Lifelong Learning: o que é aprendizagem contínua?

por

por

Uma mulher em frente ao computador estudando. No título: "lifelong learning" ou aprendizagem contínua.

Muitas pessoas acreditam que sua trajetória de ensino acaba após a especialização, ou até mesmo depois da graduação. Entretanto, há uma nova filosofia que tem encontrado espaços nas empresas: a do lifelong learning ou aprendizado contínuo.

Essa cultura organizacional promove a aprendizagem contínua, mantendo todos atualizados com as tendências do mercado. Ao abraçar a mentalidade de aprendiz vitalício, profissionais e organizações ganham vantagens competitivas significativas.

Saiba mais sobre o aprendizado contínuo, ou lifelong learning, e descubra como levar essa mentalidade para sua organização.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

O que é lifelong learning ou aprendizagem contínua?

Em tradução livre, lifelong learning significa aprendizagem contínua. Ambos termos caracterizam a postura de organizações e pessoas que querem se manter sempre atualizadas de acordo com as últimas tendências de sua área.

Ou seja: no lifelong learning não há necessidade de interromper o processo de aprendizado ao terminar o MBA, mestrado, doutorado ou PhD. Na cultura de aprendizagem contínua você estuda todos os dias para não perder as inovações da sua área.

Dessa forma, segundo uma pesquisa sobre lifelong learning da Tehran University of Medical Sciences, há benefícios consideráveis em adotar a aprendizagem contínua. Vejamos a seguir.

Quais os benefícios da aprendizagem contínua?

Segundo o estudo, há três grandes benefícios que podem ser destacados ao implementar a cultura do lifelong learning nas organizações.

Mais flexibilidade

Trabalhadores que adotam a mentalidade de aprendizagem contínua são mais flexíveis a mudanças no mercado de trabalho. Por estarem sempre atualizados conforme as tendências trabalhistas e financeiras, estas pessoas costumam se adaptar mais facilmente às mudanças. 

Mais oportunidades

Quem está constantemente aprendendo, e assim tornando-se um profissional mais completo a cada dia, dificilmente fica sem boas oportunidades. Isso pois tanto promoções quanto cargos bons em outras empresas surgem constantemente aos profissionais que se mantêm atualizados.

Mais propósito de vida

O lifelong learning não só enriquece a mente, mas também tempera a vida com um propósito constante! A busca contínua por novos conhecimentos torna cada dia uma jornada emocionante e significativa. 🌟📚

Como adotar o lifelong learning?

A cultura de aprendizagem contínua não é algo que pode ser implantado de um dia para o outro, uma vez que até sua manutenção deve ser feita diariamente. Se você é do RH ou líder de empresa e deseja começar a plantar a sementinha do lifelong learning na sua empresa, confira bons insights a seguir.

Entenda o cenário atual

O primeiro passo é sempre entender a situação atual da sua organização. Faça um formulário e colete feedbacks dos colaboradores para compreender como está o panorama de aprendizagem dos colaboradores.

Se houve interesse da parte deles ou da organização em buscar ações de capacitação; ou mesmo workshops para a aprendizagem de atividades não relacionadas ao trabalho.

Estabeleça métricas e ofereça premiações

Defina metas individuais e coletivas relacionadas ao aprendizado contínuo. Reconheça e recompense os esforços dos colaboradores que buscam aprimorar suas habilidades.

Criar um sistema de reconhecimento fortalece a cultura de lifelong learning e motiva a equipe a continuar crescendo. O cartão para premiação da Eva Benefícios pode ser uma alternativa de baixo custo para sua organização neste sentido. Conheça!

Banner da solução de premiação para funcionários da Eva.

Ofereça recursos de aprendizagem

Disponibilize plataformas, cursos e materiais educativos de fácil acesso. Investir em programas de treinamento interno, workshops e parcerias com instituições de ensino pode facilitar o acesso dos colaboradores a oportunidades de aprendizado.

Promova a cultura da aprendizagem contínua

Estimule a mentalidade de aprendizagem constante, incentivando os colaboradores a buscarem conhecimento regularmente. Crie um ambiente que valorize a educação contínua e recompense a busca por novas habilidades.

Por fim…

 É essencial desmistificar a ideia de que a jornada educacional chega ao fim com a obtenção de um diploma. O conceito de lifelong learning, ou aprendizado contínuo, emerge como uma filosofia valiosa nas organizações e na vida pessoal.

Ao adotar essa mentalidade, não apenas indivíduos, mas também organizações, ganham um diferencial competitivo notável. A flexibilidade se torna uma aliada valiosa, pois os aprendizes contínuos conseguem se adaptar com agilidade às constantes mudanças no mercado de trabalho, mantendo-se alinhados às tendências e demandas atuais.

Se você está pronto para cultivar essa cultura de aprendizagem contínua em sua organização, alguns passos simples podem fazer toda a diferença. Compreender o cenário atual da empresa, estabelecer métricas e oferecer premiações, além de disponibilizar recursos educativos, são alicerces fundamentais para promover essa cultura.

Como a Eva pode ajudar?

E para tornar esse processo ainda mais fluido, a Eva Benefícios surge como uma parceira estratégica. Seu cartão para premiação não só reconhece o esforço contínuo dos colaboradores, mas também incentiva o crescimento constante.

Descubra como a Eva Benefícios pode impulsionar a aprendizagem contínua em sua organização. Afinal, flexibilidade, oportunidades e propósito esperam por aqueles que abraçam o aprendizado como uma jornada interminável.

Preencha o formulário abaixo e receba uma proposta personalizada para sua organização!

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!