Quais supermercados aceitam vale-alimentação e vale-refeição?

por

por

Cartão de benefícios Eva, que contém vale-alimentação e vale-refeição, além de outas 6 categorias de benefícios, ao lado de uma máquina de cartões. A Eva é aceita em qualquer supermercado que aceite cartões.

Uma das melhores satisfações ao ser contratado é poder contar com o vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR) que a firma oferece nos meses seguintes, não é verdade? Você já começa a ficar de olho em quais estabelecimentos e supermercados aceitam o seu vale-alimentação e vale-refeição.

Os modelos e os tipos variam de empresa para empresa, e todas possuem suas especificidades. Mas a dúvida que assola muitos é a seguinte: estou recebendo vale-alimentação e vale-refeição, como saber quais mercados aceitam? 

Para que não reste dúvidas sobre quais supermercados aceitam vale-alimentação, prossiga com a leitura do artigo. Além de te atualizar sobre onde são aceitos os seus vales, vamos trazer mais algumas informações sobre esses benefícios.

Continue aqui que vamos te explicar tudinho!

Além do mercado, onde são aceitos o vale-alimentação e vale-refeição?

Se você nunca recebeu VA ou VR é muito normal ter dúvidas como: “onde posso usar meu vale-alimentação?”. Por isso, nossa primeira dica é: acesse o site da fornecedora de cartão multibenefícios de sua organização! Lá, provavelmente você encontrará as regras de uso e a rede de aceitação de seus vales.

É comum as fornecedoras de benefícios possuírem uma página em que você tem acesso aos estabelecimentos que aceitam seu cartão de benefícios. Baixar o aplicativo do vale também é uma opção, já que a maioria dispõe dessa ferramenta. Vale lembrar que esta é uma ótima maneira de manter o controle do saldo e pesquisar os mercados que aceitam o vale-alimentação ao seu redor.

Supermercados, farmácias e hortifrutis são locais em que compramos produtos frescos ou de longa duração, por isso a maioria aceita o vale-alimentação. Já o vale-refeição, por sua vez, é aquele destinado para restaurantes, lanchonetes e padarias — ou para a compra de alimentos prontos.

Além desta, outra dúvida comum é sobre a diferença entre VA e VR. Em resumo, o VA costuma ser mais comum para o supermercado, enquanto o VR seria para produtos prontos para o consumo. Contudo, um mesmo estabelecimento pode aceitar os dois tipos de benefícios.

Quer um vale-alimentação e refeição aceito em qualquer supermercado do Brasil? Indique seu RH para a Eva pelo formulário abaixo!

O que é vale-alimentação e vale-refeição? As diferenças

É verdade que os dois benefícios se parecem e são facilmente confundidos. Mas agora que você já sabe onde pode usar cada um, vamos tentar explicar um pouco mais as suas diferenças.

Tabela com as principais diferenças entre vale-alimentação (VR) e vale-refeição (VR)
O vale-alimentação é mais aceito em supermercados, mercados e mercearias. Já o vale-refeição é mais aceito em padarias, lanchonetes e restaurantes.

Assim, o vale-alimentação funciona como um substituto para a cesta básica, e por isso é aceito na maioria dos mercados, açougues, mercearias, feiras etc. Ele é ideal para a aquisição daqueles alimentos que você prepara em casa, sabe? 

Já o vale-refeição é mais focado para comidas prontas para o consumo, sendo assim, mais aceito nos deliverys, lanchonetes, pizzarias, padarias e por aí vai. De forma básica, o VR substitui as refeições na empresa — o que não significa que deve ser utilizado no período de trabalho.

É obrigatório oferecer VA ou VR?

Dentre os benefícios mais oferecidos pelas empresas no Brasil, o vale-refeição e o vale-alimentação ranqueiam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Isso mostra que, apesar de não ser obrigatório, a adesão a esses auxílios tem crescido mais e mais dentro das organizações e esse movimento não é por acaso.

A alimentação influencia diretamente a saúde das pessoas, o que reflete em outros pontos, como por exemplo, a satisfação no trabalho. Além desses auxílios se apresentarem como um diferencial no mercado, eles são uma motivação para os colaboradores e um atrativo para novos profissionais.  

O vale-alimentação é descontado no salário?

Apesar do vale-alimentação não ser um benefício obrigatório, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) sinaliza que pode haver um desconto de alimentação no salário do colaborador assim como um limite.

Atualmente esse desconto é de 20%. Supondo que você receba R$100 de VA, isso faz com que seja descontado R$20 do seu salário, por exemplo.

Estabelecimentos e supermercados que aceitam vale-alimentação e vale-refeição

Agora que você já sabe um pouco mais dos benefícios, chegou a hora de você aproveitar conscientemente as vantagens que o vale-alimentação e o vale-refeição trazem. Com uma boa pesquisa você localiza os estabelecimentos parceiros que estão próximos de você.

Então já viu, né? Chega de se perguntar “onde aceita o meu vale-alimentação”. Basicamente, o seu vale-alimentação e vale-refeição podem ser gastos nos seguintes supermercados e estabelecimentos, desde que o código MCC da máquina de cartões esteja de acordo com a categoria do estabelecimento.

  • Carrefour
  • Supermercados BH
  • O Dia
  • Pão de Açúcar
  • Extra
  • Assaí
  • Grupo Pão de Açúcar (GPA)
  • Sonda
  • Mateus Supermercados
  • Açougues 
  • Hortifruti 
  • Mercearias
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Peixarias
  • Churrascarias
  • Pizzarias

E aí!? Já deu pra ver que a adesão ao VA e VR só cresce entre as organizações e estabelecimentos. E já sabe né? Para não ter que se preocupar com os locais que aceitam o seu vale, é só investir num cartão de benefícios de bandeira Visa como a Eva. Com ele, você tem Alimentação e Refeição num só cartão!

Portanto, você não precisa mais se preocupar pois qualquer estabelecimento com máquina de cartão irá aceitar o seu Evacard. E para oferecer ainda mais benefícios aos seus colaboradores com um cartão de ampla aceitação, conheça o cartão multibenefícios da Eva.

Veja também: quais benefícios oferecer para colaboradores gestantes?

Texto produzido por Emanuel Silva.

4.2 19 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!