Saúde no trabalho: o que é e sua importância

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Médica e paciente, ambos vestindo óculos escuros colocados pelo Photoshop. Na imagem a médica examina o paciente colocando o estetoscópio sobre o peito dele.

A saúde no trabalho é uma pauta que tem sido frequentemente levantada, já que uma organização que cuida do bem estar dos seus funcionários evita problemas futuros com a saúde dos colaboradores. Ações deste tipo também acabam diminuindo acidentes e acabam reduzindo o absenteísmo.

Se sua empresa ainda não se atenta às práticas que prezam pela saúde no trabalho, ou se não sabe como promover o cuidado dentro da empresa, nós da Eva te explicamos neste artigo tudo sobre o assunto. Confira!

O que é saúde no trabalho?

A saúde no trabalho, ou saúde ocupacional, é uma prática que promove o bem estar físico e emocional dos funcionários no ambiente de trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ou OMS, “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença”. 

É imprescindível planejar uma cultura organizacional na empresa que incentive e auxilie os colaboradores a terem uma vida saudável

Sabemos que passamos boa parte da vida trabalhando, então os cuidados com a saúde devem também fazer parte destes momentos. Também sabemos que os funcionários são os pilares de uma organização, então é essencial cuidar dos alicerces que a mantém de pé. 

Porque promover o bem-estar no trabalho? 

A empresa que se preocupa com o bem-estar dos funcionários no trabalho gera maior engajamento e satisfação entre os colaboradores, que se enxergam trabalhando em um ambiente sadio. Tal esforço é primordial para os times conseguirem atingir as metas e objetivos da organização sem se sobrecarregarem. 

Recentemente, muito tem se discutido sobre a saúde no trabalho devido a pandemia e o home office, que apesar de ser uma ótima estratégia, trouxe também sobrecarga para alguns profissionais. Vale lembrar de um relatório da Fiocruz que expôs que mais da metade dos trabalhadores brasileiros passaram a trabalhar mais de 40h diárias na pandemia.

Essa sobrecarga de tarefas acarretou em problemas físicos e emocionais, como acontece com os problemas ergonômicos, comuns para funcionários em home office, além de transtornos como a síndrome de burnout, que também traz reflexos negativos na produtividade.

Dr. Drauzio Varella explica o que é um ambiente de trabalho saudável.

Com a necessidade de readaptação e com a volta do trabalho presencial, torna-se necessário criar estratégias que previnam problemas de saúde futuros nos colaboradores da organização. Acompanhe a seguir a visão da lei sobre o bem-estar no trabalho.

O que a lei diz sobre saúde no trabalho?

Outro motivo importante para que uma empresa preze pela saúde no trabalho são as leis trabalhistas, que são obrigatórias para organizações públicas e privadas.De forma geral, existem mais de 30 Normas Regulamentadoras (NRs) para a saúde ocupacional e segurança no trabalho.

Apesar da NRs, a fiscalização dessas normas é insuficiente no Brasil, o que acaba gerando o descumprimento das mesmas e acarretando no descuido da saúde no trabalho e  aumento de acidentes envolvendo funcionários.  

As empresas devem praticar condutas de prevenção no ambiente de trabalho. Perante a lei, algumas condutas que devem ser aplicadas são:

  • Cumprimento das normas regulamentadoras (NRs);  
  • Promover treinamentos de primeiros socorros em caso de acidentes no trabalho;
  • Fornecer espaços de lazer e descanso para os funcionários;
  • Inserir o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); 
  • Realizar ações que visem a ergonomia e incentive o bem estar no trabalho;
  • Conscientizar sobre a segurança do trabalho e prevenção de doenças ocupacionais e o uso de EPIs.

Como prover a saúde no trabalho?

Confira agora dicas úteis para promover o bem-estar físico e emocional no trabalho:

Promovendo o bem-estar físico no trabalho

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

Uma das formas de promover a saúde no trabalho é incentivar os colaboradores a realizarem atividades físicas. Uma boa forma de fazer isto é firmar parcerias com academias, oferecendo descontos ou até subsidiando o benefício para funcionários da organização.  

Ter um lugar na empresa para que os funcionários tenham um momento de descanso também auxilia tanto na saúde mental quanto física, além de criar um ambiente amigável e acolhedor. Vale lembrar que dentre os benefícios do cochilo após o almoço estão a melhora no desempenho cognitivo e aumento da disposição.

Oferecer uma alimentação de qualidade e saudável dentro da organização pode parecer uma coisa simples, mas também pode melhorar circunstancialmente a  saúde no trabalho. Para este propósito, também é de suma importância oferecer os vales-alimentação e refeição

Promovendo a saúde mental no trabalho

Um bom começo para pensar a saúde no trabalho é implementar cargas de trabalho equilibradas. Parece óbvio, mas o Brasil é o segundo país com maior índice de trabalhadores que sofrem com um ritmo exaustivo de trabalho, segundo o ISMA-BR, International Stress Management Association

Muitas vezes o estresse no trabalho acontece por conta de conflitos entre a equipe. Nestes casos, os profissionais do RH podem realizar palestras e rodas de conversa sobre resolução de problemas entre os colaboradores, fazendo com que o local de trabalho seja um ambiente saudável e sem intrigas. 

Para trabalhar a saúde mental é importante também que a organização ofereça planos de saúde que contemplem as áreas da medicina que cuidam da mente, além de disponibilizar sessões de terapia coletiva dentro da empresa. 

💡 A alimentação e saúde mental também tem tudo a ver, sabia? 💡

Portanto, promover a saúde no trabalho é humanizar sua empresa, e um ambiente sadio de trabalho gera mais engajamento por parte da equipe, evita conflitos que atrapalham o andamento dos resultados e  diminui o turnover, fazendo com que sua empresa seja um lugar onde as pessoas querem trabalhar.

Se depois desse texto você ainda não achou a melhor forma de promover a saúde no trabalho dentro da sua empresa, confira outras dicas de saúde para colaboradores no nosso blog do RH.

Até logo!

Texto por: Jaqueline Ferreira.

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