Semana de 4 dias úteis: o que é e como é na Eva?

por

por

Fundo com padrão de folhas roxas e, no centro da imagem, 'semana de quatro dias úteis' ou '4-day workweek'.

Lembro até hoje da reunião em que nosso CEO, Marcelo Lopes, anunciou a chegada de um novo benefício para os colaboradores. Além dos tradicionais vales-alimentação e refeição, plano de saúde e outros clássicos que compõem o pacote de benefícios da Eva, a empresa anunciou, em agosto de 2022, que contaríamos também com o benefício da semana de 4 dias úteis

Consigo recordar com clareza o momento em que ele, fazendo certo suspense, disse que era ”um benefício que sempre sonhou em ter enquanto funcionário” mas que, apesar de ansioso para colocar em prática enquanto líder da empresa, ainda tinha certo receio de que a diminuição de horas implicasse em uma redução da produtividade do time.

Seis meses depois, em fevereiro de 2023 e após o primeiro período de testes da semana de 4 dias úteis, os resultados da avaliação aqui na Eva são positivos. “Estamos alcançando níveis cada vez maiores de produtividade e, não por acaso, em janeiro conquistamos nosso melhor desempenho em número de cartões emitidos e em faturamento”, conta o Marcelo.

O que é a semana de 4 dias úteis ou four-day workweek?

Segundo o site do movimento 4 day week, este é “um modelo de trabalho com horas reduzidas que busca priorizar o trabalho com inteligência por meio da redução de horas trabalhadas”.

Em termos simples, a semana de 4 dias úteis, conhecida também como four-day workweek, é um benefício corporativo que está sendo testado e aprovado mundialmente. Assim como na Eva, um teste conduzido no Reino Unido com mais de 61 empresas e quase três mil funcionários mostrou as vantagens da redução de horas trabalhadas.

Segundo a pesquisa, das 61 empresas participantes, 56 disseram que continuariam oferecendo o benefício por mais algum tempo, enquanto 18 responderam que pensam em tornar o benefício da semana de quatro dias úteis permanente. Fora isso, 71% dos funcionários comprovaram uma redução da taxa de esgotamento.

Vale lembrar que o movimento é uma tendência mundial, e em outros países que promoveram o teste em larga escala, como é o caso da Islândia, começaram a observar mais e mais organizações buscando oferecer o benefício aos colaboradores.

A semana de 4 dias úteis funciona? A experiência na Eva

Texto sobre a semana de 4 dias úteis na Eva. Há um degradê que vai do laranja ao rosa no fundo, uma hashtag 4 day work week no canto superior esquerdo.

Texto sobre a semana de 4 dias úteis na Eva. O fundo é roxo e no canto superior esquerdo tem uma hashtag 4 day work week.

Aqui na Eva, inclusive, os testes da semana de trabalho de 4 dias úteis também estão sendo bem sucedidos. Seis meses após a implementação do benefício, os gestores e lideranças das empresas do grupo Gerencianet anunciaram a renovação do benefício e a ampliação do período de testes por mais seis meses.

A renovação foi pautada nos resultados positivos da empresa em termos de produtividade dos funcionários. Segundo Cássio de Lellis, gerente de produtos, “em termos de produtividade, não só manteve como aumentou em alguns momentos cruciais do semestre. E vale o adendo que, mesmo sem a necessidade de horas extras, a galera está conseguindo entregar tudo o que é necessário”.

E nós, os funcionários, também sentimos a mudança para a semana de 4 dias de trabalho. Segundo Bruno César, assistente de qualidade da Eva, a experiência foi muito boa. “A gente consegue ter um tempinho a mais para resolver demandas pessoais, inclusive para a faculdade”, conta o estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Algo que este que vos escreve pode dizer, também, é que a semana de quatro dias úteis melhorou — e muito — minha qualidade de vida. Para mim, a segunda-feira não tem mais aquela sensação de cansaço, e o fim de semana já não é mais tão curto para resolver pendências médicas, bancárias, cuidar da casa, estudar e ter algum momento de lazer.

