Início » Blog » Benefícios para colaboradores em home office
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Benefícios para colaboradores em home office

Já não é novidade que, apesar do período de adaptação ter sido difícil, o home office fez com que inúmeras pessoas e empresas desenvolvessem preferência por esse regime de trabalho. Para o RH, no entanto, esse novo modelo trouxe mudanças significativas e que obrigam os profissionais a se questionar quais são as vantagens, desvantagens e quais são os benefícios que devem ser oferecidos para colaboradores em home office.

Se o home office para as empresas permite um alívio nos custos de manutenção e uso dos escritórios, para os colaboradores as vantagens também são muitas. Dentre essas, estão a economia em vale transporte e vale combustível, até uma maior facilidade em gerir tarefas e uma redução significativa em atrasos e faltas — além do conforto de estar em casa.

Mesmo assim, fazer a transição para o home office também requer mudanças estruturais na relação entre a empresa e colaboradores, e os benefícios e auxílios para o home office tornam-se essenciais para o funcionamento desse sistema. 

Continue lendo para saber mais sobre quais benefícios devem ser oferecidos em um sistema home office e como fazer da melhor forma.

Benefícios para home office: o que são?

Seja para garantir o bem-estar dos funcionários ou até mesmo para aliviar os custos de trabalhar em casa, o RH deve pensar nos benefícios para o home office considerando a realidade dos colaboradores. Ainda que esses benefícios possam variar de acordo com o contexto de cada empresa, podemos defini-los como uma forma de auxílio para que os colaboradores executem suas tarefas em casa.

Ao investir nesse regime de trabalho, o RH deve considerar quais serão os gastos que os funcionários terão ao trabalhar de casa. Esses gastos incluem conta de luz, internet, e também equipamentos necessários para o desempenho de suas funções.

Confira agora os principais benefícios para trabalhadores em home office.

Benefícios para colaboradores em home office

Existem inúmeros benefícios que as empresas podem oferecer para trabalhadores em home office. Conheça agora os principais:

Auxílio home office

Se por um lado o trabalho remoto permite uma redução de gastos significativos para a empresa, por outro ele aumenta o custo das contas de luz, água e internet dos colaboradores. Também por isso, inúmeras empresas têm oferecido o auxílio home office, que tem a intenção de abater parte desses gastos.

De forma prática, o auxílio home office pode ser calculado levando em consideração o consumo de energia elétrica pelos equipamentos de trabalho e pela diferença de valor nas contas a partir do que era gasto antes do trabalho remoto.

Por exemplo, se ao trabalhar na empresa eu pagava uma média de R$ 50 em conta de luz e agora, com meu escritório em casa eu pago R$ 80, essa diferença deve ser incluída pela empresa no pacote de benefícios para home office. 

Equipamentos

A oferta de notebooks, fones de ouvido, mouses, cadeiras ergonômicas e outros equipamentos cruciais para o trabalho remoto tem sido um grande diferencial para as empresas que investem nesse regime de trabalho.

Ao designar equipamentos de boa qualidade para o colaborador, a empresa também ganha um aumento significativo de produtividade. E não é difícil entender o porquê: investindo em notebooks de boa qualidade, por exemplo, a organização reduz consideravelmente o tempo gasto com travamentos e problemas técnicos.

E também não necessariamente os colaboradores terão todos os equipamentos em casa para as atividades laborais. Assim, fornecê-los é o melhor caminho, seja para o conforto do colaborador como também segurança. Afinal, não é adequado misturar uso pessoal com o uso profissional, pois aumenta riscos de vazamentos, invasão, dentre outros.

Ginástica laboral

Se antes do home office a ginástica laboral era uma alternativa efetiva para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, atualmente esse tipo de atividade física torna-se essencial, já que passamos ainda mais tempo do nosso dia sentados em frente a uma tela. Sem falar que, atualmente, há muitas alternativas para oferecer ginástica laboral totalmente online.

Esse benefício pode ser ofertado em formato de lives realizadas com o auxílio de aplicativos de reuniões e até mesmo pelas redes sociais. Um exemplo de empresa que faz isso é a software house Usemobile, que oferece as ginásticas laborais no Instagram.

Plano de Saúde Nacional

O RH que trabalha com o sistema home office deve estar sempre preparado para recrutar e lidar com pessoas de diversos lugares do país. Portanto, não faz sentido manter um plano de saúde de abrangência regional quando se tem colaboradores espalhados por todo o Brasil.

Vale ressaltar que a escolha do plano de saúde ideal, seja ele regional, estadual ou nacional, deve atravessar a relação custo benefício que a empresa deseja. Ademais, os planos de saúde com maior abrangência geográfica geralmente precisam de mais beneficiários para serem implantados, o que pode torná-los mais caros, mas também uma opção melhor até mesmo se os colaboradores de sua empresa viajam com frequência.

Vale Alimentação e Vale Refeição

Para quem trabalha em casa, planejar seu cardápio do home office e preparar refeições em uma hora de intervalo pode ser um desafio. Por isso, as empresas que mantêm funcionários em casa devem se atentar também à alimentação de seus colaboradores.

Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é investir em cartões de benefícios que concentram tanto o vale refeição quanto o vale alimentação em um só cartão. Uma das maiores praticidades ao adotar esses cartões é que esses podem ser usados tanto para pedir refeições por delivery quanto em mercados, padarias e outros. 

Vale combustível

Mesmo quem trabalha em casa, muitas vezes precisa sair ou ir até a empresa para cumprir compromissos pontuais tais como cursos, treinamentos e até mesmo confraternizações. Por isso, não deixe de considerar também oferecer vale combustível ou vale transporte para que os colaboradores possam comparecer nos locais e cumprir suas responsabilidades.

