Início » Blog » Saúde mental e alimentação: evitando o burnout

Saúde mental e alimentação: evitando o burnout

A saúde mental é um aspecto fundamental para a vida saudável, além de ser um assunto de extrema importância e que precisa ser discutido e entendido. Assim como a saúde do nosso corpo, a saúde da mente é extremamente relevante para o nosso bem-estar. E quando o assunto é saúde — seja física ou mental — a alimentação está diretamente relacionada.

Os impactos que uma saúde mental comprometida pode gerar afetam não apenas a vida pessoal, como a profissional e social também. Por isso, acompanhe o texto a seguir para descobrir como a saúde mental está ligada à alimentação e como evitar o burnout.

Antes de alimentação e saúde mental: o que é bem-estar mental?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”. De maneira resumida, saúde mental quer dizer bem-estar emocional.

Debater esse assunto é tão fundamental quanto saber cuidar de sua saúde mental, já que essas práticas podem evitar transtornos como depressão, ansiedade e estresse. Esses podem ter várias causas, mas, de certa forma, estão todos relacionados com as condições de vida impostas pelo contexto — de pandemia, crise econômica e futuro incerto — em que vivemos .

Inclusive, uma condição cada vez mais comum na atualidade é a síndrome de burnout, também conhecida como síndrome de esgotamento profissional. Essa é uma doença ocupacional que aparece em indivíduos que lidam constantemente com situações desgastantes e estressantes no ambiente de trabalho.

Dentre as causas que tornam o transtorno cada vez mais comum, estão a alta competitividade nos ambientes corporativos, a falta de reconhecimento profissional, ambientes de trabalho tóxicos e outros fatores. É muito importante se atentar com a prevenção dessa síndrome, pois ela pode resultar em grandes crises de depressão e ansiedade.

Importância de trabalhar a saúde mental

Cuidar da saúde mental é fundamental, pois ela afeta diretamente nossa qualidade de vida, impactando nos relacionamentos afetivos, nas amizades, relações familiares, no ambiente profissional, entre outras áreas. Além disso, para os que buscam uma vida saudável, é tão importante cuidar da mente quanto do corpo.

Também, uma pessoa que está mentalmente saudável consegue lidar com os sentimentos negativos de forma saudável e natural, além de ter mais confiança em si mesmo. Tudo isso também gera um reflexo positivo em sua disposição para encarar o dia e os desafios do trabalho. 

É importante trabalhar a saúde mental para evitar transtornos mentais ou amenizá-los, pois estes oferecem malefícios em vários sentidos. Confira agora os impactos da saúde mental no trabalho:

Como a saúde mental impacta na vida social e profissional 

Um dos lugares mais estressantes para grande parte das pessoas é o ambiente de trabalho. Profissionais de todas as áreas são cobrados para atingir metas altas, isso para não falar dos que possuem relações desgastadas com a liderança da empresa e colegas de trabalho.

Um profissional ansioso ou estressado tem mais dificuldades para se concentrar e interagir com os demais da equipe, e isso causa não apenas uma queda na produtividade como abala o clima organizacional. Para evitar estes infortúnios é aconselhável que as empresas criem ações de prevenção voltadas para o cuidado com a saúde dos colaboradores.

Se as empresas se conscientizarem e proporcionarem aos seus colaboradores um ambiente de trabalho saudável, consequentemente o desempenho e motivação melhoram e, assim, reduzem o estresse e os índices de insatisfação. Oferecer benefícios corporativos relacionados à saúde mental é uma ótima alternativa para isso, inclusive!

Ao eliminar ou reduzir os aspectos que tornam o ambiente e a dinâmica da organização tóxicos, as chances de melhorar a saúde mental dos colaboradores aumentam. Com isso, as empresas também garantem a chance de reduzir a taxa de turnover.

Como a alimentação impacta na saúde mental?

A alimentação saudável traz inúmeros benefícios para a saúde das pessoas. A nutrição tem um papel importante para diminuir os efeitos de certas síndromes e doenças mentais, como transtorno bipolar, ansiedade, estresse, além de diminuir o risco de doenças relacionadas ao sobrepeso.

O corpo e cérebro bem nutridos com micronutrientes suportam melhor o estresse e se recuperam mais facilmente de doenças mentais. Grande parte dos transtornos mentais provocam uma inflamação no organismo, assim como alguns tipos de alimentos podem provocar no corpo.

Vale ressaltar que uma dieta com excesso de alimentos industrializados — com excesso de corantes, conservantes, sódio, açúcares, farinha branca e refinados — é considerada como uma alimentação inflamatória. Isso, juntamente com alguma inflamação causada por uma saúde mental desbalanceada pode ser muito desgastante para o paciente.

Confira no vídeo como a alimentação impacta na saúde mental:

Como adaptar a alimentação para uma boa manutenção da saúde mental?

Da mesma forma que uma alimentação inflamatória pode ser prejudicial à saúde mental, existem alguns alimentos que ajudam a melhorar o controle emocional e funções cerebrais.

Alimentos como brócolis, ovo e folhas verdes escuras devem fazer parte do cardápio, pois possuem propriedades nutricionais que contribuem para o equilíbrio emocional. Também, o ômega 3 encontrado em peixes mais gordurosos ou em suplementação, desde que prescrita por um especialista, também é um mineral importante para a saúde do cérebro.

Outros alimentos importantes na dieta são os ricos em magnésio (espinafre, sementes, bananas), pois eles agem beneficiando o desempenho cognitivo e como antidepressivo. No geral, é importante dar preferência sempre para o consumo de alimentos saudáveis. 

E aí? Entendeu que uma dieta equilibrada, que fornece os nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas dá um up no seu humor para encarar o trabalho e os problemas da vida? Então além de melhorar sua saúde, uma dieta saudável também te faz mais feliz!

Por isso, deixe seu comentário caso tenha gostado. Também não esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos e familiares!

Indique a Eva Benefícios para seu RH!

Você acredita que com nosso #EvaCard os seus benefícios vão decolar? Então preencha abaixo para apresentarmos nossas soluções para seu RH!

Tópicos

Compartilhe

Este artigo foi feito por

Artigos recentes