3 razões para implementar a semana de 4 dias úteis

Apesar de ser uma realidade distante para muitos trabalhadores e empresas, é fato que a semana de 4 dias úteis tem gerado resultados extraordinários por onde é implementada. Confira algumas razões para oferecê-la em sua empresa:

Satisfação

Se você perguntar para 10 pessoas aleatórias, duvido que alguma irá responder que não deseja trabalhar um dia a menos. Até por isso, a satisfação dos funcionários torna-se um dos motivos mais óbvios para a implementação da semana de 4 dias de trabalho.

E quem está na linha de frente da liderança de equipes, sabe: colaboradores felizes são os que entregam resultados mais satisfatórios. Por isso, considere os seus funcionários na hora de avaliar a viabilidade da redução da jornada de trabalho da sua empresa.

Produtividade

Aqui na Eva, uma das maiores dúvidas foi se seria possível manter a mesma produtividade com um dia a menos de trabalho. Após o período de testes, descobrimos que sim, e a produtividade até chegou a ultrapassar as expectativas em alguns momentos chave do nosso último ano.

Assim, torna-se evidente para nós que, com um dia a menos de trabalho e mais descansados, os colaboradores chegam muito mais dispostos na semana seguinte. Consequentemente, isso gera reflexos positivos no desempenho do time e acaba agilizando, também, as entregas.

Confira uma publicação do Exame que comprovou o aumento da produtividade em empresas que reduzem a jornada de trabalho para 4 dias úteis:

Melhoria dos principais indicadores

Desde que adotamos a semana de 4 dias úteis, nossos indicadores de RH nunca estiveram melhores. A taxa de absenteísmo, que mede o número de ausências, foi drasticamente reduzida. 

“Com um dia para resolver questões pessoais como consultas e exames, os funcionários acabam se ausentando menos no trabalho para lidar com tais questões”, conta o CEO da Eva. Além disso, evidenciamos reduções no tempo de fechamento das vagas, além de melhorias na taxa de turnover da organização.

Como fazer a transição para a four-day workweek?

Para adotar a semana de trabalho com horas reduzidas, há alguns passos burocráticos e práticos que devem ser seguidos. O cumprimento correto de tais etapas pode assegurar que sua empresa tome decisões assertivas antes de implementar o benefício aos colaboradores.

É necessário:

  1. Entender quais setores e colaboradores não precisam trabalhar todos os dias úteis;
  2. Conferir as burocracias exigidas pelo sindicato correspondente para a redução de horas;
  3. Redimensionar o planejamento da empresa para quatro dias de trabalho;
  4. Reduzir as horas no contrato de trabalho dos funcionários.

É claro que as etapas podem variar de acordo com o contexto de cada empresa, mas de forma básica estes são os principais pontos de atenção ao efetuar esta redução de horas.

Aqui na Eva, o modelo tem se mostrado funcional e efetivo no propósito de melhorar os resultados individuais e coletivos. Marcelo Lopes conclui dizendo que “a intenção é aumentar a qualidade de vida de nossos colaboradores, já que isso por si só causa impactos positivos no desempenho deles”.

Cuidados ao adotar a semana de 4 dias de trabalho

A redução do número de horas trabalhadas veio acompanhada de mudanças na própria organização e na mentalidade dos funcionários. De acordo com Cássio, “o primeiro desafio foi redimensionar o planejamento para 4 dias na semana. O tempo de entrega acaba sendo menor e, inevitavelmente, o cérebro vem orientado para o planejamento de 5 dias”.

Até por isso, as semanas já começam com um ritmo mais intenso. “As semanas são mais aceleradas, mas o time fica muito mais ligado desde o primeiro dia da semana, pois tem a consciência de que a semana passa bem rápido.”

Outro cuidado que deve ser tomado com a implementação da semana de quatro dias úteis é o controle de horas trabalhadas. A proposta da redução de dias de trabalho não pode significar que os colaboradores terão que fazer mais horas extras, o que tiraria todo o propósito do benefício.

Falando em benefícios corporativos…

A Eva pode te ajudar a revolucionar os seus! Com nosso cartão que conta com 8 categorias de benefícios corporativos, sua organização concentra todas as vantagens em uma única solução SEM TAXAS e com bandeira Visa.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e descubra o que a Eva pode fazer pela sua empresa:

5 1 voto
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Quer saber mais?
Fale com a Eva!