Avaliação de Desempenho [GUIA COMPLETO]

por

por

Avaliação de desempenho escrita ao lado direito do ícone feliz da Eva, com um termômetro em cima.

Uma frase célebre do escritor C.S Lewis diz que nunca somos velhos demais para definir outra meta ou sonhar um novo sonho. Para isso, no entanto, é necessário realizar avaliações de desempenho e saber o que é preciso melhorar para alcançar os objetivos.

E não importa se você é um atleta, um artista ou mesmo um colaborador interessado em melhorar sua performance para, quem sabe, se tornar o funcionário do mês. É importante saber aplicar as melhores técnicas de avaliação para se ter uma noção do patamar atual antes de progredir.

Por isso, confira o restante do artigo para descobrir o que é a avaliação de desempenho, além de conferir os tipos e como fazer a avaliação efetivamente. E aí, bora lá!?

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um instrumento utilizado para a medição de resultados práticos ou intangíveis dos funcionários. Em suma, ela deve ser usada para saber quais colaboradores estão aquém ou além dos níveis esperados de desempenho.

Ao realizar essa avaliação, as organizações podem obter informações valiosas sobre o desempenho individual e coletivo dos seus funcionários, auxiliando na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento, reconhecimento, recompensas e planejamento de carreira. 

Confira no vídeo mais informações sobre a avaliação de desempenho!

Tal avaliação também ajuda na construção de uma cultura de feedbacks, como veremos adiante. Confira agora os principais objetivos da avaliação de desempenho.

Quais os objetivos da avaliação de desempenho?

É de conhecimento geral, ao menos no setor de RH, que os profissionais de Recursos Humanos estão se tornando cada vez mais estratégicos e menos burocráticos. Até por isso,  as organizações têm percebido que tais profissionais podem contribuir — e muito — com o desenvolvimento dos demais funcionários.

Para isso, no entanto, a avaliação de desempenho deve ser aplicada de maneira efetiva. Confira os principais objetivos da aplicação desse instrumento.

Identificar talentos e oportunidades de crescimento

Um dos propósitos mais evidentes da avaliação de desempenho é o de identificar o potencial dos seus colaboradores. Com esse esforço, você terá mais facilidade para ocupar os cargos de alto escalão da sua organização, já que está desenvolvendo o pessoal ‘de casa’.

Os resultados da avaliação de desempenho poderão revelar características desconhecidas de seus funcionários, assim como talentos inexplorados. Com tais dados em mãos, você pode elaborar planos de desenvolvimento personalizados para trabalhar as competências da equipe.

Alinhar os profissionais com os objetivos da organização

Por melhor que seja o profissional e os seus resultados, por vezes eles não condizem com o que a organização espera alcançar. Até por isso, a avaliação de desempenho mostra-se fundamental, também, para manter todo o time alinhado com os mesmos objetivos.

Assim, você pode garantir que todos estejam direcionando seus esforços para aquilo que é realmente importante para sua empresa.

Estabelecer critérios para bônus e premiações

Se você já descobriu as vantagens que um programa de premiação para funcionários pode trazer, é fundamental que você estabeleça critérios para definir quem irá receber e quanto irá receber.

Felizmente, a avaliação de desempenho oferece um ótimo caminho para pensar nas premiações corporativas. Com os resultados, você pode pensar em bonificações relativas ao desempenho de cada funcionário no período avaliado.

Auxiliar no planejamento da carreira

O autor Lewis Carroll, conhecido por escrever “Alice no País das Maravilhas”, sabiamente disse: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”. A partir desse pensamento, fica evidente a importância de planejar cuidadosamente a sua carreira, a fim de traçar o caminho certo que o conduzirá aos seus objetivos desejados.

Assim, a avaliação de desempenho também se mostra perfeita para um planejamento efetivo de carreira. Com isso, você pode estabelecer metas pontuais para alcançar o seu objetivo geral.

