EVENTO GRATUITO!
Eva Talks #5: Como construir uma marca empregadora forte. Inscreva-se

RH Tech: empresas que usam a tecnologia em prol do RH

por

por

Mulher de óculos escuro, sentada em uma cadeira de escritório com a mão no mouse. A mulher é branca, tem o cabelo liso e está sorrindo para a câmera. A mão dela está no mouse e há um computador em sua frente.

HR Tech pode ser entendido como uma sigla para Human Resources Technology, ou Tecnologia de Recursos Humanos. O conceito refere-se às empresas — geralmente startups — que criam ferramentas que podem servir para análise de dados, controle de faltas e horas, desenvolvimento de talentos, gerenciamento de cartão de benefícios e etc.

Quando paramos para pensar, percebemos que o RH lida com várias responsabilidades imprescindíveis para o funcionamento de uma organização. Não por acaso, há inúmeras empresas com o propósito de simplificar esses processos: faço aqui uma alusão às RH Techs ou HR Techs.

Se a ideia ainda parece abstrata para você, continue a leitura para conferir as principais vantagens de contratar as RH Techs e algumas ferramentas bem legais para descomplicar o setor de recursos humanos da sua empresa.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

Quais as vantagens em contratar uma RH Tech?

A tecnologia está aí e não faz sentido sua organização não se aproveitar dela. As RH Techs, que criam soluções tecnológicas para o RH, podem contribuir muito para a efetividade do setor de Recursos Humanos de sua corporação.

Se você está se perguntando quais as vantagens e benefícios que contratar uma HR Tech pode trazer para sua empresa, saiba que há vários. Confira agora algumas das razões:

Tudo em um lugar só

Há alguns poucos anos, ser do DP ou do RH era sinônimo de lidar com uma infinidade de planilhas. Há mais tempo ainda, os profissionais da área eram obrigados a lidar com uma quantidade enorme de documentos em papel.

Hoje, no entanto, várias empresas fornecem serviços que centralizam tudo o que é necessário para a rotina do RH. É claro que tudo isso é uma consequência do momento em que vivemos, mas o que seria da história do RH no Brasil e no mundo se o setor não se adaptasse ao contexto de cada época, não é?  

Menos erros

Hoje existem inúmeros softwares e até aplicativos voltados para o RH que evitam erros ocasionais no setor. Preocupações comuns da área, como registro de horas, controle de ponto e pagamento, são feitos por programas que fazem todo o cálculo de forma automática, evitando irregularidades que posteriormente podem virar dores de cabeça.

Confira vantagens de contar com uma RH Tech nessa entrevista com a CEO e co-fundadora da Gupy.

Agilidade

Se por um lado a digitalização ameaça acabar com inúmeras profissões, por outro ela também auxilia profissionais a serem mais efetivos e ágeis no cumprimento de suas atribuições. Processos que antes exigiam horas para serem executados, hoje podem ser feitos por softwares que aliviam o volume de tarefas e possibilitam que os RHs sejam mais ativos em atribuições estratégicas e não somente na parte burocrática.

Agora que já temos bons motivos, vejamos as principais ferramentas de HR Techs disponíveis no mercado e suas utilidades para o setor de Recursos Humanos.

HR Techs: tipos de produtos oferecidos

O RH é composto por inúmeros profissionais que exercem vários tipos de funções importantes. Conheça agora algumas das soluções e ferramentas de RH Techs para as atividades do setor:

Sistemas de Informações de RH

Os profissionais de RH “raiz” — vulgo os que atuam há uma ou duas décadas — sabem a quantidade enorme de papel que o setor tinha que lidar antes do advento dos computadores. Felizmente, atualmente existem sistemas que concentram toda essa documentação tão imprescindível em um único software.

Uma das HR Techs que mais impactaram o setor foi a responsável pela criação dos SIRH (Sistema de Informações de Recursos Humanos) ou HRIS (Human Resources Information System). Essa ferramenta de RH, que surgiu nos EUA entre as décadas de 50 e 60 com a invenção das primeiras folhas de pagamentos automáticas, revolucionou o setor por concentrar as informações imprescindíveis em um único lugar. 

Atualmente, um dos melhores e mais completos exemplos de SIRH é o software da Factorial, que concentra processos como gestão de ausências, controle de ponto, variações salariais, gestão de documentos e muito mais em apenas uma plataforma. Uma outra grande vantagem que a empresa oferece é o app para funcionários, que também conta com funcionalidades interessantes

Controle de folha de pagamento

Talvez por envolver diretamente as finanças da empresa e a satisfação dos funcionários, o controle de folha de pagamento é uma das tarefas do RH que mais assustam os inexperientes. Até por isso, uma das maiores vantagens oferecidas pelas ferramentas de RH Techs de folha de pagamento é a automatização desse processo.

Algumas empresas oferecem soluções em softwares e aplicativos que tornam tudo mais rápido e simplificado. Uma outra grande vantagem é que essas RH Techs também asseguram que as leis tributárias e fiscais sejam cumpridas.

Tomando como exemplo o Oracle Payroll, que oferece inúmeras praticidades em controle de folha de pagamento, fica simples entender a preferência dos profissionais em adotar tais ferramentas de RH. O programa oferece atualizações automáticas que garantem a conformidade com as leis, além da possibilidade de realizar pagamentos a qualquer hora em mais de dez países.

