Alimentação saudável no fim de ano: é possível? Como manter?

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Duas mãos segurando uma cesta com frutas sobre uma mesa. Ao lado da cesta há alguns potes com outros alimentos.

O final de ano está chegando e com ele começam as comemorações típicas desta época. Confraternização da empresa, happy hour, viagens de férias, amigo secreto, ceia de natal, réveillon e… ufa! Haja energia, não é verdade?

E o cenário geralmente consiste em reunir a família e os amigos em volta de uma mesa recheada de comidas, bebidas e muita fartura. Muitas das vezes essas festas são um estopim para sabotar a alimentação saudável no fim de ano, isso pela grande variedade de comidas e o excesso — que em datas como o natal é visto com bons olhos. 

De fato, muitos encontros atípicos e que estão fora da rotina podem interferir nos cuidados com a alimentação. Até por isso, é importante não exagerar para não perder os resultados adquiridos ao longo do ano, ou mesmo prejudicar as metas de saúde do ano que vem. 

Saiba como aproveitar a época mais gostosa do ano preservando a saúde e com escolhas saudáveis, mas sem deixar de lado a tradição.

6 dicas para um alimentação saudável no fim de ano 

O cardápio desta época é bastante variado e traz inúmeros pratos deliciosos, que acabam sendo uma tentação para quem quer ter uma alimentação equilibrada. Para aproveitar a comilança característica dessa época sem colocar em risco os cuidados com a saúde, acompanhe algumas dicas. 

1. Coma e beba com moderação

Muitos já escutaram falar desta regrinha dos nutricionistas: não precisa deixar de comer nada desde que se tenha moderação. A regra é evitar os excessos e manter uma alimentação equilibrada. 

As quantidades podem variar de acordo com cada pessoa, mas é recomendado consumir uma porção de cada prato sem repetições. Assim, dá pra aproveitar o cardápio sem a necessidade de proibir algum alimento. 

2. Já bebeu água hoje?

No calor ou no frio, nas comemorações ou durante o trabalho: se hidratar é importante em qualquer época do ano. Beber água é fundamental para quem deseja manter- se saudável.

Muitas funções do corpo dependem de uma hidratação adequada para funcionar corretamente. E estando bem hidratados pensamos com mais clareza, fazendo assim escolhas melhores para a nossa alimentação.

3. Faça escolhas inteligentes

Distribua bem as refeições ao longo do dia para não cometer exageros nas comemorações. Além disso, é importante fazer escolhas com sabedoria: escolha as carnes mais magras e sem aquela gordura aparente, e prefira assados e grelhados ao invés das frituras.

Dê preferência também para os legumes, folhas, frutas e verduras. Para a hidratação, prefira os sucos naturais e sem corantes ao invés dos industrializados. Vale lembrar que bebidas alcoólicas também são calóricas, e devem ser consumidas com moderação.

4. Eleja um prato favorito

A abundância e variedade no cardápio de fim de ano muitas vezes leva ao exagero. Por isso, pense nos pratos servidos nesse tipo de festa e escolha seu favorito.

Todos temos um prato salgado ou sobremesa que é nosso favorito nas festividades de fim de ano. Por isso, escolha o seu e permita-se, desde que em uma quantidade razoável e sempre pensando na moderação.

5. Alguns alimentos para evitar

Como já foi dito, é possível consumir de tudo desde que mantenha em mente a importância da moderação. Ainda assim, é recomendável evitar alimentos gordurosos, açúcares, além de bebidas alcoólicas.

6. Não se esqueça das atividades físicas!

Sabia que você não precisa esperar 2023 chegar para cuidar do seu corpo? Pois é! A rotina de atividades físicas é fundamental e, combinada com uma alimentação equilibrada, pode ajudar a eliminar as calorias que chegam junto com as festividades do fim de ano.

As comemorações de final de ano são sempre muito aguardadas e é por isso que não se deve deixar de aproveitar esses momentos. 

Saiba mais sobre nutrição no final de ano na entrevista com a nutricionista.

Ainda assim, é importante ter em mente a importância de seguir uma rotina de atividades físicas e dar preferência sempre por alimentos saudáveis, para poder aproveitar ao máximo esses momentos e contribuir para a manutenção da saúde e do peso.

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