Início » Blog » 16 perguntas de entrevista de emprego mais frequentes
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

16 perguntas de entrevista de emprego mais frequentes

A entrevista de emprego é uma ferramenta estratégica para as empresas. Portanto, deve ser realizada com o máximo de clareza possível. Ela oferece a oportunidade para conhecer o profissional que deseja ingressar na equipe. 

Quando bem conduzida, a entrevista consegue fornecer detalhes que não estão explícitos no currículo. Esse conteúdo mostra 16 perguntas que um analista de RH pode fazer para colher o máximo de informações relevantes

Continue a leitura e descubra como conduzir bem uma entrevista de emprego na sua empresa. 

O que acontece em uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é uma das etapas do processo seletivo. Nela, o recrutador faz uma série de perguntas ao candidato. O objetivo é conhecer melhor a pessoa que está pleiteando uma vaga na empresa. 

Para isso, o recrutador indaga sobre pontos de interesse. Nesse sentido, experiências anteriores, características do perfil, conhecimentos adquiridos e o interesse do candidato na empresa são relevantes. 

A entrevista de emprego também é a oportunidade de examinar melhor o currículo e sanar dúvidas a respeito da trajetória profissional. 

Em geral, é a fase que mais gera ansiedade entre os candidatos. No entanto, seja presencial ou por videochamada, a entrevista de emprego é fundamental para qualificar o recrutamento. Este artigo é focado em analistas de RH, então se você for um candidato, veja como responder perguntas de entrevista.

Dicas sobre vestuário

A entrevista de emprego é, antes de tudo, um compromisso formal. Muitas vezes, ela é o primeiro encontro entre recrutador e candidato. Por isso, causar uma boa impressão é a regra.

A regra básica é o bom senso e levar em conta o estilo da empresa, atendendo ao dress code — se houver. Sem exageros e sem arriscar demais.

O que deve chamar a atenção durante a entrevista de emprego é o currículo e o perfil comportamental, não a vestimenta. 

Como o candidato deve se portar durante a entrevista de emprego

O recrutador deve observar a postura do candidato enquanto conduz a entrevista. Além do nervosismo e timidez, alguns profissionais podem ter dificuldade para expressar-se, gerando ainda mais ansiedade. Alguns pontos que o analista de RH deve observar são:

  • o candidato deve olhar direto para o recrutador. Não de maneira afrontosa, mas com sinceridade e credibilidade. O contato visual é muito importante nessas ocasiões;
  • o profissional deve sentar-se confortavelmente, mas sem exagero. Ombros abertos e cabeça erguida transmitem segurança.

As mesmas dicas valem para o recrutador. A postura deve ser formal para um encontro de negócios. Mas não rígida a ponto de intimidar o candidato. 

Principais perguntas em uma entrevista de emprego

Elaborar um roteiro dos assuntos que serão abordados é uma ótima estratégia. Algumas perguntas são de praxe, outras podem surgir no contexto da entrevista. Abaixo seguem alguns questionamentos frequentes em um processo seletivo, sob a ótica do entrevistador. 

1. Peça ao candidato para falar sobre ele mesmo

Nesse momento, o candidato deve apresentar sua trajetória profissional, de forma resumida. Conquistas, experiências e aprendizagens importantes na carreira devem ser o foco. 

2. Motivação para trabalhar na empresa 

Dê ao candidato a oportunidade de falar sobre seus anseios. Permita-lhe mostrar o que sabe sobre a organização e de que maneira o trabalho dele pode agregar. 

3. Habilidades de liderança

Ainda que o candidato busque uma vaga de gestão, questione sobre oportunidades em que precisou exercer a função de líder e liderar. 

4. Pontos fortes e fracos

Peça que o candidato comente suas habilidades para identificar quais atendem aos critérios de seleção. Considere ouvir também os pontos fracos para que eles possam ser trabalhados em outra oportunidade. 

5. Perspectiva de futuro

Considerando a estrutura da empresa, pergunte onde o candidato espera estar em cinco ou 10 anos. É a oportunidade para mostrar se tem ambição e planos

6. Maiores conquistas da carreira

É interessante para a empresa quando as realizações do candidato estão alinhadas ao perfil da vaga e aos valores organizacionais

7. Razões para a contratação

Procure identificar quais habilidades e experiências adquiridas o qualificam para assumir a função. 

8. Trabalho em equipe

Nessa questão, não basta apenas responder afirmativamente. Conduza a conversa para que o candidato traga exemplos de como trabalha em colaboração com seus pares

9. Expectativas de salário

O candidato deve conseguir valorar seu trabalho. Significa saber qual o salário médio da categoria e benefícios aos quais tem direito. É a oportunidade dele mostrar que conhece o mercado de atuação. 

10. Candidatura em outras empresas

É importante saber se o profissional tem outras perspectivas e busca opções semelhantes no mesmo segmento. 

11. Desligamento do emprego atual ou mais recente

Essa pergunta pode ser embaraçosa para o candidato, mas valiosa para o recrutador. Analise as justificativas dele para a demissão e confirme se está motivado para traçar novos caminhos. 

12. Estilo de gestão

As empresas buscam gestores com espírito de liderança, mas flexíveis. Procure reconhecer essas qualidades no candidato e peça que ele mencione experiências onde pode exercê-las. 

13. Percepção dos colegas

Pergunte qual a percepção que colegas e lideranças de empresas anteriores têm sobre o candidato. Assim, ele terá a chance de “vender” seu perfil profissional. 

14. Lacunas no currículo

Nem sempre um hiato na carreira é algo negativo. Muitas vezes pode ter uma razão pessoal ou familiar envolvida. Peça uma narrativa profissional cronológica e descubra o que aconteceu. 

15. Condução de situações estressantes

Peça ao candidato para explicar como lida com situações de pressão extrema. Nesse quesito, observe se ele executa suas tarefas com planejamento, organização e calma. Ele precisa demonstrar se conseguirá ser produtivo, mesmo com a pressão externa. 

16. Prepare o fechamento da entrevista

Após colher informações importantes sobre o perfil profissional do candidato, suas motivações e aspirações, conduza o encerramento da entrevista. 

Nesse momento, permita que o candidato faça alguma pergunta. Caso ele tenha dúvidas sobre o processo seletivo ou sobre o cargo, é a oportunidade para esclarecer tudo. 

Ainda, é importante informar sobre os próximos passos do processo seletivo e garantir-lhe retorno sobre o resultado. 

Com nosso guia, esperamos que as entrevistas de emprego sejam um instrumento eficiente para a contratação de pessoas

*Este artigo foi produzido pela equipe do RH Portal.

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este artigo foi feito por

Artigos recentes
RH
Leonardo Grein

A História do RH no Brasil e no Mundo

Você provavelmente sabe que a área de gestão de pessoas é essencial para as organizações. E que esse setor, além de garantir uma boa relação

capa artigo sobre pat no blog da Eva Benefícios
Benefícios
Taysa Bocard

O que é PAT? Entenda o Programa e suas mudanças

O PAT é um programa de alimentação do Governo, criado em 1976 para promover melhores condições alimentícias aos empregados de baixa renda. Contudo, o Programa e VA/VRs correm riscos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments