Como escolher o melhor cartão de benefícios para empresas?

por

por

Ivo, mascote da Eva, ao lado do título: "como escolher o melhor cartão de benefícios para empresas?".

A competitividade das empresas no mercado de trabalho se dá, muitas vezes, pela capacidade de atrair bons colaboradores. Para isso, contar com um bom plano de benefícios, assim como escolher o melhor cartão de benefícios para empresas, é tão simples quanto fundamental.

Vale lembrar que os cartões de benefícios são úteis e eficazes para oferecer as vantagens mais comuns para os colaboradores, como é o caso do vale-alimentação e vale-refeição. Até por isso, escolher o melhor cartão de benefícios deve ser uma decisão feita seguindo critérios bem definidos.

Vejamos a seguir o que é um cartão de benefícios, para que serve e como escolher o melhor para sua organização.

O que é um cartão de benefícios?

Um cartão de benefícios é um cartão concedido aos colaboradores para que as empresas possam pagar os valores relativos aos benefícios como vale-refeição, vale-combustível e outras vantagens. A principal diferença para os cartões de bancos convencionais é o bloqueio para determinadas categorias de estabelecimentos.

Dessa forma, as instituições — governo e empresas — conseguem assegurar que os benefícios estão sendo utilizados para seu propósito original. Mas se engana quem pensa que, atualmente, ainda é necessário portar um cartão de benefícios para cada vantagem.

Como funciona o cartão de benefícios?

Um cartão de benefícios funciona como um cartão pré-pago cuja utilização é restrita a alguns tipos de estabelecimentos. Assim, as organizações efetuam a recarga dos cartões — geralmente no início ou final do mês — e, a partir disso, os colaboradores utilizam os benefícios para os fins indicados.

Para os cartões de benefícios tradicionais, cada vantagem é depositada em um cartão específico, que ainda conta com um número limitado de estabelecimentos para a utilização. Até por essa dificuldade, surgiram no mercado os cartões de benefícios flexíveis.

E o cartão de benefícios flexíveis?

Os cartões beneflex — como são conhecidos os cartões de benefícios flexíveis — são uma tecnologia que garante, como o nome sugere, flexibilidade aos funcionários e empresas no pagamento de benefícios. Com eles, é possível:

  • Concentrar todos os benefícios num só cartão
    • São cartões multibenefícios.
  • Personalizar os saldos para cada funcionário
    • Adequação às necessidades do colaborador.
  • Ampliar as opções de utilização dos cartão
    • Bandeira universal para utilizar em qualquer lugar.

E para garantir segurança jurídica, esses cartões também 

Quais os tipos de cartão de benefícios?

Existem diversos tipos de cartões de benefícios porque cada um atende a uma necessidade específica dos funcionários e das empresas, e também por questões regulatórias e tributárias.

Vale-alimentação

 É um benefício destinado à compra de alimentos em supermercados, açougues, feiras e outros locais. Isso ajuda os funcionários a complementarem sua alimentação diária, assim como reforça a qualidade nutricional da família.

Vale-refeição

Semelhante ao vale-alimentação, mas focado especificamente em refeições fora do ambiente doméstico, como em restaurantes e lanchonetes. Também possui benefícios fiscais semelhantes aos do vale-alimentação.

Vale-cultura

O vale-cultura permite que os funcionários tenham acesso a atividades culturais, como cinema, teatro, shows, entre outros. É uma forma de incentivar o acesso à cultura e aumentar o repertório cultural dos colaboradores.

Vale-combustível

Permite que os funcionários tenham acesso a atividades culturais, como cinema, teatro, shows, entre outros. É uma forma de incentivar o acesso à cultura e geralmente possui benefícios fiscais associados.

Vale-transporte

Similar ao vale-combustível, mas é destinado ao uso em transporte público, como ônibus, metrô ou trem. Ajuda os funcionários a cobrirem os custos de deslocamento até o trabalho.

Cartão premiação

É uma forma de reconhecimento pelo desempenho ou conquistas dos funcionários, oferecendo prêmios em forma de cartão pré-pago. Pode incluir desde bônus financeiros para serem gastos em qualquer lugar.

Cartão do convênio médico/odontológico

Facilita o acesso dos funcionários aos serviços de saúde, cobrindo despesas médicas e odontológicas. Geralmente é utilizado para o pagamento de consultas, exames, procedimentos e compra de medicamentos. Esse tipo de cartão é especialmente importante para garantir o bem-estar e a segurança dos colaboradores.

Como escolher o cartão de benefícios dos funcionários?

Há, atualmente, critérios bem definidos para escolher o melhor cartão de benefícios para empresas. Tais critérios levam em consideração a experiência dos usuários e das organizações.

Dentre estes critérios estão:

Lista de critérios de comparação do melhor cartão vale-alimentação/vale-refeição, ou do melhor cartão de benefícios.

Aceitação

Idealmente, o cartão escolhido deve oferecer ampla aceitação em estabelecimentos comerciais, tanto físicos quanto online, garantindo conveniência e praticidade para os usuários.

Na prática, isso significa que a bandeira universal (como a Visa, no caso da Eva) é fundamental. Assim, qualquer máquina de cartões, e não só as dos estabelecimentos credenciados, irão aceitar o cartão de benefícios.

Multibenefícios

Além disso, deve proporcionar uma variedade de benefícios em uma única plataforma, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura, entre outros, simplificando a gestão e maximizando o valor para os funcionários.

Suporte eficaz

Um suporte eficaz é crucial para resolver eventuais problemas e garantir uma experiência positiva para os usuários e para a empresa. Isso inclui um atendimento ao cliente ágil e eficiente, além de recursos de segurança robustos para proteger os dados dos usuários.

Várias funcionalidades

Várias funcionalidades adicionais, como aplicativo simplificado com opções de Pix e pagamento de boletos, controle de saldos e transferência entre colaboradores, podem ser diferenciais importantes na escolha do melhor cartão de benefícios.

Vantagens e descontos para o usuário

Por fim, vantagens e descontos exclusivos para os usuários, oferecidos por meio do Clube de Vantagens do cartão de benefícios, podem aumentar seu valor percebido e incentivar sua utilização, beneficiando tanto os funcionários quanto a empresa.

O melhor cartão de benefícios para empresas é…

Portanto, o melhor cartão de benefícios para empresas é aquele que combina uma ampla aceitação, variedade de benefícios, suporte eficaz, diversas funcionalidades e vantagens exclusivas para os usuários, atendendo assim às necessidades e expectativas de todos os envolvidos.

Por esse viés, é fácil identificar a Eva como a melhor opção para a sua empresa. Com nosso cartão de benefícios para funcionários, seus colaboradores jamais terão que perguntar ‘aqui aceita vale?’ denovo.

Além disso, o RH também sai beneficiado com a possibilidade de gerenciar todos os benefícios numa plataforma só. Quer conhecer? Preencha o formulário abaixo e entre em contato com os especialistas da Eva.

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!