Um plano de benefícios para os colaboradores deve envolver os benefícios corporativos obrigatórios e os opcionais — ou os beneflex que envolvem todos. Tais vantagens vão conferir maior qualidade de vida e de trabalho para os funcionários.
Um plano de benefícios, também chamado de pacote de benefícios, bem montado pode ser o grande diferencial para atrair o talento necessário para atingir os objetivos da empresa. Essa estratégia também é útil para reter os talentos que já compõem o quadro de funcionários.
Continue a leitura para entender o que é um pacote de benefícios e como montá-lo.
O que é pacote de benefícios?
Como o próprio nome já explicita, o pacote de benefícios é um compilado de benefícios corporativos que são oferecidos para os colaboradores das empresas. Eles podem ser de diversas categorias: saúde; alimentação e refeição; educação; maternidade, entre outros.
Um bom plano de benefícios não é aquele que possui de tudo, mas sim aquele que oferece vantagens reais e pertinentes para a realidade dos colaboradores. Por exemplo: para um funcionário em home office, o vale-transporte pode não ser um bom benefício, diferente de um plano de saúde com cobertura nacional.
Dessa forma, um time de people experience é um forte aliado para detectar pontos de melhoria capazes de impactar positivamente na gestão de benefícios. É necessário, portanto, se atentar às tendências do RH e do mercado para montar planos de benefícios adequados.
O que é oferecido nos planos de benefícios?
O plano de benefícios vai além dos clássicos vales-alimentação e refeição e dos obrigatórios vale-transporte, FGTS, férias, licença maternidade e 13º salário. As empresas precisam se reinventar e desdobrar para entender os cotidianos dos colaboradores para oferecer aquilo que faz sentido para eles.
Há ainda as tendências nos modelos de trabalho, como aponta pesquisa divulgada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).
Dentro do pacote de benefícios nós podemos encontrar acessos à cursos, horários flexíveis, modelo híbrido, cesta de natal, dentre outros, como veremos a seguir:
Benefícios para o desenvolvimento profissional
A evolução de um colaborador depende da experiência na área e também de seus conhecimentos técnicos, que são aprimorados através da educação. Logo, facilitar o acesso aos cursos profissionalizantes é um benefício que traz vantagens para ambas as partes.
O auxílio-educação, uma das melhores opções para incluir no pacote de benefícios, pode incluir bolsas em instituições de ensino e até mesmo acesso ilimitado a plataformas de cursos e semelhantes.
Empresas como o Google oferecem também oportunidades internacionais, aulas de idiomas e treinamentos para seus colaboradores.
Resumindo:
- Cursos profissionalizantes;
- Treinamentos;
- Acesso à plataformas de ensino e cursos;
- Bolsas de estudos em Instituições de ensino.
Benefícios para a saúde dos funcionários
Os planos de saúde, sejam nacionais ou regionais, servem para consultas médicas, internações, exames e afins. Porém, existem outras formas de promover a saúde para os colaboradores: incluindo no pacote de benefícios planos odontológicos, planos de academia e mais.
Em jornadas de trabalho que os colaboradores passam a maior parte do tempo sentados e no computador, a saúde da coluna e dos punhos se comprometem. Assim, podem ser oferecidas formas de prevenir lesões como na ginástica laboral, aulas de yoga, aplicativos de saúde e afins.
Um exemplo de atenção aos detalhes é o carro ergonômico da Uber, feito para tornar as horas de trabalho mais confortáveis.
Quando o assunto é saúde, a mente também merece atenção. Assim, as empresas podem ter seus próprios psicólogos ou serem facilitadoras da busca pelo apoio mental e pela prevenção do burnout.
Resumindo:
- Plano de saúde (nacional ou regional);
- Incentivo a exercícios físicos (aplicativos, profissionais de educação físca e afins;
- Check-ups conforme o escopo de atividade (audiometria, avaliações físicas etc);
- Apoio psicológico e programas de saúde mental.
Benefícios para o bem-estar dos funcionários
O estilo de vida da empresa também influencia bastante na atração e retenção dos talentos. Colaboradores satisfeitos são aqueles que se sentem valorizados, e para isso é importante incluir no pacote de benefícios vantagens para o bem-estar dos funcionários.
Com isso, os descansos são bem-vindos e podem vir através de day off: premiar os empregados com folgas. Já nos cotidianos, as salas de descompressão são atrativos para promover o descanso durante os dias de expediente.
Além disso, os horários flexíveis e dispensa do dress code, como fazem as empresas do Grupo Gerencianet, são fortes atrativos, pois são formas de promover o conforto para que as pessoas se expressem da forma que elas são.
Essa máxima não é uma questão para aqueles que trabalham em regime home office. Porém, quem trabalha de casa precisa arcar com gastos com energia, internet e demais outros. E aí os auxílios home office são bem-vindos e bem vistos dentro do plano de benefícios.
Resumindo:
- Day off;
- Horário flexível;
- No dress code;
- Home office (híbrido ou total);
- Auxílio home office.
Outros para incluir no pacote de benefícios
O trabalho duro ao longo do ano rende muitos resultados para as empresas. Então, é justa a Participação de Lucros ou Resultados na empresa. Em caso de empresas com parcerias ou que possuem seus próprios serviços e produtos, os descontos e vantagens são bonificações interessantes.
Já o seguro de vida e a previdência privada são garantias de um futuro mais confortável e seguro para os colaboradores.
Resumindo:
- Participação de Lucros ou Resultados;
- Ações da empresa;
- Vantagens e descontos em produtos e serviços;
- Seguro de vida;
- Previdência privada.
Quando você deve revisar o pacote de benefícios?
O RH precisa ser inteligente e estratégico. Pesquisas de eNPS e de clima organizacional são instrumentos que ajudam a mensurar o que os colaboradores querem e como se sentem dentro das empresas. Geralmente, tais pesquisas acontecem semestralmente.
Os times de people experience e employee branding devem estar alinhados e de ouvidos atentos ao que importa para o bem-estar corporativo.
O plano de benefícios em um só cartão
O melhor jeito de oferecer um bom pacote de benefícios é oferecer a liberdade para os colaboradores utilizarem os benefícios como bem entenderem.
Através de um cartão de benefícios flexíveis, os colaboradores têm todas as categorias de benefícios num só cartão, podendo utilizar o mesmo cartão para pagar uma plataforma de cursos ou pagar farmácias.
Assim, cabe às pessoas utilizarem os benefícios corporativos conforme suas realidades, o que gera comodidade e facilidade para os colaboradores e os RHs.
Entenda mais sobre benefícios flexíveis.