Receitas de sucos nutritivos: benefícios dos sucos

por

por

Frutas ao redor de garrafas. O texto em destaque, no centro da imagem, diz "Sucos nutritivos".

Como nativos de um país tropical, dá para dizer que a maioria dos brasileiros, gostem ou não, estão acostumados com o calor. E é principalmente no clima quente — mas não só nele — que é necessário se atentar à hidratação e boa alimentação. Para isso, há inúmeras opções de sucos nutritivos e saudáveis.

Os sucos nutritivos são uma ótima opção saudável, que além de refrescar no calor também são fáceis de preparar. Além disso, estes oferecem uma enorme quantidade de vitaminas e sais minerais, que contribuem para uma alimentação saudável e balanceada.

Por isso, para descobrir como se refrescar no verão ou em qualquer outra estação com sucos naturais, e ainda conferir 3 receitas de sucos nutritivos deliciosos, continue a leitura do artigo.

Por que tomar sucos naturais?

Os sucos de frutas são fontes de nutrientes como a vitamina C, que é presente nas frutas cítricas. Mas não só de laranjas e limões são feitos os sucos nutritivos: há opções de sucos com hortaliças, que fazem com que o corpo absorva mais rápido os nutrientes. 

E para potencializar a carga nutritiva que os sucos levam ao seu corpo, há também como combinar frutas, legumes e verduras, criando os sucos combinados. Neste grupo, há inúmeras opções de sucos desintoxicantes e até mesmo para curar a ressaca. Vale a pena conferir no vídeo:

Três suquinhos para garantir uma boa recuperação de um happy hour.

É importante lembrar que, para além de todos os nutrientes que os sucos trazem, eles também contêm água, que atua no processo metabólico do organismo; controla a temperatura corporal e ainda ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Dessa forma, os sucos têm um papel importante em uma alimentação saudável, desde que preparados com os ingredientes certos.

Quem possui o hábito de tomar sucos nutritivos, tem um bom funcionamento do intestino, níveis controlados de colesterol e glicemia, além de pele, unhas e cabelos mais bonitos.

💡 Os sucos são ricos em nutrientes, mas frutas, legumes e verduras in natura possuem mais fibras ainda. Não deixe de consumi-los também in natura. 💡

Dicas para o preparo de sucos naturais e nutritivos

O preparo de sucos deve ser feito com ingredientes frescos e naturais, para que seja rico em nutrientes. Os sucos industrializados passam pelo processo de pasteurização e há uma perda considerável de nutrientes. 

Os sucos naturais são ótimos, livres de aditivos e conservantes, e o seu consumo deve ser imediato após a preparação para evitar perdas e o desgaste dos alimentos.

Pensando nos benefícios dos sucos naturais, separamos algumas dicas para vocês aproveitarem o calor com um suco refrescante e saudável:

  1. Sucos de frutas naturais são a melhor opção. Sucos de caixinha, de pó solúvel ou refrigerantes contêm quantidades enormes de açúcar. 
  2. Faça misturas de diferentes frutas e acrescente hortaliças. Além de experimentar diferentes sabores, isto acrescenta vários nutrientes excelentes para uma alimentação saudável.
  3. Experimente fazer gelo de frutas picadinhas e ervas para incrementar ainda mais os sucos. Coloque em formas de gelo com água e congele. Você pode usar em sucos e até mesmo na água, para otimizar o sabor. 
  4. Opte por frutas da estação, pois assim você economiza, aproveita os alimentos em sua melhor época e consegue fazer excelentes combinações.
  5. As frutas já possuem um açúcar natural, chamado de frutose. Por isso, o ideal é evitar a adoção de açúcares ou adoçantes nos sucos, para não aumentar a ingestão calórica, e acabar aumentando o índice glicêmico. 
  6. Opte por não coar os sucos. Você evita, assim, perder as fibras, que são responsáveis por promover a sensação de saciedade e controlam a absorção de açúcares no organismo.

Agora que você já conferiu dicas para o preparo de sucos naturais, descubra três receitas de sucos nutritivos para melhorar sua vida.

3 receitas de sucos nutritivos

Para compor sua dieta, confira três opções de receitas de sucos naturais para turbinar sua saúde.

Infográfico com três receitas de sucos naturais, saudáveis e nutritivos. Suco vermelho; suco verde e suco laranja.

Suco vermelho

Receita de suco vermelho: beterraba + morango + maçã + laranja + limão.
Receitinha de suco vermelho.

O suco vermelho é rico em nutrientes antioxidantes e pode ajudar a prevenir o envelhecimento celular.
Receita de suco vermelho:

1 beterraba + 6 morangos + 1 maçã picada + ½ laranja + suco de ½ limão + 150 ml de água. Bata tudo no liquidificador.

Suco verde

Receita de suco verde = limão + coco + couve + pepino + maçã
Receitinha de suco verde.

O suco verde, queridinho das dietas de emagrecimento, pode sim contribuir para a perda de peso, mas sua principal função é trazer mais nutrientes como o ácido fólico e fibras ao dia-a-dia

Receita de suco verde

Suco de ½ limão + ½ copo de água de coco + ½ folha de couve picada + 1/3 de um pepino + 1/2 maçã. Bata tudo no liquidificador.

Suco laranja

Receita de suco laranja = laranja + cenoura + gengibre.
Receitinha de suco laranja.

O suco laranja pode turbinar a sua refeição por conter a vitamina C e ajuda na absorção do ferro.

Receita de suco laranja:

3 laranjas + ½ cenoura picada + 1 colher de chá de gengibre ralado. Bata tudo no liquidificador.

São três sucos nutritivos que vão dar um resultado gigante na sua saúde mental, física e na sua disposição.

Veja também: 9 dicas para o aproveitamento integral de alimentos.

Podemos ver, então, que os sucos naturais são excelentes acompanhamentos para seu estilo de vida. Eles contribuem para a hidratação do organismo de forma mais saborosa e nutritiva, sendo ricos em vitaminas, fibras e minerais.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

Se você gostou das receitas de sucos nutritivos, coloque os sucos naturais na e compartilhe o conteúdo para seus amigos colocarem nas deles!

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Comentários

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Ryath
6 meses atrás

Muito importante o sabor e a nutrição, gratidão.

Quer saber mais?
Fale com a Eva!