Aqui em Minas nós adoramos um cafézinho em qualquer horar do dia: de manhã, após o almoço ou até mesmo no lanche da tarde. Mas além de ser uma marca cultural de Minas Gerais e do Brasil, há inúmeros benefícios do café quando este é ingerido nas doses recomendadas.
Mas antes de começar a falar sobre esse assunto é importante conhecer sobre o café. Trata-se de uma bebida produzida por meio da torrefação das sementes do fruto do cafeeiro — a planta responsável pela sua produção.
O café é uma bebida apreciada em todo o mundo, sendo constituído de água, vitaminas, e minerais como magnésio, cálcio, sódio e potássio. Saiba mais sobre os benefícios do café adiante.
O que é o café?
O café é uma bebida derivada do fruto cafeeiro (coffea sp.) cultivada em várias regiões do mundo. Vale lembrar que o Brasil se destaca como o maior produtor e exportador de café atualmente.
Além da bebida rica em cafeína, o fruto do cafeeiro pode ser usado para outros fins, como para a produção de cosméticos e medicamentos. A cafeína, substância predominante no café, é um composto que estimula o sistema nervoso central ajudando a combater alguns problemas de saúde como por exemplo a depressão, melhorando o humor e a condição física e mental.
Saiba tudo sobre o café pelo vídeo abaixo:
O aroma, sabor e quantidade de cafeína contida em uma xícara de café varia de acordo com o tipo de moagem, a forma de preparo dos grãos e outros fatores. A título de curiosidade, o café solúvel apresenta menos cafeína em relação ao moído e torrado.
É de extrema importância lembrar que os benefícios do café aqui tratados são referentes ao consumo da bebida pura. O acréscimo de açúcar, leite, leite condensado, manteiga ou chantilly na bebida acrescenta calorias ao café.
Então vamos conhecer um pouco sobre os benefícios do café:
Os 6 principais benefícios do café
1. Auxiliar no emagrecimento.
Além de ser uma bebida com baixo teor calórico, o café tem propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo. A cafeína pode aumentar a queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento.
2. Prevenir de doenças cardiovasculares
O café é rico em antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a combater radicais livres, promovendo a saúde das artérias e melhorando, assim, a circulação do sangue. O consumo regular da bebida, aliado a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares, também previne o risco de infartos.
3. Melhorar a performance física
Um dos melhores benefícios do café está no fato da cafeína aumentar os níveis de adrenalina no nosso sangue. Esse up do café é o que deixa o corpo mais pronto e disponível para atividades físicas e para a queima de ácido graxo — a molécula de gordura presente no nosso sangue.
Vale o adendo, no entanto, que a cafeína em excesso pode levar a desidratação, o que pode prejudicar o rendimento nos exercícios. Por isso, é importante ficar atento às quantidades de café que você toma durante o dia.
Não é porque um alimento faz bem que você pode tomar ou comer em excesso. Estudos do Ministério da Saúde sobre o consumo de café mostram que até 400 mg de cafeína por dia é uma dose aceitável, isso dá em torno de 3 xícaras de café durante o dia.
4. Prevenir o envelhecimento precoce
O café é um potente antioxidante que ajuda a reduzir efeitos de radicais livres que, em excesso, podem causar envelhecimento precoce e aparecimento de doenças degenerativas.
5. Melhorar memória e concentração
Por ser rico em cafeína, um dos principais benefícios do café é que ele ajuda a melhorar a concentração, diminuindo o sono e melhorando, também, a memória. Vale o adendo, no entanto, que a bebida não pode substituir uma boa quantidade de sono, então não se esqueça de descansar apropriadamente!
6. Prevenir diabetes
O café, como já dito, possui antioxidantes que protegem as células do pâncreas, levando uma melhora na função do hormônio insulina e regulando, assim, os níveis de glicose no sangue — o que acaba prevenindo a diabetes.
Quantidades recomendadas para o consumo do café
A ingestão de café recomendada para adultos saudáveis é de 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a aproximadamente 4 xícaras de café coado. Mulheres que estejam grávidas, planejando engravidar ou amamentando, devem consumir no máximo 200 mg de cafeína por dia, o que corresponde a um total de 2 xícaras de café coado.
Já crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes, devem ingerir somente 100 mg de cafeína de café. Pessoas com pressão alta devem limitar o consumo de café a 200 mg de cafeína por dia, o que equivale a 2 xícaras de café coado por dia.
É importante lembrar que a cafeína está presente no cacau, no guaraná e em chás. Por isso, não deve ser contabilizada apenas a cafeína consumida no café, mas de tudo o que comemos e bebemos no dia a dia.
Por fim…
Podemos observar que o consumo de cafeína, quando realizado com regularidade, pode ser extremamente vantajoso para a saúde. Além dos benefícios do café, é importante também saber as razões pelas quais devemos evitar o açúcar na alimentação.
Compartilhe o conteúdo se você gostou, e entre em contato caso queira cuidar dos seus colaboradores!