Melhorar o desempenho de funcionários

Um dos propósito mais óbvios da avaliação de desempenho é justamente o de melhorar a performance da equipe. Isso pois, com os resultados, é fácil de compreender os pontos que cada funcionário deve trabalhar.

Incentivar a inovação e novas ideias

Boas ideias são um dos principais pilares das grandes organizações. Se você deseja que seu time se torne mais criativo, é necessário incentivar e avaliar as ideias dos seus colaboradores.

Assim, a avaliação de desempenho pode servir para mensurar a performance dos seus colaboradores nas sessões de brainstorming etc.

Promover uma cultura de feedbacks contínuos

JP Coutinho, um dos maiores influenciadores de RH do Brasil, sabe muito bem da importância de desenvolver uma cultura de feedbacks nas organizações. No último webinar Eva Talks, ele explicou que “feedback para mim é todo dia”.

Mas como não é fácil mudar a cultura organizacional da noite para o dia, um bom primeiro passo para implementar a cultura de feedbacks é a avaliação de desempenho. Após a avaliação, é necessário dar um retorno sobre os resultados de cada colaborador.

Agora que já vimos a importância e os objetivos da avaliação de desempenho, vejamos alguns dos tipos de avaliação.

14 tipos de avaliação de desempenho

Há vários modelos de avaliação de desempenho, e o melhor tipo de avaliação vai depender do contexto geral da sua organização em termos de setor, porte e tipo de gestão. Por isso, conheça 10 tipos de avaliação de desempenho.

1. Autoavaliação

Ninguém sabe — ou deveria saber — mais do seu desempenho do que você, querid@. Parece óbvio, mas antes de pensar no que os líderes ou colegas de trabalho têm a dizer sobre a performance de um determinado funcionário, pergunte a ele mesmo como se avaliaria.

Você pode usar os resultados da autoavaliação em conjunto com as avaliações dos colegas/gestores para identificar conformidades e inconformidades entre os resultados.

2. Avaliação de desempenho feita pelo líder

Nesse tipo de avaliação de desempenho, são os responsáveis diretos pelos colaboradores quem julgam a performance dos funcionários. Assim, são valorizados os resultados obtidos e as entregas realizadas.

3. Avaliação feita pelos colegas de equipe

Além do líder da empresa ou do setor — dependendo do tamanho da empresa — os seus colegas com cargos operacionais também podem ajudar na sua avaliação. Com isso, você pode obter insights sobre o desempenho do funcionário ao trabalhar em equipe e sobre sua relação com os demais colegas.

4. Avaliação direta ou 90 graus

A avaliação de desempenho 90 graus é um método em que o líder direto de um profissional avalia sua performance dentro da equipe. O objetivo é identificar tanto os pontos fortes como os pontos fracos, com base em critérios estabelecidos pelos líderes e pelo setor de Recursos Humanos.

5. Avaliação de desempenho conjunta ou 180 graus

A avaliação de desempenho 180 graus já é mais completa do que a versão de 90. Ao invés de se resumir no líder avaliando o colaborador, esse tipo de avaliação prioriza um retorno do funcionário, que também avalia a liderança da empresa e faz uma autoavaliação.

6. Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é a mais completa e, com os resultados, é possível mensurar os resultados de colegas de trabalho, gestores, superiores e subordinados. Em suma, ela oferece um ótimo panorama da performance de cada colaborador, setor e, claro, da empresa em geral.

7. Avaliação por competências

Já a avaliação por competências tem um propósito importante e específico. Com ela, você faz um levantamento das competências necessárias para ocupar um determinado cargo na empresa, assim como analisa se o funcionário tem essas competências.

Confira o modelo de avaliação por competências no vídeo.

8. Avaliação por objetivos

A avaliação por objetivos também envolve os demais colegas de trabalho, além da liderança propriamente dita. Nesse modelo, o time julga os resultados alcançados e determina quais objetivos devem ser perseguidos para a melhoria de cada um dos integrantes.

