Início » Blog » Dicas para uma alimentação saudável no home office
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dicas para uma alimentação saudável no home office

O home office está se tornando cada vez mais a realidade de muitos, principalmente após a pandemia. Mas o trabalho remoto requer disciplina: encontrar o local certo para o trabalho, ter horários para não acabar trabalhando em excesso, evitar distrações e ter uma alimentação saudável são indispensáveis.

O trabalho remoto foi uma alternativa encontrada por trabalhadores e pelas empresas para continuarem trabalhando diante das restrições impostas pela COVID-19.

Com isso vieram várias implicações que impactam no cotidiano das pessoas da empresa e da própria empresa, como o pagamento de benefícios corporativos, auxílio home office, organização de escritório para trabalho híbrido, entre outros.

Porém, o assunto de hoje será voltado para os colaboradores. Bora entender como ter uma alimentação saudável no home office? Antes, preciso te contar o porquê disso ser importante.

Alimentação saudável no Home Office: por que?

Se manter saudável trabalhando em home office é muito importante para não perder a motivação e continuar produtivo no trabalho. 

Passamos grande parte do dia trabalhando, por isso a alimentação saudável nesse período deve ser valorizada.

Não é uma tarefa fácil se alimentar saudável em casa, pois pode levar ao consumo elevado de calorias durante o dia. Portanto, é importante programar as refeições diárias para, assim, auxiliar em escolhas mais saudáveis.

Fazer escolhas alimentares saudáveis e praticar atividade física são fatores que contribuem para a saúde do trabalhador, evitando altas taxas de adoecimento, aumentando a disposição, melhorando no rendimento do trabalho e na qualidade de vida.

Espero que agora você tenha se convencido da importância de manter uma alimentação saudável mesmo no home office. Se alimentar bem é viver!

Mas agora, como fazer isso? Vamos ver.

Como ser saudável no home office?

A escolha dos alimentos faz toda a diferença. 

O ideal é não ficar longos períodos sem se alimentar, não fazer substituições de principais refeições por lanches, inserir sempre legumes, verduras, cereais integrais e dar preferência para carnes magras, evitar alimentos gordurosos, frituras, industrializados e embutidos.

Uma boa dica na hora dos lanches são frutas in natura, oleaginosas (castanhas, amêndoas, entre outras) ou iogurtes com baixo teor de gorduras. Isso porque eles são ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes que contribuem para prevenir doenças, pois melhoram o sistema imunológico. 

Devido as demandas do dia-a-dia, com as tarefas em casa, muitas pessoas acabam tendo dificuldade de manter uma disciplina e rotina alimentar. Por isso, trouxe algumas estratégias para te ajudar a seguir uma boa alimentação no home office, facilitando o dia a dia. 

Organize sua alimentação  

Organize sua alimentação da semana. O ideal é utilizar um planner semanal para colocar todas as suas refeições e otimizar o tempo. Assim sua mente se condiciona a comer aquilo que já está programado.  

Outro dica é deixar sua refeição pronta no final de semana. Uma opção é deixar marmitas completas congeladas ou deixar preparadas as proteínas e leguminosas e fazer apenas os acompanhamentos no dia-a-dia. 

Todas as refeições devem ser preparadas e separadas anteriormente, pois o horário de almoço é destinado a se alimentar, e não gasto para a preparação dos alimentos.

Determine horários para as refeições 

Estabeleça horários para acordar, fazer suas refeições e siga sua rotina de trabalho como era o horário na empresa. Procure fazer suas refeições sempre no mesmo horário, assim seu organismo estará sempre regulado. 

Uma dica é colocar o despertador como lembrete. Dessa forma, você não passará muito tempo sem comer e/ou sentindo fome. Afinal, sabemos que a alimentação é fundamental para ter uma boa produtividade. 

Mas pera lá, não é pra comer de qualquer jeito! Evite comer entre as refeições predeterminadas. Estar em casa é difícil resistir à tentação de ir a cozinha pegar algo para comer ou beber entre as refeições, porém é necessário ser rigoroso, e não fazer lanches rápidos o tempo todo.

Além disso, algumas pessoas que trabalham de home office criam hábitos ruins como o consumo exagerado de cafés, refrigerantes e bebidas energéticas, que são prejudiciais ao organismo. Estes hábitos devem ser abandonados ou reduzidos.

Organizar horários já tendo as refeições prontas é ainda mais fácil.

Escolha opções nutritivas 

Invista em lanches práticos e nutritivos. Dê preferência para alimentos in natura e minimamente processados. As frutas por exemplo são ótimas opções para saciar a fome, são nutritivas e boas para evitar aquela vontade de “beliscar” algum alimento que não é tão saudável. Tente trocar alimentos pobres em nutrientes por opções mais saudáveis e naturais possível.

Administre seus benefícios de alimentação e refeição

Conseguir seguir os passos anteriores requer um antecedente: a compra dos seus alimentos. Considerando que muitas empresas oferecem benefícios referentes à alimentação e refeição, quer dizer que as pessoas possuem saldos dedicados a isso.

Contudo, o consumo do VA e VR deve ser inteligente para que você consiga de fato se alimentar de forma saudável no home office. Estar em casa nos permite comodidades como o delivery, porém as opções disponíveis não necessariamente atenderão suas necessidades alimentares — além de ser uma opção mais cara.

Então, para atingir seu objetivo, administre seus benefícios. Um cartão beneflex como a Eva pode te ajudar nisso, especialmente porque o aplicativo te ajuda a entender seu padrão de consumo, te oferece uma sugestão de gasto diário e extratos, dentre outras funcionalidades.

Cartão da Eva Benefícios está à esquerda. Ao centro, o texto

Mantenha uma garrafa de água por perto 

Beba bastante líquido. Essa dica vale para todos, não só para quem está trabalhando de home office. 

A água é muito importante, pois ela ajuda a hidratar, dá ao seu estômago uma sensação de saciedade e melhora o funcionamento do organismo. O corpo hidratado fica mais forte e resistente 一 o que faz seu organismo trabalhar melhor. 

Caso prefira, pode saborizar a água com pedaços de frutas ou especiarias O interessante disso é a melhoria na sua digestão.

Conclusão

Concluímos que trabalhar em regime remoto exige disciplina, não é? Mais ainda manter uma alimentação saudável durante o home office. Então estabeleça sua rotina, se organize e mantenha hábitos saudáveis, cuide de você!

E aí? Esse papo todo fez sentido pra você? Me conta nos comentários!

5 3 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este artigo foi feito por

Artigos recentes
Três mulheres uma ao lado da outra, todas de óculos escuros.
RH
Leonardo Grein

Tendências de RH para 2022

Desde 2020, o mundo do trabalho — assim como o resto do mundo — tem passado por transformações significativas em todos os âmbitos. Já em

benefícios home office
Benefícios
Leonardo Grein

Benefícios para colaboradores em home office

Já não é novidade que, apesar do período de adaptação ter sido difícil, o home office fez com que inúmeras pessoas e empresas desenvolvessem preferência

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments