Alimentação e Outubro Rosa: como a nutrição pode prevenir o câncer?

por

por

Pessoas de rosa dando as mãos. No título: "alimentação e outubro rosa" ou "nutrição e outubro rosa".

Em sintonia com a campanha Outubro Rosa, é importante destacar o papel crucial da alimentação e do tratamento oncológico na prevenção e combate ao câncer. A nutrição desempenha um papel vital no tratamento, evitando a desnutrição e a perda de massa muscular nos pacientes diagnosticados com câncer.

Dessa forma, é possível enxergar o papel central que a nutrição tem no outubro rosa. É válido saber, inclusive, que assim como há alimentos benéficos à prevenção do câncer, outros estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da doença.

Saiba mais sobre alimentação e outubro rosa adiante.

Nutrição e Outubro Rosa: a alimentação no tratamento oncológico

A nutrição no outubro rosa e em casos de pacientes com câncer é um assunto sério e que deve ser tratado com delicadeza. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica, a desnutrição calórica e proteica em pacientes internados por diversas doenças, no Brasil, chega a quase 50,0%. Surpreendentemente, entre os pacientes com câncer, o índice chega a alarmantes 66,4%.

Assim, é fundamental adotar uma abordagem de alimentação saudável no tratamento do câncer. Manter um peso saudável, praticar atividade física e seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais, enquanto reduz gorduras saturadas e álcool, são elementos-chave nesse processo.

Mesmo para pessoas que não desenvolveram nenhum câncer, estes hábitos são ricos pois ajudam a preservar a saúde do corpo de forma geral, evitando, assim, o surgimento de tumores. Veja mais no vídeo:

Importância de cada grupo alimentar no Outubro Rosa

Os alimentos são divididos em grupos alimentares e cada um deles é fundamental na prevenção e tratamento do câncer.

Carboidratos: A importância dos carboidratos está relacionada a eles serem fontes de energia. Opte por fontes de carboidratos integrais e reduza o consumo de açúcares e alimentos industrializados.

Proteínas: Nesse Outubro Rosa, reforçamos a necessidade de proteínas na dieta, que auxiliam na reconstituição do organismo e no sistema imunológico. Escolha opções magras, como carnes magras, peixes, ovos e leguminosas.

Lipídeos: O consumo adequado de lipídeos é vital, pois auxilia na reconstrução de hormônios e fornece energia. Dê sempre preferência a gorduras saudáveis.

3 Dicas de Alimentação para o Outubro Rosa

Confira dicas alimentares valiosas para o outubro rosa e a prevenção do câncer.

Incorporar alimentos ricos em antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas (especialmente bagas), vegetais (principalmente folhas verdes), nozes e sementes, podem ajudar a combater os danos causados pelos radicais livres, que estão associados ao desenvolvimento do câncer. Esses alimentos também contribuem para fortalecer o sistema imunológico e promover a recuperação.

Manter a hidratação adequada

A hidratação é fundamental durante o tratamento oncológico. A terapia, medicamentos e possíveis efeitos colaterais podem aumentar o risco de desidratação. Certifique-se de beber água regularmente ao longo do dia. Às vezes, bebidas eletrolíticas também são recomendadas para repor eletrólitos perdidos.

Adotar opções proteicas magras e de qualidade

Durante o tratamento do câncer, é importante obter proteínas de alta qualidade para apoiar a reparação do tecido e manter a força. Opte por fontes de proteína magra, como frango, peixe, ovos, leguminosas e produtos lácteos com baixo teor de gordura. A proteína é essencial para a cicatrização e a manutenção da massa muscular, especialmente se houver perda de peso.

Receita Saudável: sorvete de inhame com manga

E para a prevenção do câncer, não há nada como uma alimentação saudável e gostosa. Por isso, confira uma receita rápida de sorvete de inhame com manga.

Ingredientes: 1 manga picada, 2 cm de gengibre, 1 inhame picado, 100 ml de água.

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes até obter uma consistência homogênea e leve ao congelador para firmar.

Veja também: receitas de sucos naturais nutritivos.

Por fim…

Neste Outubro Rosa, lembramos que a alimentação desempenha um papel crucial na luta contra o câncer. Cada paciente é único, portanto, é vital colaborar com um nutricionista para adaptar o tratamento de forma personalizada.

Se deseja oferecer mais saúde e bem-estar aos funcionários, conheça o Eva Cuidar: a solução de bem-estar corporativo da Eva Benefícios.

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!