Se uma organização é desejada por todos os profissionais, é quase certo assumir que ela faz uma boa gestão de benefícios. Isso pois, ao investir na gestão de vantagens dos funcionários, há um impacto positivo direto na produtividade e na marca empregadora. E não para por aí.
Vale lembrar de um estudo da Oasis de 2019 que comprovou que 31% dos empregadores têm dificuldades ao oferecer pacotes de remuneração e benefícios competitivos. Isso demonstra que a gestão de benefícios, quando eficiente, também é um bom diferencial para as organizações.
Assim, vejamos a definição de gestão de benefícios adiante, assim como a importância e as vantagens de fazê-la de forma eficiente. Vamos lá?
O que é gestão de benefícios?
A gestão de benefícios refere-se ao processo de planejamento, implementação e administração dos benefícios oferecidos por uma empresa aos seus funcionários. Estes benefícios podem incluir uma variedade de vantagens, como plano de saúde, seguro de vida, plano de aposentadoria, programas de bem-estar, entre outros.
Uma boa gestão de benefícios vai além do simples oferecimento de vantagens. Também engloba todo o planejamento e a definição de procedimentos para tornar o processo econômico, eficiente e com a menor margem de erros possível.
Vale lembrar que, no caso de alguns direitos trabalhistas, erros podem custar caro — financeiramente falando — para as organizações. Por isso,1
E o que são (e quais são) os benefícios corporativos?
Os benefícios corporativos são vantagens oferecidas por uma empresa aos seus colaboradores como parte do pacote de remuneração. Esses benefícios visam melhorar a qualidade de vida dos funcionários e contribuir para a retenção de talentos.
Alguns exemplos comuns de benefícios corporativos incluem:
- plano de saúde e odontológico;
- seguro de vida;
- vale-refeição ou vale-alimentação ;
- vale-transporte;
- auxílio-creche;
- programas de educação continuada
- e planos de previdência privada.
Vale ressaltar um estudo de 2022 da Onze que comprovou que as organizações com funcionários mais satisfeitos oferecem mais de 11 benefícios corporativos.
Qual a importância de uma boa gestão de benefícios?
Uma boa gestão de benefícios garante vantagens competitivas importantes para as organizações. Ao mesmo tempo, também concede aos colaboradores a motivação e satisfação necessárias para alcançar os melhores resultados.
Dentre as vantagens que uma gestão eficaz de benefícios pode trazer, estão:
Redução de custos operacionais
Uma gestão eficiente permite às empresas negociarem melhores acordos com fornecedores de benefícios, como planos de saúde e seguros, reduzindo os custos associados a esses serviços.
Colaboradores mais produtivos
Uma gestão de benefícios que inclui programas de saúde e bem-estar pode resultar em funcionários mais saudáveis e felizes, que tendem a ser mais produtivos e engajados em suas tarefas.
Redução do tempo e custo de processos seletivos
Benefícios competitivos e uma boa gestão deles podem atrair talentos qualificados, reduzindo os custos de recrutamento e seleção, bem como os custos associados à contratação de profissionais menos experientes.
Redução do turnover
Benefícios atraentes e uma gestão eficaz podem aumentar a satisfação e o comprometimento dos funcionários, reduzindo a taxa de rotatividade. Isso também aumenta as chances de atrair os melhores talentos.
Redução do absenteísmo e presenteísmo
Oferecer benefícios como licenças remuneradas, flexibilidade de horário e apoio emocional pode ajudar a reduzir o absenteísmo e o presenteísmo, garantindo que os funcionários estejam presentes e atentos ao trabalho.
Como fazer uma gestão estratégica dos benefícios?
Agora que você já compreendeu a importância da gestão de benefícios, é possível que sua questão seja: “ok, mas como fazer uma gestão de benefícios eficiente e estratégica?”.
Confira o passo a passo a seguir.
1. Avaliação das necessidades dos funcionários
Comece identificando as necessidades e preferências dos funcionários em relação aos benefícios oferecidos. Realize pesquisas, enquetes e entrevistas para entender o que é valorizado pela equipe.
O Eva Conecta, a ferramenta de questionários e comunicação corporativa da Eva, é eficaz para este propósito uma vez que facilita a comunicação entre o RH e os demais funcionários.
2. Seleção de benefícios adequados
Com base nas informações coletadas, escolha uma variedade de benefícios que atendam às necessidades e interesses dos funcionários. Isso pode incluir assistência médica, odontológica, seguro de vida, vale-alimentação, vale-cultura, premiações corporativas, entre outros.
