Início » Blog » Como montar pacote de benefícios?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como montar pacote de benefícios?

Existem alguns critérios para montar um plano de benefícios dos colaboradores: os obrigatórios e os bônus, aqueles que vão oferecer maior qualidade de vida e de trabalho para eles, que são facultativos. 

Um plano de benefícios, também chamado de pacote de benefícios, bem montado pode ser o grande diferencial para atrair o talento necessário para os objetivos da empresa, além de ser um excelente motivo para reter os que já compõem o quadro de funcionários.

O que sua empresa pode para ter o melhor pacote você confere a seguir.

O que é pacote de benefícios?

Como o próprio nome já explicita, é um compilado de benefícios corporativos que são oferecidos para os colaboradores das empresas. Eles podem ser de diversas categorias: saúde, alimentação, educação, maternidade, entre outros.

Um bom pacote não é aquele que possui de tudo, mas sim aquele que supre com o que faz sentido para o contexto da empresa e seus colaboradores. Se o trabalho é regime home office, vale transporte sequer faz sentido, já um plano de saúde nacional sim. Afinal, o trabalho remoto contempla talentos de qualquer região.

Dessa forma, um time de people experience é um forte aliado para detectar pontos de melhoria que possam impactar positivamente no plano de benefícios. É necessário, portanto, se atentar às tendências do mercado, novas soluções de produto e serviços e aos feedbacks dos colaboradores para montar planos de benefícios adequados.

O que é oferecido nos planos de benefícios?

O plano de benefícios vai além dos clássicos vales alimentação e refeição, e os obrigatórios como vale transporte, FGTS, férias, licença maternidade e 13º salário. 

As empresas precisam se reinventar e desdobrar para entender os cotidianos dos colaboradores para oferecer aquilo que faz sentido para eles. Há ainda as tendências nos modelos de trabalho, como aponta pesquisa divulgada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Dentro do pacote de benefícios nós podemos encontrar incentivos à plataforma de cursos, horários flexíveis, modelo híbrido (que se tornou realidade para muitas empresas após o início da pandemia de Covid), entre outros, como veremos a seguir:

Desenvolvimento profissional

A evolução de um colaborador depende da experiência na área e também de seus conhecimentos técnicos, que são aprimorados através da educação. Logo, facilitar o acesso aos cursos profissionalizantes é um benefício que traz vantagens para ambas as partes.

O auxílio-educação vai do acesso às plataformas de cursos a bolsas em Instituições de ensino.

Empresas como o Google oferecem também oportunidades internacionais, aulas de idiomas e treinamentos para seus colaboradores.

Resumindo:

  • Cursos profissionalizantes;
  • Treinamentos;
  • Acesso à plataformas de ensino e cursos;
  • Bolsas de estudos em Instituições de ensino.

Saúde

Os planos de saúde, sejam nacionais ou regionais, servem para consultas médicas, internações, exames e afins. Porém, existem outras formas de promover a saúde para os colaboradores como os planos odontológicos e práticas físicas.

Em jornadas de trabalho que os colaboradores passam a maior parte do tempo sentados e no computador, a saúde da coluna e dos punhos se comprometem. Assim, podem ser oferecidas formas de prevenir lesões como numa ginástica laboral, aulas de yoga, aplicativos de saúde e afins.

Já em caso de trabalhadores que são expostos a decibéis de risco, o acompanhamento com profissionais de fonoaudiologia é interessante para monitorar e evitar comprometimento da audição.

Um exemplo de atenção aos detalhes é o carro ergonômico da Uber para tornar as horas de trabalho mais confortáveis.

Quando o assunto é saúde, o psicológico também merece atenção. Assim, as empresas podem ter seus próprios psicólogos ou serem facilitadoras que incentivam a busca pelo apoio mental.

Resumindo:

  • Plano de saúde (nacional ou regional);
  • Incentivo a exercícios físicos (aplicativos, profissionais de educação físca e afins;
  • Check-ups conforme o escopo de atividade (audiometria, avaliações físicas etc);
  • Apoio psicológico.

Bem-estar

O estilo de vida da empresa também influencia bastante na atração e retenção dos talentos.

Colaboradores satisfeitos são aqueles que se sentem valorizados. Afinal, muito trabalho duro é dedicado nas atividades profissionais.

Com isso, os descansos são bem-vindos e podem vir através de day offs de aniversário: presentear os empregados com folgas de aniversário. 

Já nos cotidianos, as salas de descompressão são atrativos para promover o descanso durante os dias de expediente. 

Além disso, os horários flexíveis e dispensa do dress code são fortes atrativos, pois são formas de promover o conforto para que as pessoas se expressem da forma que elas são.

Essa máxima não é uma questão para aqueles que trabalham em regime home office. Porém, quem trabalha de casa precisa arcar com gastos com energia, internet e demais outros requisitos para este modelo de trabalho. E aí os auxílios home office são bem-vindos e bem vistos.

Resumindo:

  • Day off;
  • Horário flexível;
  • No dress code;
  • Home office (híbrido ou total);
  • Auxílio home office.

Outros

O trabalho duro ao longo do ano rende muitos resultados para as empresas. Então, é justa a Participação de Lucros ou Resultados ou ações da empresa. 

Em caso de empresas com parcerias ou que possuem seus próprios serviços e produtos, os descontos e vantagens são bonificações interessantes.

Já o seguro de vida e a previdência privada são garantias de um futuro mais confortável e seguro para os colaboradores.

Resumindo:

  • Participação de Lucros ou Resultados;
  • Ações da empresa;
  • Vantagens e descontos em produtos e serviços;
  • Seguro de vida;
  • Previdência privada.

Cultura

A descompressão também acontece em espaços de lazer ou atividades que promovam ela. Assim, o acesso a concertos, shows, cinema, parques, entre outros, são excelentes formas de promover o acesso à cultura e qualidade de vida.

Quando você deve revisar o pacote de benefícios?

 O RH precisa ser inteligente e estratégico. Pesquisas de eNPS e de clima organizacional são instrumentos que ajudam a mensurar o que os colaboradores querem e como se sentem dentro das empresas. Geralmente, tais pesquisas acontecem semestralmente.

Os times de people experience e employee branding devem estar alinhados e de ouvidos atentos ao que importa para o bem-estar corporativo.

O primeiro passo para oferecer benefícios de verdade

O melhor jeito de oferecer um bom plano de benefícios é oferecer a liberdade para os colaboradores utilizarem os benefícios como bem entenderem. 

Através de um cartão de benefícios flexíveis, os colaboradores têm todas as categorias de benefícios num só cartão, podendo utilizar o mesmo cartão para pagar uma plataforma de cursos ou pagar farmácias. Assim, cabe às pessoas utilizarem conforme suas realidades, o que gera comodidade e facilidade para os colaboradores e os RHs.

Entenda mais sobre benefícios flexíveis.

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este artigo foi feito por

Artigos recentes
RH
Leonardo Grein

A História do RH no Brasil e no Mundo

Você provavelmente sabe que a área de gestão de pessoas é essencial para as organizações. E que esse setor, além de garantir uma boa relação

capa artigo sobre pat no blog da Eva Benefícios
Benefícios
Taysa Bocard

O que é PAT? Entenda o Programa e suas mudanças

O PAT é um programa de alimentação do Governo, criado em 1976 para promover melhores condições alimentícias aos empregados de baixa renda. Contudo, o Programa e VA/VRs correm riscos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments