EVENTO GRATUITO!
Eva Talks #5: Como construir uma marca empregadora forte. Inscreva-se

Benefícios criativos? Conheça 7 para transformar sua empresa!

por

por

Quatro pessoas de óculos escuro batendo as mãos em um 'high five'.

Se eu te perguntasse quais são os benefícios corporativos que você conhece, o que você diria? É um chute, mas imagino que sua resposta abordaria os vales refeição, alimentação, combustível e transporte, os planos de saúde e odontológico e…quais os outros mesmo?

É fato que todos esses citados acima são benefícios quase básicos para os profissionais decidirem se querem ou não trabalhar em sua empresa. Mas você já pensou em transformar a satisfação dos seus colaboradores e a imagem empregadora de sua organização oferecendo benefícios criativos para os funcionários?

Benefícios criativos são aquelas vantagens que saem da caixinha e que você deveria ao menos considerar oferecer. Se não ficou muito claro, acompanhe para descobrir o que são os chamados benefícios tradicionais, exemplos de benefícios criativos para os colaboradores e algumas empresas que inovaram e tiveram resultados incríveis. Chega aí!

Banner da Eva, a solução perfeita para seus funcionários.

O que são benefícios tradicionais?

O conceito de benefícios criativos só existe pela existência dos chamados benefícios tradicionais. Esses devem ser compreendidos como aqueles benefícios corporativos que são assegurados por lei ou são opcionais, mas que grande parte das organizações oferecem.

Os benefícios que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) assegura para os trabalhadores são:

  • Vale-transporte;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Hora extra ou adicional noturno;
  • Décimo terceiro salário;
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Licença maternidade.

Apesar de todo trabalhador com registro em carteira ter direito de receber todos esses, as organizações destacam-se no mercado pelos benefícios opcionais que são oferecidos aos colaboradores. Conheça agora os benefícios mais convencionais que as empresas oferecem aos funcionários:

  • Vale alimentação;
  • Vale refeição
  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Vale combustível;
  • Vale presente;
  • Comissão e participação nos lucros.

Mesmo sendo os mais genéricos, por assim dizer, se sua empresa oferecer todos ou só alguns desses, ela já ganhará um grande diferencial competitivo na disputa pelos melhores profissionais do mercado — além de ajudar também na retenção de talentos. Vale lembrar que uma pesquisa do Glassdoor mostrou que 80% dos profissionais avaliam os benefícios como um grande fator para aceitarem, ou não, um novo emprego.

Banner da solução de premiação para funcionários da Eva.

Até por isso, sair do comum em relação aos benefícios que sua empresa irá oferecer é uma ótima ideia para tornar seu local de trabalho único e desejado pelos profissionais. Conheça agora 7 ideias e cases de benefícios criativos para os colaboradores.

Benefícios criativos para colaboradores: 7 ideias e cases de sucesso

Além dos tradicionais VA e VR, conheça agora 7 benefícios criativos que sua empresa pode oferecer para seus colaboradores:


Dia do pet no escritório

Há quem diga que os pets são os novos filhos e as plantas são os novos pets. Pensando nisso, que tal incentivar os colaboradores a terem um dia para levarem seus bichinhos ao escritório? Com alguma organização, dá pra transformar seu local de trabalho em uma explosão de fofura!


Apoio psicológico

Vamos evitar o surto, né mores? Por várias razões, hoje a síndrome de burnout e outras doenças ocupacionais estão tornando-se cada vez mais frequentes. Paralelamente, as pessoas também estão entendendo a importância do cuidado com a saúde mental.

Então, que tal garantir que seus colaboradores estão em dia com seus ‘divertidamente’ oferecendo um valor mensal para consultas psicológicas? Empresas maiores podem até mesmo terem seus próprios psicólogos, como é o caso da Ambev, que há alguns anos inaugurou a área de bem-estar, diversidade e saúde mental.