Confira também nosso artigo de benefícios em alta em 2024.
3. Implementação do cartão de benefícios flexíveis da Eva Benefícios
Integre o cartão de benefícios flexíveis da Eva Benefícios à sua estratégia de gestão de benefícios. Este cartão, com bandeira Visa e ampla aceitação, permite aos profissionais de RH acessar diversos benefícios em uma só plataforma, proporcionando flexibilidade e conveniência.
4. Comunicação eficaz
Informe os funcionários dos benefícios oferecidos, incluindo o cartão de benefícios flexíveis da Eva Benefícios. Certifique-se de explicar como o cartão funciona, quais benefícios estão disponíveis e como acessá-los.
Além de utilizar o Eva Conecta, outra dica é preparar um documento ou apresentação que os colaboradores possam consultar sempre que tiverem dúvidas.
5. Treinamento e suporte
Ofereça treinamento adequado aos funcionários sobre como usar o cartão de benefícios flexíveis e aproveitar ao máximo os benefícios disponíveis. Além disso, forneça suporte contínuo para resolver quaisquer dúvidas ou problemas que possam surgir.
6. Monitoramento e avaliação
Acompanhe regularmente a utilização dos benefícios pelos funcionários e avalie a eficácia do programa. Analise dados como adesão, utilização e feedback dos funcionários para fazer ajustes e melhorias conforme necessário.
7. Personalização contínua
Mantenha-se flexível e disposto a ajustar os benefícios oferecidos com base no feedback dos funcionários e nas mudanças nas necessidades da empresa. O cartão de benefícios flexíveis da Eva Benefícios permite essa personalização contínua, pois oferece uma plataforma versátil para gerenciar uma variedade de benefícios.
Qual o setor responsável pela gestão de benefícios?
O setor responsável pela gestão de benefícios geralmente é o departamento de Recursos Humanos (RH), comumente chamado de departamento de Gente e Gestão em algumas organizações. Este setor é encarregado de projetar, implementar e administrar os programas de benefícios para os funcionários.
Já em organizações maiores, onde os RHs são menos generalistas e mais especializados em processos específicos, o profissional responsável por tal gestão é o analista de benefícios.
Quais ferramentas facilitam a gestão de benefícios?
As ferramentas de gestão de benefícios são fundamentais para as empresas modernas, pois ajudam a administrar de forma eficiente os benefícios oferecidos aos colaboradores. Elas desempenham um papel crucial na simplificação dos processos, na melhoria da experiência dos funcionários e na maximização do retorno sobre o investimento em benefícios.
Plataforma de gestão de benefícios
Essa ferramenta centraliza os benefícios oferecidos pela empresa em um único sistema, facilitando o acesso e a administração para os profissionais de RH. Isso permite uma visão geral dos benefícios disponíveis, incluindo programas de bem-estar, vale-alimentação e outros.
Além disso, no caso do dashboard da Eva ainda há a possibilidade de emitir relatórios que permitem aos gestores de RH avaliar a eficácia dos benefícios oferecidos, assim como fazer ajustes conforme necessário para atender às necessidades dos funcionários.
Aplicativo simplificado para funcionários
Um aplicativo móvel dedicado aos benefícios facilita o acesso dos funcionários às informações e recursos relacionados aos seus benefícios. O app também permite que os funcionários acessem e controlem seus benefícios de qualquer lugar.
No app da Eva, ainda é possível controlar os saldos de acordo com a necessidade do colaborador. Também, existem recursos exclusivos como Pix para a conta bancária, pagamento de boletos e saques a partir de caixas eletrônicos.
Cartão flexível para colaboradores
Um cartão flexível, muitas vezes na forma de um cartão pré-pago, permite que os funcionários utilizem seus benefícios de forma mais flexível e conveniente. Este pode ser usado para despesas de saúde, bem-estar, refeições, transporte e outras categorias de benefícios, dependendo da política da empresa.
Este dá aos funcionários mais controle sobre como gastar seus benefícios, o que pode aumentar a satisfação e o engajamento com o programa de vantagens da empresa. Além de aumentar, também, a gama de possibilidades de utilização do cartão, que vem equipado com bandeira universal para usar onde quiser.
Por fim…
Revolucione sua gestão de benefícios com a Eva! Agora, o poder dos multibenefícios está disponível para você liberar todo o potencial dos seus colaboradores.
E como fazer isso? É muito simples! Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo e nossos especialistas trarão as principais vantagens de ser Eva.