9. Satisfação dos funcionários

Um outro tipo de avaliação é a que mede a satisfação dos funcionários. Esse tipo já pode ser útil para revelar a percepção dos colaboradores sobre os benefícios corporativos, remuneração, clima organizacional e até avaliação de lideranças, dentre outras coisas.

10. Avaliação de desempenho da equipe

Semelhante à autoavaliação, esse modelo tem o propósito de analisar a performance da equipe inteira. Assim, todos do time se auto avaliam e discutem os pontos fortes e fracos de cada um.

11. Avaliação por comparação

Quando há dois colaboradores que ocupam o mesmo cargo, o modelo de avaliação por comparação vem a calhar. Nele, são comparadas as habilidades técnicas e as entregas de cada um dos profissionais para saber quais as discrepâncias entre os colegas.

12. Avaliação de desempenho comportamental

Além das competências técnicas, chamadas hard skills, as competências comportamentais também devem entrar na avaliação de desempenho. Esse tipo de análise prioriza entender e melhorar pontos do comportamento dos colaboradores, como capacidade de colaboração e trabalho em equipe, por exemplo.

13. Avaliação em incidentes críticos

Incidentes críticos podem ser positivos ou negativos e, para esse modelo de avaliação, vale a pena ponderar como os colaboradores agiram diante de tais situações. Vale ressaltar que é fundamental que a avaliação seja efetuada logo após o incidente, para que o julgamento seja feito com o maior número possível de detalhes.

14. Escala gráfica

Para quem gosta de gráficos, esse modelo de avaliação vem a calhar. Ele é o melhor em ilustrar quais os pontos de melhoria que seus colaboradores precisam trabalhar. Confira como funciona abaixo e baixe um modelo pronto para utilizar com seus funcionários.

Como aplicar uma avaliação de desempenho? 8 passos

Agora que você já conhece os tipos de avaliação de desempenho, é possível começar a pensar na aplicação desses conceitos na prática. Assim, vejamos 9 passos para aplicar a avaliação de desempenho.

1. Definir objetivos

Antes de começar, é fundamental entender por que você deseja implementar um sistema de avaliação de desempenho. Identifique os principais objetivos, como fornecer feedback aos funcionários, identificar oportunidades de desenvolvimento, recompensar o desempenho excepcional, entre outros.

2. Estabelecer critérios

Determine os critérios pelos quais o desempenho dos funcionários será avaliado. Esses critérios podem incluir metas individuais, habilidades técnicas, competências comportamentais, qualidade do trabalho, entre outros. Certifique-se de que esses critérios estejam alinhados com os objetivos da organização.

3. Escolher ferramentas de avaliação

Existem várias ferramentas e métodos disponíveis para avaliar o desempenho dos funcionários, como avaliações de 360 graus, avaliações por pares, autoavaliações, avaliações de gestores, entre outros. Uma boa ferramenta é o Eva Conecta, que envia questionários em instantes e simplifica a comunicação empresarial.

4. Preparar os líderes e colaboradores

É importante fornecer treinamento aos gestores e colaboradores sobre como realizar e receber avaliações de desempenho eficazes. Os gestores devem entender como conduzir uma avaliação construtiva, fornecer feedback útil e estabelecer metas de desenvolvimento. Os colaboradores devem saber como se autoavaliar, receber feedback de forma construtiva e estabelecer metas pessoais.

5. Definir o processo de avaliação

Estabeleça uma programação clara para o processo de avaliação, incluindo datas importantes, prazos para a conclusão das avaliações e revisões periódicas. Certifique-se de que o processo seja transparente e justo para todos os funcionários.

6. Coletar feedbacks e efetuar as avaliações

Solicite aos gestores que coletem feedback sobre o desempenho dos funcionários ao longo do período de avaliação. Isso pode ser feito por meio de reuniões individuais, registros de desempenho ou outras ferramentas de coleta de feedback. Os gestores devem usar essas informações para preparar avaliações objetivas e fornecer feedback construtivo.