Ginástica laboral

Se há algumas décadas as pessoas se exercitavam apenas por motivos estéticos — já que não dava pra resolver tudo pela internet — hoje, com as facilidades do mundo moderno, é importante reservar um tempo para o cuidado com o corpo. Nesse cenário, a ginástica laboral é uma ótima opção para incentivar o bem-estar físico no ambiente de trabalho.

A Usemobile, empresa de aplicativos sediada em Ouro Preto, oferece esse benefício para seus colaboradores em lives que são transmitidas no Instagram. Ah! E elas são abertas para qualquer pessoa interessada em participar.


Clube do livro

Uma pesquisa do Instituto Pró-Livro expôs que o brasileiro lê menos de 3 livros completos por ano. Infelizmente, a realidade é que a leitura não é considerada uma atividade de lazer em nosso país, e a maioria das pessoas relacionam ela apenas com estudos. 

Se você conhecer os benefícios da leitura, ficará difícil não pensar em como essa prática pode desenvolver seus colaboradores. Por isso, considere estabelecer um clube do livro onde você e seus colegas poderão debater suas últimas leituras.

Precisa de inspiração? Conheça o caso da filial da Atlas Schindler que inaugurou um clube de livros para novos líderes da empresa.

Auxílio-creche

Todo pai e mãe sabe que, às vezes, é impossível trabalhar se a preocupação com os filhos está falando mais alto. Por isso, algumas empresas oferecem para os pais colaboradores um auxílio-creche que, além de ajudar com os custos, também garante que eles tenham onde deixar os filhos para irem trabalhar.

Empresas maiores, como é o caso da Natura, oferecem creches na empresa para seus colaboradores. É claro que isso não é acessível para todas as empresas, mas imagine que demais poder cumprir suas horas de trabalho com a tranquilidade de saber que seus filhos estão logo ao lado?

Sesta

Um dos principais problemas da modernidade é a desvalorização de uma boa noite de sono. De acordo com levantamento da Agência Brasileira de Sono (Absono), o brasileiro está dormindo cada vez menos, passando de 6,6 horas por dia em 2018 para 6,4 horas em 2019.

Isso, além de aumentar o risco de doenças ocupacionais e outras patologias, também apresenta reflexos na produtividade no trabalho. Por essa razão, algumas empresas como o Google estão oferecendo para seus colaboradores locais específicos em seus escritórios para um descanso durante o expediente.

Voluntariado remunerado

Sabia que quando você faz trabalho voluntário, além de estar ajudando outras pessoas, você também está se fazendo mais feliz? Pelo menos é isso que garante uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.

Mesmo sem a remuneração, há, evidentemente, inúmeras outras boas razões para se praticar voluntariado. Mas ao oferecer esse benefício aos colaboradores, você também pode fazer com que eles criem gosto por fazer o bem. O Itaú, a Ambev e a C&A — três gigantes de seus setores — acreditam no potencial transformador do voluntariado empresarial.

Bônus: cartão de benefícios flexíveis

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

Se chegou até aqui, acredito que já esteja convencido do potencial revolucionário que um bom pacote de benefícios pode trazer para uma empresa. E aqui na Eva também acreditamos nisso.

Por isso, não importa se você quer oferecer o pacote tradicional ou benefícios criativos para os colaboradores: com as 8 categorias do cartão de benefícios flexíveis da Eva, você pode ter tudo em um só lugar. 
Por exemplo: colocando saldo na categoria educação, você poderia subsidiar não apenas livros, mas também cursos para seus colaboradores. Na categoria saúde, poderia dedicar algum saldo para seus colaboradores irem ao psicólogo, e por aí vai.

Então não vai perder mais tempo, né? Entre em contato com a Eva para descobrir o que podemos fazer por você, pela sua empresa e pelos seus colaboradores. 💜

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Quer saber mais?
Fale com a Eva!

EvaTalks

5ª edição

Como construir uma marca empregadora forte

Evento online e gratuito

11 de abril, quinta-feira, às 11h