O que é pesquisa eNPS? Saiba como aplicá-la

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mulher sorrindo com mão apoiada no rosto e escrito "ENPS" acima de sua cabeça

Para além da atração de talentos, o RH também se preocupa bastante com a retenção desses talentos. Uma empresa que tem um turnover muito alto indica que existem problemas na organização e que os colaboradores não estão satisfeitos. Felizmente, existem formas de coletar feedbacks desses funcionários e melhorar a empresa através das pesquisas eNPS.

São com essas pesquisas que os profissionais tem acesso às métricas de RH e poderá detectar exatamente os problemas, qualificá-los e quantificá-los. Da falta de benefícios ao clima organizacional, as inquietações vão aparecer, especialmente por se tratar de uma pesquisa anônima. Logo, as pessoas se sentirão mais confortáveis em participar e soltar o verbo, seja para reclamar ou elogiar.

O que é eNPS?

O eNPS (Employee Net Promoter Score) na verdade é uma adaptação do NPS (Net Promoter Score), utilizado pelo Marketing para medir a satisfação dos clientes. A eficácia da metodologia foi percebida e começou a ser utilizada também por profissionais de Recursos Humanos. Assim foi criado o eNPS, que tem por objetivo medir o grau de satisfação dos colaboradores.

Confira a relação entre NPS e eNPS:

O resultado da eNPS é uma régua que medirá a nota da empresa de 0 a 10, cada nota com seus respectivos significados.

Quando uma empresa não vai tão bem na pesquisa, geralmente os empregados queixam sobre salário, benefícios, clima organizacional e/ou falta de perspectiva de carreira. Quando a empresa vai bem, essas questões aparecem pouco e os colaboradores são bem recompensados, engajados e envolvidos com a causa da organização.

Como aplicar a pesquisa eNPS?

O eNPS é aplicado através de uma pergunta bem objetiva, numa escala de 0 a 10, na qual os colaboradores destacam o quanto recomendariam a empresa como um bom bom lugar para trabalhar para um amigo ou familiar.

Para cada pergunta, deixe um campo descritivo para que os colaboradores escrevam o que motivou a sua resposta. Exemplo: 

  • De 0 a 10, o quanto você recomendaria a [Empresa] para algum amigo ou parente? (pergunta obrigatória)
  • Sinta-se a vontade de contar o porquê (pergunta opcional)

Quando acontece de responderem o porquê, geralmente as respostas são sobre benefícios, salário, cultura, plano de carreira e etc. Para investigar um pouco mais sobre esses temas, é recomendável fazer uma pesquisa de clima.

É importante lembrar de preservar o anonimato dos colaboradores, assim eles irão se sentir mais confortáveis para responder com sinceridade. 

Um cuidado a se tomar na hora de aplicar a pesquisa eNPS na sua empresa é explicar a importância dessa métrica para os colaboradores. Assim você aumenta as chances de quererem contribuir para a pesquisa. Ou seja, o eNPS não é obrigatório de responder.

Analisando dados da pesquisa eNPS

Com base nos feedbacks obtidos, os colaboradores podem ser classificados como promotores, detratores e neutros:

  • Os promotores são os que marcaram 9 ou 10 na escala de satisfação e são os colaboradores que estão satisfeitos com a empresa;
  • Os neutros são aqueles que na escala de satisfação marcaram 7 ou 8 e são os colaboradores que demonstram um engajamento parcial;
  • Os detratores são os que marcaram de 0 a 6 na escala de satisfação e são os colaboradores que não estão satisfeitos em relação a empresa. 

Calculando o eNPS da empresa

Tendo essa classificação feita, só resta o calcular qual a pontuação do eNPS da sua empresa. A fórmula é simples: basta subtrair o percentual total de detratores do percentual total de promotores. O resultado pode variar entre -100% a 100%.

eNPS% = %Promotores – %Detratores

O ideal é estar o mais próximo possível de 100%, pois isso é um sinal de que os colaboradores da sua empresa estão muito satisfeitos.

Aqui vão algumas dicas para interpretar essas informações: 

  • caso o eNPS da sua empresa fique entre -100% e 0, isso indica que sua empresa está em zona crítica;
  • se a pontuação estiver entre 1% e 50%, é sinal de que a sua empresa está na zona de aperfeiçoamento;
  • se a pontuação estiver entre 51% e 70%, a sua empresa está na zona de qualidade;
  • e se estiver entre 71% e 100%, parabéns, a sua empresa está na zona de perfeição.

Próximos passos

Através dessa pesquisa, será possível a identificação de quais são os problemas mais pontuais a serem corrigidos ou melhorados na empresa. Então, o próximo passo é dar muita atenção para os insights trazidos pela pesquisa, pois não há ninguém melhor para falar da empresa além dos empregados. Afinal, existem questões que nem mesmo a diretoria saberá identificar. Portanto, invista na pesquisa de eNPS.

A periodicidade da aplicação do eNPS varia de cada empresa: há aquelas que fazem a avaliação 90 dias após a admissão e novamente nos aniversários de contratação. Outras fazem a cada mês ou em uma base rotativa para conseguir um fluxo contínuo de informações. 

O segundo passo então é colocar a mão na massa e promover as melhorias que vão colocar sua empresa no campo da perfeição. As pessoas são os melhores ativos que uma empresa tem, então elas devem ser bem cuidadas e atendidas. Considerando que benefícios são queixas comuns, recomendamos a leitura do artigo sobre benefícios flexíveis para que sua empresa avance mais um passo.

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