Como economizar na Black Friday? 10 dicas!

por

por

Padrão do fundo da imagem é preto com folhas roxas. Em destaque está escrito 'Black Friday'.

A Black Friday, comemorada na última sexta-feira de novembro, é a data em que inúmeras empresas promovem descontos significativos. Até por isso, economizar pode ser difícil sem ter boas dicas para a Black Friday.

Com tantas marcas e produtos com descontos, inúmeros usuários ficam perdidos em meio a tantas opções de compras. Neste momento, vale a pena conferir também algumas dicas básicas de gestão financeira para economizar na Black Friday.

Por isso, confira neste artigo 10 dicas para economizar na Black Friday e aproveitar as promoções sem comprometer o seu orçamento. Se eu fosse você, ficaria de olho 👀 na dica número sete!

O que é Black Friday?

A Black Friday é, em suma, a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, período em que inúmeras empresas realizam promoções e campanhas.

Antes de conferir dicas para a Black Friday, vamos retomar até a origem deste dia que é comemorado no Brasil desde 2010. Entretanto, a história desta data importantíssima para o setor de comércio e varejo remete ao século passado.

Em meados de 1950 o termo já era utilizado por trabalhadores que davam aquele famoso migué e fingiam estar doentes após o Dia de Ação de Graças — comemorado na quinta-feira que antecede a Black Friday.

Há relatos, também, de forças policiais dos Estados Unidos utilizando o termo para caracterizar o dia de trânsito caótico que se dava após o feriado. Ainda assim, foi só por volta de 1980 que o termo passou a ser utilizado para designar a sexta-feira em que os lojistas concedem descontos e promoções.

Atualmente, a Black Friday é considerada a primeira e mais importante data para compras antes do Natal. 

10 dicas para Black Friday: economize nas compras!

A Black Friday pode ser muito proveitosa para aqueles que têm uma boa gestão financeira. Para as demais pessoas, no entanto, é necessário se atentar em algumas dicas para aproveitar as promoções

Confira agora 10 dicas para economizar na Black Friday.

1. Procure em vários sites

Algo que todo consumidor sabe — ou, ao menos, deveria saber — é que nunca se deve comprar um produto na sua primeira opção de site ou estabelecimento.

Para ter certeza de que pagará mais barato, uma boa dica para o Black Friday é comparar os preços de diversos estabelecimentos e/ou e-commerces na hora de fazer a aquisição do seu produto ou serviço.

2. Compare diferentes marcas

Para aproveitar as promoções do Black Friday é necessário que o usuário tenha alguma flexibilidade em suas intenções de compra. Por vezes, algumas marcas oferecem descontos maiores que as concorrentes, e o contrário também é aplicável.

Assim, certifique-se, antes de concluir uma compra, que a concorrência não está com descontos maiores. Às vezes, é possível pegar um produto melhor por um preço muito mais acessível.

3. Faça uma lista de compras

Tanto para ir ao supermercado no dia a dia, quanto para aproveitar as promoções do Black Friday: é ideal ter em mente tudo o que você precisa ou quer comprar antes de ir até a loja.

Assim, é essencial elaborar uma lista de compras e, desta forma, evitar gastos desnecessários e até poupar tempo.

4. O golpe está aí!

De acordo com levantamento feito pela Neotrust, a Black Friday 2021 movimentou R$5,4 bilhões. Com este volume intenso de compras e vendas, surgem também golpes que acabam por descredibilizar este período de promoções.

Assim, todo cuidado é pouco para evitar golpes e fraudes. Existem sites, como é o caso do Reclame Aqui, que são especializados em avaliações e reclamações sobre empresas, então não deixe de conferir a credibilidade das lojas em que você irá comprar.

5. Acompanhe as redes sociais

Para ficar sabendo em primeira mão sobre todas as promoções — e evitar que o produto desejado acabe antes de você comprar — existem maneiras de monitorar as ofertas.

Muitas empresas, inclusive, postam todos os descontos que estão disponíveis nas redes sociais. Portanto, uma boa dica para o Black Friday é ficar ligado nas redes!

6. Veja avaliações e comentários

Principalmente na internet, onde não é possível ver pessoalmente o produto que você irá comprar, é fundamental que você procure os feedbacks de outros compradores.

Assim, você pode descobrir com mais detalhes o tamanho e material dos produtos, por exemplo, observando para isso as avaliações de outros usuários.

7. Não seja impulsivo

Acalme o coração, amor! Nenhuma compra deve ser feita antes de fazer uma boa reflexão sobre a real necessidade daquela aquisição.

Mesmo que neste período os descontos sejam atrativos, é bom considerar alguns aspectos antes de concluir uma compra. Assim, uma boa dica para Black Friday é conferir as perguntas que você deve se fazer antes de comprar alguma coisa.

8. O barato pode sair caro

Conhece aquela frase: “Quando a esmola é demais o santo desconfia”?. Ela é cabível para explicar a necessidade de você desconfiar dos preços milagrosamente baixos.

Há inúmeros relatos na Black Friday sobre compras que nunca chegaram, até mesmo casos mais graves em que cartões de crédito e informações de pagamento foram expostas. Por isso, não acredite em qualquer anúncio!

9. Considere a taxa de entrega

A pandemia acelerou tanto o processo de digitalização que, atualmente, estima-se que o Brasil foi o país com maior crescimento no número de compras no e-commerce, de acordo com um levantamento da CupomValido.

Com isso, vem também a necessidade de se atentar às taxas de entrega. Por vezes, pode sair mais barato adquirir o produto em um estabelecimento físico ao invés de um e-commerce.

10. Pague à vista

Se tem algo que o brasileiro gosta tanto quanto futebol e samba é de uma compra parcelada em 12x. Para a gestão financeira, no entanto, este hábito é bem condenável.

E muito disso se deve pois, ao parcelar compras em muitas vezes, você acaba comprometendo o seu orçamento mensal, e parte dele fica destinado ao pagamento da dívida.

BÔNUS: Economize na Black Friday com o Evacard

Uma pessoa vestida de camisa roxa da Eva e com unhas pintadas de vermelho segura uma máquina de cartões da Gerencianet. Outra pessoa insere um cartão Eva na maquininha.
Economize com a Eva!

Sabia que vários estabelecimentos, como é o caso de grandes supermercados e até em apps de deliverys, oferecem ofertas exclusivas aos seus clientes na Black Friday?

E para deixar fácil na hora de pagar, é só ir com um cartão que é aceito em qualquer maquininha, em praticamente qualquer país e sem taxas: o Evacard.

Com os beneflex da Eva, você pode aproveitar todos os descontos do Black Friday, sejam eles em mercados, restaurantes ou onde der na telha.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

E aí, conferiu as dicas para economizar no Black Friday que preparamos para você? Então fique de olho na sua fatura, não compre nada desnecessário e aproveite os descontos!

Até logo.

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!