Confira agora as principais vantagens do home office.

Vantagens do home office

O home office pode trazer inúmeros benefícios para as organizações. Dentre as principais vantagens desse sistema de trabalho, podemos destacar:

Flexibilidade

Trabalhar de qualquer local desde que este tenha acesso a internet é, além de um atrativo, um benefício para os funcionários que cada vez mais organizações procuram oferecer. Com o home office, as empresas garantem mais flexibilidade aos seus colaboradores, e esse com certeza é um diferencial na hora de atrair os melhores talentos.

Vale ressaltar que pesquisas recentes afirmam que 38% dos funcionários estão dispostos a encontrar um novo emprego caso não haja possibilidade de trabalhar de casa ao menos alguns dias da semana. Também por isso, o trabalho híbrido vem sendo muito cotado pelas organizações que querem se adaptar a essa nova realidade. 

Redução de custos

Não são poucos os gastos que envolvem a manutenção de um escritório. Com a adoção do trabalho home office, é possível economizar nas contas básicas como luz, água e internet, além da organização poder expandir o número de colaboradores sem a necessidade de aumentar o espaço físico.

Redução de absenteísmo

É fato que um dos maiores benefícios do home office é a redução do número de faltas dos colaboradores. Isso se deve pois, além de não existir o tempo de locomoção até o local de trabalho, o home office também permite que o funcionário adapte sua rotina de trabalho às suas demandas pessoais.

Autonomia

Trabalhar em home office também significa executar suas tarefas sem a supervisão constante de outras pessoas. Portanto, esse sistema não apenas privilegia a autonomia dos funcionários, como também reforça indiretamente que a organização confia em seus colaboradores.

Também é importante ressaltar que, no sistema home office, as horas trabalhadas são menos importantes que os resultados obtidos.

Segurança na pandemia

Se mesmo os trabalhadores que possuem carros ainda estão expostos aos perigos da pandemia de Covid-19, imagine então aqueles que precisam enfrentar o transporte público. Por isso, é fato: na pandemia, manter seus colaboradores em home office é mostrar que a empresa se preocupa com a saúde e bem-estar deles.

Guia: como implantar benefícios para home office nas organizações

Seja trabalho híbrido ou integralmente remoto, implantar benefícios para o home office pode, por vezes, ser uma tarefa desafiadora. Pra te ajudar, deixo abaixo um guia de 4 passos para realizar esse processo:

1. Faça uma pesquisa com os colaboradores

O primeiro passo para implantar benefícios para o home office nas empresas é conhecer — com o máximo de detalhes — a realidade de seus colaboradores. Essa pesquisa também deve incluir perguntas sobre a estrutura da casa desses colaboradores: se há acesso à internet, um espaço próprio para trabalhar e até mesmo sobre a disponibilidade de equipamentos.

2. Analise os aspectos legais

Uma das maiores dificuldades encontradas pelo RH na hora de implantar o home office é a falta de uma legislação específica para esse sistema de trabalho. Mesmo assim, o contrato de trabalho do colaborador em home office deve conter informações que especifiquem que as atividades serão realizadas de forma remota, além de explicar como será realizado o controle de ponto e em quais situações o colaborador deve comparecer na organização.

Na reforma trabalhista de 2017, o chamado teletrabalho foi regulamentado, esse é caracterizado como “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.”

Embora pareçam a mesma coisa, existem diferenças entre o teletrabalho e o home office. Entenda melhor no vídeo abaixo:

3. Leve as informações para a diretoria

Agora que você já sabe o que a lei diz sobre o home office e já fez um levantamento da realidade dos funcionários, é hora de apresentar essas informações para seus superiores. 

Não deixe de incluir no seu relatório/apresentação um balanço com os gastos que a empresa terá, se está de acordo com as possibilidades da organização e se os benefícios realmente irão privilegiar tanto os trabalhadores quanto a empresa. 

4. Considere adotar um cartão de benefícios flexíveis

Os beneflex, ou cartão de benefícios flexíveis, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Muito disso se deve à vontade das empresas de flexibilizar os benefícios em prol de melhor atender as necessidades dos colaboradores.  

Por isso, para oferecer benefícios para o home office, a Eva pode ajudar a sua empresa a centralizar todos os benefícios em um só cartão, e o melhor: sem anuidade e sem taxas. Com o cartão de benefícios da Eva, os seus colaboradores também podem transferir saldo entre eles sem complicações e tudo pelo app.

O RH também pode distribuir o saldo entre 7 categorias, sendo elas: alimentação, saúde, refeição, transporte, educação, cultura e combustível, além do saldo livre, que pode ser usado em qualquer estabelecimento, uma vez que o cartão conta com a bandeira Visa.

E aí? Conseguiu entender como implantar os benefícios para o home office nas empresas? É fato que atualmente existem inúmeras soluções para desburocratizar esse processo.

Não deixe de comentar o que achou do texto e compartilhar em suas redes sociais. Até mais!

5 2 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este artigo foi feito por

Artigos recentes
Três mulheres uma ao lado da outra, todas de óculos escuros.
RH
Leonardo Grein

Tendências de RH para 2022

Desde 2020, o mundo do trabalho — assim como o resto do mundo — tem passado por transformações significativas em todos os âmbitos. Já em

benefícios home office
Benefícios
Leonardo Grein

Benefícios para colaboradores em home office

Já não é novidade que, apesar do período de adaptação ter sido difícil, o home office fez com que inúmeras pessoas e empresas desenvolvessem preferência

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments