Clima Organizacional: devo me preocupar?

por

por

O fundo é um degradê do rosa à esquerda ao roxo à direita. No meio, há uma sequencia de cinco emojis, do mais triste ao mais feliz.

Assim como o perfil e personalidade dos colaboradores, que são um conjunto de características que torna cada um único e mais ou menos compatível com outras empresas ou pessoas, assim também é com o clima organizacional.

O clima organizacional tem se tornado uma prioridade tanto para as empresas como para os colaboradores na hora de escolher um novo lugar para trabalhar. Até porque só conseguimos dar o nosso melhor quando estamos tranquilos e confortáveis em um lugar, certo?

Se você ainda não entendeu nada, calma! A Eva está aqui para te ajudar. Vamos abordar os principais pontos referente a essa área e que vai te ajudar a olhar com um carinho maior para o clima organizacional do seu local de trabalho. Vamos lá!?

O que é clima organizacional? 

O clima organizacional é uma série de decisões e escolhas feitas pela empresa que refletem no sentimento e percepção dos colaboradores sobre o empregador e o ambiente de trabalho. Ele pode, portanto, ser positivo ou negativo.  

Visto isso, o clima de uma organização é um importante indicador para a gestão de equipes da empresa. Isso porque, mediante seus resultados, é possível mensurar os níveis de satisfação ou insatisfação dos colaboradores

É, portanto, responsabilidade da equipe de recursos humanos (RH) e das coordenações estarem atentos aos motivos que causam insatisfação no local de trabalho. A partir disso, é possível mover ações que mudem esse cenário.  

💡Resumindo: o clima de uma empresa é mensurável e seu resultado reflete a relação da instituição com os funcionários. 💡

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?

Por serem parecidos, é muito fácil confundir os dois conceitos. Parecem até sinônimos, não é?  

Mas os dois têm significados diferentes, e ambos são muito importantes para o funcionamento e o bom convívio dentro de uma organização. É possível afirmar até que eles se complementam em determinado ponto. 

Quando entramos em um novo trabalho, logo na primeira semana somos apresentados a instituição e também a sua cultura organizacional. Por vezes, ela está sempre ligada à missão, visão e valores do lugar. Esses, costumam ser estabelecidos no nascimento da empresa e cultivados com o passar dos anos. 

Ou seja, a cultura organizacional estabelece a maneira que a instituição lida com os negócios, o que envolve políticas, práticas e comportamentos. Por isso, podemos dizer que ela é mais estável do que o clima organizacional.

E é dessa forma que ela se difere do clima organizacional que, como dissemos anteriormente, consegue ser mensurado, avaliado e, consequentemente, alterado. Tais mudanças são frutos das transformações no quadro de colaboradores e também na sociedade.

Confira uma aula completa sobre clima e cultura organizacional:

Como saber se o clima organizacional da empresa está bom? 

Ok, agora que eu sei o que é clima organizacional, e que não é a mesma coisa que cultura organizacional, o que eu posso fazer para medir o clima do meu ambiente de trabalho? 

O primeiro passo é aplicar uma pesquisa de clima organizacional. Geralmente, ela é feita através de um questionário e mede o contentamento do colaborador com o seu ambiente de trabalho e com a própria equipe. Com a pesquisa é possível analisar os pontos positivos e negativos, assim como as áreas que precisam de atenção e desenvolvimento.  

Vale ressaltar, que é muito importante que as respostas sejam anônimas. Até porque, ninguém vai levantar pontos negativos sabendo que pode perder o emprego, né!? 

Se não está bom, como melhorar?

Pesquisa feita, e agora? Como posso melhorar o clima da empresa?

Agora, cabe ao RH mensurar todos os resultados obtidos e discuti-los com os coordenadores dos projetos para tentar identificar os pontos falhos. Os resultados são as chaves para tomadas de decisões, priorização de urgências e para pensar  ações de melhorias a respeito dos pontos negativos levantados. 

Para além dos movimentos que serão feitos a partir da pesquisa de clima, existem outros hábitos que podem ser cultivados na empresa, como: 

  • Implementação de um sistema de feedback; 
  • Entender a realidade dos colaboradores para jornadas de trabalhos flexíveis; 
  • Investimento em cursos e treinamentos; 
  • Fortalecimento da comunicação interna; 
  • Ampliação de benefícios aos colaboradores

Quais as vantagens de um bom clima organizacional? 

Uma pesquisa da Great Place To Work apresentou 6 dados referentes a boa gestão do clima organizacional nas empresas. Esses dados só comprovam que as vantagens de melhorar o clima organizacional são inúmeras, afinal, é muito bom ir trabalhar sem aquele sentimento de angústia e tensão, não é mesmo?  

A lista é gigante mas vamos trazer alguns pontos que ele impacta: 

  • Diminuição de conflitos internos;
  • Baixa rotatividade de funcionários
  • Motivação elevada; 
  • Aumento de produtividade;
  • Maior criatividade com as demandas; 
  • Qualidade de vida; 
  • Proteção da saúde mental e física; 
  • Redução do absenteísmo; 

Dito isso… corre e vai rodar a pesquisa de clima organizacional na sua empresa! Ah, e conta com a ajuda da Eva para implementar multibenefícios e VALORIZAR DE VERDADE seus colaboradores.

Latinha de presentes roxa com folhas desenhadas. No meio da lata, está escrito 'Tornando o mundo mais flexível'. Ao lada da latinha há um Evacard, e ao redor dos dois itens alguns pisca piscas.
Cartão Eva: a melhor escolha para fazer os colaboradores felizes!

Texto escrito por: Emanuel Silva.

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!