7. Fornecer feedbacks e metas de aprimoramento

Realize reuniões individuais com cada funcionário para fornecer feedback sobre seu desempenho e discutir oportunidades de desenvolvimento. Estabeleça metas de curto e longo prazo para ajudar os funcionários a melhorar seu desempenho e desenvolver suas habilidades.

8. Acompanhamento dos resultados e revisão do processo

Monitore regularmente o progresso dos funcionários em relação às metas estabelecidas. Faça revisões periódicas para garantir que o sistema de avaliação de desempenho esteja funcionando de forma eficaz e faça os ajustes necessários, caso precise. 

20 perguntas para a avaliação de desempenho

É claro que os tipos de perguntas para a avaliação de desempenho variam de acordo com a realidade de cada funcionário e empresa, mas algumas das mais comuns são:

  1. Como você descreveria suas principais responsabilidades e tarefas no último período avaliativo?
  2. Quais foram suas maiores conquistas ou contribuições significativas durante o último período?
  3. Como você busca se atualizar e se desenvolver profissionalmente?
  4. Como você lida com prazos e pressão no ambiente de trabalho?
  5. Quais são suas principais habilidades e como elas têm sido aplicadas em seu trabalho?
  6. Como você busca solucionar problemas e lidar com desafios no trabalho?
  7. Como você se relaciona com seus colegas de trabalho e membros da equipe?
  8. Quais são as áreas em que você acredita que pode melhorar e o que está fazendo para alcançar essas melhorias?
  9. Como você utiliza o feedback recebido para aprimorar seu desempenho?
  10. Como você gerencia seu tempo e prioridades para cumprir suas metas e prazos?
  11. Descreva uma situação em que você teve que lidar com um conflito no trabalho e como você o resolveu.
  12. Como você lida com mudanças e adaptação em um ambiente de trabalho em constante evolução?
  13. Descreva uma ocasião em que você tomou uma iniciativa proativa para melhorar um processo ou projeto.
  14. Como você busca manter-se motivado e engajado em suas tarefas diárias?
  15. Quais são seus objetivos de carreira a curto e longo prazo?
  16. Como você se comunica com eficiência e clareza com os outros membros da equipe?
  17. Como você busca contribuir para o trabalho em equipe e criar um ambiente colaborativo?
  18. Descreva uma situação em que você teve que lidar com feedback construtivo e como você reagiu a ele.
  19. Quais são suas expectativas em relação ao seu desenvolvimento profissional dentro da empresa?
  20. Como você equilibra suas responsabilidades e obrigações pessoais com seu trabalho?

Dependendo do tipo de avaliação, as perguntas podem ser mais ou menos como as descritas acima.

Quem é o responsável pela avaliação de desempenho?

É claro que, dependendo do porte da organização, a avaliação de desempenho pode ser realizada pela liderança executiva, RH ou Departamento Pessoal. Ainda assim, o profissional responsável por avaliar a performance e elaborar planos de melhoria para os funcionários é o Analista de Treinamento e Desenvolvimento.

Tendências na avaliação de desempenho de funcionários

Nos últimos anos, as transformações em nosso modo de vida estão mudando a nossa relação com a tecnologia. E tais inovações trazem, também, novas tendências para o setor de RH e na avaliação de desempenho.

Assim, a inteligência artificial se mostra como uma das mais promissoras aliadas do RH na hora de efetuar a avaliação de desempenho. O RH pode usar o Chat GPT como um aliado na elaboração de perguntas, por exemplo.

A melhor ferramenta para o RH

Falando em simplicidade e facilidade para o RH, não poderíamos deixar de destacar as soluções de benefícios flexíveis e premiação de colaboradores da Eva. Trata-se de uma ferramenta intuitiva para levar a gestão de benefícios e bonificações para outro patamar.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e conheça as soluções!

5 3 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!