Início » Blog » Saiba qual a importância de um programa de desenvolvimento de talentos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba qual a importância de um programa de desenvolvimento de talentos

A retenção de colaboradores tem sido uma grande dor do RH em diferentes setores da economia. Hoje, uma das formas mais efetivas de conseguir manter os profissionais motivados e engajados é investindo em sua evolução. Mas você já se perguntou qual é a importância de um programa de desenvolvimento de talentos para uma empresa? 

Neste artigo, vamos explicar o que é um programa de desenvolvimento e por que ele é tão importante para o sucesso das empresas. Além disso, falaremos sobre a relação que essa frente tem com a visão estratégica do negócio e como desenvolver um programa eficiente em sua organização. Confira!

O que é um programa de desenvolvimento na empresa?

O programa de desenvolvimento de pessoas é um conjunto de ações estruturadas que visam a evolução de cada um dentro de sua área de atuação. Dessa forma, não se trata de uma sequência de treinamentos isolados, e sim de uma iniciativa que envolve planejamento, metas e objetivos de médio e longo prazos.

Assim, é preciso ter uma visão da carreira a ser desenvolvida por cada profissional, o quanto ele pode aprender e crescer, além de como a empresa pode contribuir para que esse processo se dê de forma mais ágil e eficaz. Em geral, um bom programa inclui vários tipos de treinamentos técnicos e comportamentais, incluindo mudanças de cargos ao longo do tempo.

Qual a importância de um programa de desenvolvimento de talentos?

Um programa de desenvolvimento é essencial para manter uma boa produtividade dos times. Trata-se de uma iniciativa que beneficia a todos os envolvidos. Os colaboradores têm sua carreira desenvolvida, aprofundam seus conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais. Isso tudo ao mesmo tempo que evoluem na estrutura da organização, galgando cargos mais altos e melhores recompensas.

Por outro lado, a empresa passa a contar com profissionais melhor preparados para todo tipo de desafio. Ainda, em lugar de buscar pessoas mais qualificadas no mercado, o RH pode investir na qualificação de quem já está na organização e conhece suas particularidades. 

Além disso, há uma melhoria significativa na qualidade das entregas e nos resultados do negócio como um todo.

Como é a visão estratégica na gestão de talentos?

A gestão de talentos pode ser realizada de diversas formas, com diferentes visões. Para ter uma visão mais estratégica, é preciso analisar com cuidado os elementos do planejamento estratégico e como eles podem ser encaixados em todas as ações da empresa.

No caso do programa de desenvolvimento de talentos, é fundamental que seja feito um alinhamento entre o que cada colaborador planeja para a sua carreira e o que a organização precisa que eles entreguem de resultados. Isso permite que os profissionais sejam treinados e preparados para os principais desafios do negócio, ao mesmo tempo que garantem a evolução de suas carreiras.

Como desenvolver um programa para gestão de talentos?

Agora que você já sabe qual a importância de um programa de desenvolvimento de talentos, vamos dar algumas dicas muito interessantes para implementá-lo com sucesso em sua empresa. Acompanhe!

Entenda o cenário atual

Antes de pensar no plano e nas estratégias de desenvolvimento que serão implementadas, é preciso entender o cenário atual, o ponto de partida.

Para isso, algumas metodologias e ferramentas serão bastante úteis, como é o caso da pesquisa de clima e do diagnóstico de perfis comportamentais. 

Esse é momento para a empresa conhecer mais a fundo seus colaboradores e a si mesma. Ao final dessa etapa, o RH precisa conseguir responder algumas perguntas, como:

  • qual é a senioridade dos profissionais?
  • como está a qualidade do clima organizacional?
  • quais são os objetivos de carreira dos colaboradores?
  • quem são as pessoas com potencial para serem as novas lideranças?

Monte um planejamento

Com base no que foi identificado no tópico anterior e no que foi definido no planejamento estratégico da empresa, é hora de montar um plano de implementação do programa de desenvolvimento de talentos. Esse plano deve envolver um detalhamento de tudo o que se espera alcançar, em qual prazo isso se dará e de que forma será executado.

Muito importante: estabeleça metas claras e objetivas. Faça com que cada um saiba muito bem onde deve chegar e em quanto tempo isso precisa acontecer. Esse tipo de direcionamento ajuda a manter todos mais engajados e determinados a cumprir com os desafios que surgirão. 

Prepare colaboradores e gestores

Ainda antes de colocar o plano em prática, é fundamental garantir que todos estejam devidamente preparados para o que está por vir.

Para os colaboradores em geral, é importante ter um momento de explicação do plano, que pode ser em um evento ou pequeno treinamento inicial. Todos devem estar cientes das mudanças, de seus novos objetivos e de como será essa trajetória.

Em relação às lideranças, é de extrema importância que haja um preparo diferenciado. Uma vez que elas serão responsáveis por manter o programa no dia a dia e isso pode gerar desafios inéditos para parte dessas pessoas. 

Por isso, monte um treinamento especial, crie um espaço de acolhimento e acompanhamento para que a gestão se sinta confortável e passe esse sentimento para a equipe.

Execute o programa

Depois de tudo preparado, é chegado o momento da execução. Então, coloque em prática o que foi planejado, lembrando de começar de forma mais suave até que todos estejam adaptados. 

Nos primeiros meses, é importante acompanhar mais de perto para verificar se tudo está correndo conforme o planejado e se os resultados estão de acordo com o esperado ou se serão necessários ajustes de rota.

Inicie uma rotina de feedbacks

Com o programa em operação, as próximas ações serão de manutenção e, vez ou outra, revisão de alguns pontos para correções e melhorias. Para isso, é essencial estabelecer uma rotina de feedback que ajude a levantar prós e contras do que está sendo feito. 

Assim, quanto mais naturais forem esses momentos, melhor. Além disso, o feedback deve incorporar a cultura da empresa, sendo incentivado por todos.

Nesse conteúdo sobre qual a importância de um programa de desenvolvimento de talentos, vimos o quanto esse tipo de iniciativa tende a gerar benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a organização. 

Com planejamento e o uso das ferramentas adequadas, todos saem ganhando. Então, se a sua empresa ainda não conta com um programa desse, talvez esse seja o momento certo para começar!

Este artigo foi produzido pelo RH Portal.

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este artigo foi feito por

Artigos recentes
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments