Premiação de vendedores: 15 ideias e critérios para se inspirar

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Pessoas com mãos levantadas e, no título, "premiação de vendas" ou "premiação de vendedores".

Na rotina das organizações, os c-levels e os RHs estão constantemente pensando em formas de tornar os funcionários mais produtivos e, consequentemente, obterem resultados melhores. Uma das formas utilizadas para conquistar melhores números de faturamento, inclusive, é a premiação de vendedores.

É fato que o setor comercial de uma empresa está diretamente ligado aos resultados financeiros da organização. Até por isso, é natural e estratégico que muitas procurem por incentivos e prêmios para o time de vendas.

Adiante no texto, veremos uma breve explicação da importância da premiação de vendedores, assim como os critérios de seleção e ideias de prêmios. Bora lá!

Por que premiar os vendedores?

A razão para investir em premiações para vendedores é, na verdade, muito simples.

Imagine uma equipe de vendedores altamente motivada, comprometida e constantemente superando as metas. Ou simplesmente um ambiente de trabalho onde a competição saudável se traduza em aumento de receita e satisfação do cliente. Tudo isso é possível ao adotar programas de premiação de vendedores eficazes.

Além disso, outros benefícios dos bônus para vendedores incluem:

  • Motivação Elevada: as premiações são um dos maiores impulsionadores da motivação. Vendedores reconhecem o valor do reconhecimento e recompensas, e isso os inspira a se esforçarem mais e alcançarem metas ambiciosas.
  • Retenção de Talentos: premiações não apenas motivam, mas também retêm os melhores talentos. Os vendedores talentosos estão sempre em busca de oportunidades que reconheçam e valorizem seus esforços.
  • Cultura de Colaboração: competições saudáveis e reconhecimento promovem uma cultura de colaboração. Os vendedores compartilham insights e melhores práticas, fortalecendo toda a equipe.
  • Satisfação do Cliente: vendedores motivados e premiados tendem a oferecer um serviço excepcional aos clientes, criando uma base leal e satisfeita.

Premiação e comissão: qual a diferença?

A distinção fundamental entre prêmios e comissões reside nos critérios para sua distribuição. Prêmios são vinculados ao desempenho e podem ser concedidos com base em metas individuais, de equipe ou organizacionais. Em contrapartida, comissões estão estritamente relacionadas ao volume de vendas efetuadas.

Imagem com a diferença entre premiação de vendedores e comissão.

Como escolher os vendedores premiados? 4 critérios de seleção

A importância de definir critérios evidentes para premiação de vendedores se comprova de várias maneiras. Inclusive, uma pesquisa sobre bônus para vendedores no Harvard Business Review revelou os benefícios de oferecer critérios de recompensa por metas.

Na pesquisa que durou 6 meses, uma organização indiana com 5 mil trabalhadores fez um experimento com 80 de seus vendedores. Assim, à uma parte dos vendedores o bônus só seria concedido caso eles completassem sua meta mensal, enquanto a outra parcela era premiada independentemente de seu desempenho.

Analisando os dados resultantes, foi constatado que os bônus condicionais foram, em média, mais de duas vezes mais eficazes do que os bônus incondicionais. De fato, tal compensação condicional resultou em um aumento nas vendas de aproximadamente 24%.

Alcance da meta de vendas

Assim como no exemplo da pesquisa acima, o estabelecimento de metas é uma das ideias mais óbvias na hora de premiar os funcionários. Para a premiação de vendedores, que possuem métricas de análise de resultados objetivas, também é uma das formas mais eficazes.

Aumento da receita

Premiar com base no aumento das vendas, recompensando vendedores que contribuem diretamente para o crescimento da receita da empresa. É uma estratégia que privilegia a qualidade dos negócios fechados em termos de retorno financeiro.

Qualidade do atendimento ao cliente

Já esta estratégia visa premiar vendedores que oferecem excelente atendimento ao cliente, obtendo feedback positivo e alta satisfação do cliente. As métricas de avaliação podem envolver o relacionamento e a percepção dos clientes sobre os vendedores.

Taxa de conversão

Imagine, agora, o atacante do seu time. Da mesma forma que esse jogador almeja a melhor taxa de aproveitamento de gols, seus vendedores buscam a mais alta taxa de conversão de vendas. E assim como premiamos o artilheiro do campeonato, devemos celebrar os vendedores que convertem mais vendas.

 Incentive seus times a brilharem, ofereça prêmios e reconhecimento. Quanto mais eles acertarem o alvo, mais vitórias sua equipe conquistará!

Outros critérios menos usuais

Assim como há prêmios e benefícios criativos para vendedores, também existem organizações que apostam na diversidade de critérios e, por isso, utilizam métodos menos usuais. Dentre eles:

  • Inovação: que premia o vendedor que teve as ideias mais inovadoras em suas abordagens de vendas.
  • Treinamento: valoriza o vendedor que mais investiu tempo em treinamentos e no desenvolvimento de novas habilidades.
  • Colaboração: neste caso,  o prêmio é para o vendedor que mais colaborou com os colegas do setor.

