no ambiente de trabalho e não o contrário. Os critérios devem ser estabelecidos respeitando os valores da empresa e a inclusão de todos os colaboradores.

Além do funcionário escolhido com base nos critérios estabelecidos, todo o programa deve ser conduzido de forma leve e que impulsione todos os funcionários de forma saudável, sem gerar constrangimentos e competições desrespeitosas.

Diferentemente do que muitos pensam, os resultados não são a única forma de avaliar o trabalho de um colaborador. Veja alguns exemplos dos critérios a serem considerados ao escolher o funcionário do mês: 

  • Bom relacionamento com a equipe.
  • Compromisso e pontualidade.
  • Metas atingidas e bons resultados.
  • Ideias inovadoras.
  • Habilidade na resolução de problemas.
  • Disposição para aprender.

Como premiar o funcionário do mês? 

Como dito anteriormente, a premiação deve ser compatível com o valor que o funcionário do mês tem para a empresa. Assim, é preciso ir além de um agradecimento público e um porta retrato com sua foto. Confira algumas dicas na hora de premiar seus colaboradores:

1. Vale-presente

O vale-presente é uma ótima opção para premiar o funcionário mais dedicado de determinado mês. Com este brinde, ele pode escolher o presente que mais combina com ele ao invés de se contentar com algo escolhido pelo RH ou líderes da organização.

2. Viagens

Quem não ia querer ganhar uma viagem? Premiando seu colaborador com isto, você cumpre o papel da organização de valorizar o funcionário, além de oferecer uma ótima oportunidade para ele conhecer um novo lugar. 

Uma meta de ano novo dessas, bicho! 🛣️🛫

3. Ingressos para shows, cinema e teatro 

Essa premiação traz inúmeras vantagens pois, além de agradar seus funcionários, você ainda oferece uma oportunidade de expansão no repertório cultural de cada um. Sem contar que esse prêmio para o funcionário do mês pode ser ofertado em parcerias com produtoras culturais, tornando-se uma solução mais barata para a organização.

4. Saldo no cartão para gastar como quiser

Como torna-se evidente, o saldo como prêmio é uma das melhores opções para agradecer o bom desempenho do colaborador escolhido como funcionário do mês. Dentre as vantagens desta solução, uma das maiores é que ela dá ao colaborador o poder de gastar esse saldo como quiser

Latinha de presentes roxa com folhas desenhadas. No meio da lata, está escrito 'Tornando o mundo mais flexível'. Ao lada da latinha há um Evacard, e ao redor dos dois itens alguns pisca piscas.

Portanto, com o cartão de benefícios flexíveis da Eva, a sua empresa pode oferecer este diferencial aos colaboradores. Assim, eles podem gastar a premiação viajando dentro ou fora do Brasil; indo em shows, peças de teatro ou assistindo filmes no cinema; além da possibilidade de transferir o valor para a própria conta bancária pelo Pix do Saldo Livre da Eva!

E então? Está convencido que o programa de funcionário do mês é um sucesso? Então vem conhecer o beneflex da Eva e descobrir que esta é apenas uma das soluções que podemos levar para melhorar o seu negócio.

Texto produzido por Jaqueline Ferreira.

Veja também: o que é salário utilidade ou salário in natura?

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!