O que é beneflex? Saiba tudo sobre!

por

por

Os ícones das 8 categorias de benefícios da Eva enfileirados no centro da imagem.

A tomada de decisão sobre aceitar ou não um emprego muitas vezes é pautada nos benefícios que a empresa oferece, o que significa que a flexibilidade é um atrativo forte para conquista e retenção de talentos. E é aí que entram os beneflex.

Beneflex é uma abreviação para o termo benefícios flexíveis — uma política de benefícios corporativos moderna que dá total liberdade e controle para colaboradores e organizações. O modelo surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, porém só começou a ganhar força aqui no Brasil nos últimos anos. 

Por isso, é natural que você ainda saiba pouco a respeito e tenha dúvidas sobre como implementar os cartões multibenefícios na sua empresa. Por esse motivo, preparamos esse artigo para que você esclareça tudo sobre o assunto. Boa leitura!

O que é beneflex?

Beneflex é uma política de benefícios corporativos que a empresa pode oferecer aos colaboradores. Com eles, os funcionários podem usar seus benefícios como e onde quiserem: seja para adquirir um livro, abastecer o carro ou pagar a conta no happy hour.   

Como o próprio nome sugere, o principal objetivo desse modelo é proporcionar flexibilidade e liberdade para cada colaborador fazer suas próprias escolhas. Os beneflex também impactam positivamente a rotina do RH, pois a gestão dos benefícios flexíveis é feita de forma muito mais prática e rápida.

No momento da contratação, a empresa monta o pacote de benefícios ideal para a sua organização. Já o colaborador, por sua vez, fica responsável por fazer a gestão dos gastos de acordo com as categorias disponíveis.   

Vale lembrar de uma pesquisa realizada pela Robert Half International, empresa global de consultoria de Recursos Humanos, mostrou que apenas 11% dos entrevistados afirmam que podem escolher os benefícios que melhor se adaptam à sua realidade no trabalho.  

Ainda segundo o levantamento, um total de 93% dos entrevistados disseram que gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades. Ou seja, fica nítido quanto o trabalhador brasileiro deseja benefícios flexíveis, mas ainda não pode contar com eles.  

Saiba o que são os beneflex e suas vantagens!

Diferenças dos beneflex para os benefícios tradicionais

Basicamente, os benefícios trabalhistas tradicionais são os vales-alimentação e refeição; planos de saúde ou odontológico e vale-combustível ou transporte. Alguns são previstos pela CLT e outros mandatórios de acordo com os sindicatos.  

A diferença para os benefícios flexíveis está na personalização. Entendido que cada empresa tem sua respectiva particularidade, cultura e interesses, os beneflex servem para oferecer algo além do que é obrigatório.  

Os cartões de benefícios tradicionais geralmente possuem bandeiras próprias e uma rede credenciada bem restrita. Já os beneflex, por sua vez, são aceitos em milhões de estabelecimentos mundo afora. O Evacard, por exemplo, tem bandeira Visa e funciona em qualquer país do mundo.   

Além disso, benefícios comuns possuem um cartão para cada categoria, já os beneflex concentram todos os benefícios em um só cartão. Sem contar que, através dos benefícios flexíveis, o RH consegue uma maneira inteligente de otimizar o trabalho e envolver os profissionais. Fato é que benefícios criativos e não obrigatórios, como é o caso dos beneflex, são o que tornam seu ambiente de trabalho único e desejado pelos melhores profissionais! 

Tabela com as principais diferenças entre os benefícios tradicionais e os beneflex.

O que diz a lei sobre o beneflex?

Assim como os benefícios tradicionais, os beneflex podem ser implementados por qualquer empresa de forma simples, descomplicada e legal.   

A legislação brasileira não trata especificamente sobre os benefícios flexíveis, mas o artigo nº 468 da CLT cita sobre o modelo e dá condições para sua implementação:   

“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”  

Em outras palavras, desde que o colaborador esteja de acordo e que não tenha prejuízos, não há nenhum impedimento para implementação e utilização dos beneflex.   

Vale destacar que empresa que oferece benefícios flexíveis continua obrigada a cumprir com outras responsabilidades trabalhistas. Assim, deve-se manter ofertando os benefícios corporativos obrigatórios estabelecidos na CLT ou mandatórios pelos sindicatos, como FGTS, décimo terceiro, férias e entre outros.

PAT e os beneflex

Ao contrário do que muitos pensam, são os benefícios tradicionais que estão entrando na ilegalidade. De acordo com as últimas mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), as redes credenciadas e a prática do rebate — comuns nas empresas tradicionais de benefícios corporativos — foram proibidas.

Assim, torna-se evidente que a legislação está se preparando para a nova era dos benefícios: a era dos benefícios flexíveis. Saiba mais sobre o PAT e suas mudanças.

Qual a melhor opção de beneflex e como implementar?

Os beneflex da Eva são os mais lindos, não é? 👀💜

Por mais que os beneflex sejam uma solução relativamente nova no Brasil, eles já se consolidaram com uma opção muito mais moderna e atraente quando o assunto é benefícios para funcionários.

Então, se sua empresa ainda não possui um pacote de benefícios flexíveis, saiba que vocês podem estar atrás de muitos concorrentes. Mas não se preocupe: nunca é tarde para inovar!  

Os beneflex da Eva podem ser implementados gratuitamente por qualquer organização, de Microempreendedores Individuais (MEI) aos grandes CNPJs. Você terá a opção de montar o pacote de benefícios ideal para a sua empresa e fazer a gestão de forma simplificada através do nosso dashboard.   

Oferecemos ainda uma ferramentas de premiação de colaboradores, uma solução de reembolso e muito mais, tudo em um só cartão. E o melhor, tudo isso sem taxas de contratação e sem amarras contratuais!  

Agora que você já sabe tudo sobre beneflex, que tal levar toda essa liberdade e modernidade para a sua empresa? Entre em contato e venha ser Eva!

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!