15 ideias de prêmios para vendedores

Quando o assunto é premiação de vendedores, não há resposta errada no que diz respeito à escolha do prêmio. É importante, também, se ter em mente que muitas organizações de prestígio e com uma marca empregadora forte investem em no mínimo 3 prêmios distintos para o setor de vendas.

Por fim, vejamos 15 ideias de premiações para o time de vendas:

Ivo, mascote da Eva, ao lado da lista com 15 ideias de premiações para vendedores.
15 ideias de premiações de vendas!? Toma:

Prêmio em dinheiro

Uma recompensa financeira é um estímulo poderoso. O dinheiro oferece aos vendedores a liberdade de escolher como gastá-lo, seja investindo em suas metas financeiras pessoais, fazendo uma viagem especial ou cuidando de despesas inesperadas.

Bônus no cartão de benefícios

Os bônus em cartão de benefícios proporcionam versatilidade. Vendedores podem utilizar esse saldo extra para refeições em restaurantes favoritos, cuidados com a saúde, atividades de lazer e muito mais, ampliando os benefícios além do trabalho.

Fora que é possível, com os cartões de benefícios flexíveis, premiar os funcionários para gastar onde quiser, e evitando os encargos que seriam cobrados ao premiar na folha de pagamento.

Vale-presente:

Vales-presente permitem que os vendedores escolham presentes de acordo com seus próprios gostos e necessidades, tornando a recompensa pessoal e significativa.

Day off

Um dia de folga é mais do que uma pausa merecida; é um valioso momento para recarregar energias, relaxar, passar tempo com a família ou realizar atividades pessoais. Além de ser uma ótima premiação para vendedores, o day off também é muito oferecido nos meses de aniversário.

Viagem em grupo

As viagens em grupo criam memórias compartilhadas e fortalecem a coesão da equipe. Uma experiência de viagem única pode motivar os vendedores a trabalhar em conjunto em busca de objetivos comuns.

Vale-turismo

Com um vale-turismo, os vendedores têm a flexibilidade de planejar suas próprias aventuras, explorando destinos que atendam às suas preferências e desejos. Com o Saldo Livre da Eva, é possível oferecer saldo para os colaboradores gastarem em vários destinos imperdíveis.

Ingressos

Ingressos para eventos esportivos, culturais ou shows proporcionam momentos de entretenimento de alta qualidade, permitindo que os vendedores desfrutem de experiências emocionantes.

Vale-educação

Investir em conhecimento é um prêmio de valor duradouro. Vales-educação podem cobrir cursos, workshops ou seminários que aprimorem as habilidades dos vendedores e promovam o crescimento profissional.

O cartão Eva também possui uma categoria exclusiva para a aquisição de cursos e assinatura de plataformas de ensino.

Vale-cultura

Estimule o enriquecimento cultural oferecendo vales que proporcionem acesso a museus, teatros e exposições, expandindo os horizontes dos funcionários. A oferta do vale-cultura amplia o repertório cultural e traz mais criatividade para os trabalhadores.

Aparelhos eletrônicos

Gadgets modernos, como smartphones, notebooks ou tablets, são prêmios tecnológicos apreciados que podem aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida dos vendedores. Tais prêmios para vendedores também aumentam estimulam a competição saudável na empresa.

Jantar em restaurante renomado

Uma experiência gastronômica de alta qualidade é um prêmio para os amantes da culinária, permitindo que desfrutem de sabores excepcionais em um ambiente sofisticado.

Programas de bem-estar

Incentive o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal com programas de bem-estar corporativo, como academias, aulas de ioga ou atividades esportivas que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Dia no clube ou spa

Um dia de relaxamento e cuidados pessoais é um prêmio rejuvenescedor que oferece a oportunidade de recarregar as energias e aliviar o estresse.

Consultoria de carreira

Oferecer consultoria de carreira é uma oportunidade valiosa de desenvolvimento. Este esforço ajuda os vendedores a planejarem seu crescimento profissional e alcançar metas de carreira.

Assinaturas

Assinaturas de serviços, como streaming de música, livros ou revistas, proporcionam entretenimento contínuo e cultura, mantendo os vendedores envolvidos e informados. Os descontos também podem ser maiores se as organizações optarem pelos planos anuais.

Por fim…

Vimos que o setor de vendas da organização é crucial e, por isso, não devem ser poupados esforços para manter a motivação destes funcionários em alta. Ainda assim, além das premiações para vendedores, é importante reconhecer a importância e gratificar os demais setores da empresa.

Para isso, o cartão Eva se mostra como a melhor escolha uma vez que permite a concentração de benefícios e premiações em um só cartão. Ou seja: é um cartão que pode ser utilizado em qualquer lugar, e que serve para tudo que seus funcionários precisam.

Quer saber mais? Entre em contato pelo formulário abaixo e receba uma apresentação dos nossos especialistas.

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