Controle de ponto, licenças, atestados e faltas

Na rotina do Departamento Pessoal, controlar quais funcionários estão de folga, férias ou licença, além de fazer o controle de ponto, são tarefas básicas. Entretanto, se não forem realizadas com atenção, mesmo tarefas tão primordiais podem gerar problemas significativos para a empresa.

Portanto, é imprescindível encontrar uma ferramenta que seja eficiente e que apresente todas as informações em um só lugar. Para esse propósito, o FolhaCerta é uma das melhores opções do mercado.

Pelo aplicativo os colaboradores podem bater o ponto em poucos cliques, e com a mesma praticidade, os gestores e analistas de RH podem acessar o espelho de ponto para corrigir irregularidades.

Gestão de desempenho e desenvolvimento de pessoal

Atualmente, as atribuições de um RH vão muito além de demissão e contratação de colaboradores. Em empresas modernas, inclusive, o setor também tem o papel estratégico de acompanhar o desenvolvimento, além de desenvolver os colaboradores.

É claro que as vantagens disso não são poucas: ao trabalhar habilidades comportamentais e técnicas dos funcionários, você permite ao colaborador atingir novos patamares profissionais. Além de tudo, ao ver que está melhorando junto da empresa, isso melhora o engajamento daquele colaborador e o mantém motivado para alcançar os objetivos individuais e coletivos.

E quando falamos de gestão e avaliação de desempenho, não podemos deixar de citar a Feedz. A ferramenta da RH Tech oferece as soluções mais completas no segmento e, pela sua plataforma, é possível fazer gestão de metas e tarefas, enviar e receber feedbacks, além de efetuar a avaliação de desempenho.

Recrutamento e seleção

Dependendo da sua idade você pode até nem saber disso, mas há alguns anos a grande maioria das vagas de emprego eram anunciadas em jornais ou agências (físicas) especializadas. Hoje em dia, no entanto, a internet e plataformas como Catho, Vagas e até LinkedIn possibilitam que as vagas sejam vistas por milhares de pessoas em poucos instantes.

Além disso, também existem empresas desenvolvendo programas que facilitam a experiência do recrutador na hora de selecionar candidatos. Casos como a Gupy, que utiliza inteligência artificial para processos seletivos, tornam-se cada vez mais frequentes entre organizações que contam com tecnologia de RH.

Pela plataforma é possível filtrar candidatos automaticamente de acordo com a necessidade da vaga. Isso, é claro, traz inúmeras discussões, mas o que é indiscutível é que essa funcionalidade agiliza os processos de recrutamento e seleção.

Comunicação Interna

O RH é um dos setores que mais possui informações a serem divulgadas dentro de uma organização. Muitas vezes, inclusive, a Comunicação Interna é uma das responsabilidades que está sob o guarda-chuva do departamento de RH.

Benefícios corporativos, vagas abertas, programas de reconhecimento, políticas internas, campanhas de endomarketing. Esses são só alguns dos temas que o RH precisa estar divulgando constantemente para reter e engajar os colaboradores e desenvolver a cultura corporativa.

E para auxiliar o departamento também na comunicação interna, a solução de TV Corporativa da Progic se mostra uma importante aliada do profissional de RH. A ferramenta faz toda a gestão da programação das telas de forma remota, além de possuir recursos que facilitam o envio de conteúdos dos colaboradores para serem exibidos nas TVs.

Pela plataforma, com poucos cliques também é possível enviar todos os conteúdos da TV Corporativa para outros canais da empresa, como e-mail, intranet e aplicativo.

Gestão de benefícios

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm cada vez mais que se virar nos 30 para conseguirem atrair e reter os melhores talentos. Para esse propósito existem inúmeras estratégias, mas uma das mais efetivas é reformular o seu pacote de benefícios.

Vale lembrar que uma pesquisa do Glassdoor revelou que 80% dos funcionários preferem benefícios à aumento salarial. Então a pergunta que fica é: quais RH Techs existem para simplificar a gestão de benefícios?

Já que falamos de simplificar, não há como esquecer do cartão beneflex da Eva. Com ele, você facilita a vida do RH, que ganha acesso a um dashboard para fazer a gestão de benefícios de maneira descomplicada. 

O saldo destinado aos benefícios também pode ser distribuído em 8 categorias, sendo elas: alimentação, refeição, saúde, transporte, combustível, educação e cultura, além do saldo livre que pode ser usado para qualquer uma das anteriores. No próprio aplicativo, também há uma ferramenta que agiliza o processo de reembolso de despesas.

Os colaboradores também saem ganhando, já que o cartão é de ampla aceitação — bandeira Visa que fala, né? — e permite até mesmo transferência de saldo entre os colegas de trabalho. Sem contar que, com a Eva, você garante muito mais flexibilidade para eles ajustarem o saldo às suas necessidades.

Então não vai dar mole, hein! Entre em contato conosco se precisar de ajuda para simplificar sua gestão de benefícios. E não deixe de compartilhar o conteúdo e deixar seu comentário abaixo!

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!

EvaTalks

5ª edição

Como construir uma marca empregadora forte

Evento online e gratuito

11 de abril, quinta-feira, às 11h