Os benefícios corporativos, assim como tudo na sociedade, evoluem conforme as soluções tecnológicas disponíveis. Assim, se antes oferecer benefícios tradicionais já era suficiente para reter os colaboradores, hoje a flexibilidade é uma das principais palavras-chave do mercado de trabalho.
Até por isso, muitas empresas se questionam sobre a diferença entre os benefícios tradicionais e os flexíveis. Apesar de ambas soluções serem completamente divergentes na experiência do colaborador, entender suas diferenças não é uma tarefa tão complicada.
Vejamos a seguir a diferença entre os benefícios tradicionais e os benefícios flexíveis, assim como algumas vantagens e desvantagens de cada um. Vamos lá?

O que são benefícios tradicionais?
Os cartões de benefícios tradicionais são aqueles que você precisa de um cartão para cada benefício que sua organização oferece. Basicamente, você recebe um cartão para o vale-alimentação, outro para o vale-refeição, além de outros para o vale-combustível e demais benefícios que sua organização oferece.
Quais as vantagens de um cartão de benefícios tradicional?
Há poucas vantagens a serem destacadas nos cartões de benefícios tradicionais. As redes credenciadas, ao mesmo passo em que limitam as opções de escolha dos trabalhadores, só servem para levar uma rentabilidade maior para as organizações fornecedoras de benefícios.

Quais as desvantagens de um cartão de benefícios tradicional?
Já entrando nos malefícios dos benefícios tradicionais, há alguns pontos que são desvantajosos para as organizações e para os trabalhadores, como é possível observar. Dentre eles:
- Funcionários limitados à rede credenciada;
- Empresas velhas e com pouca inovação no mercado;
- Cartões só podem ser utilizados em território nacional;
- Não é possível personalizar o saldo conforme as particularidades do funcionário;
- Taxas maiores para os comércios, que se traduzem em preços mais altos para o consumidor;
- Falta espaço na carteira ao oferecer um cartão para cada benefício;
- Poucas opções de utilização do cartão pelos funcionários.
E o que são os benefícios flexíveis?
Já os cartões de benefícios flexíveis, ou cartões multibenefícios, possibilitam concentrar até 8 categorias de benefícios num só cartão. Ou seja: você economiza espaço na carteira ao oferecer um único cartão para alimentação, refeição, combustível, cultura, educação, saúde e muito mais.
Quais as vantagens de um cartão de benefícios flexíveis?
Os cartões de benefícios flexíveis são uma das maiores inovações na gestão de benefícios dos últimos anos. Com eles, o RH e os colaboradores ganham inúmeras vantagens. Dentre algumas delas:
- Personalização de saldo de acordo com as necessidades do funcionário;
- Possibilidade de oferecer todos os benefícios em um só cartão;
- Infinitas possibilidades de utilização do cartão de benefícios;
- Todos seus benefícios em um cartão de bandeira universal — aceita em qualquer máquina;
- Capacidade de utilizar seu cartão de benefícios dentro ou fora do Brasil;
- Benefícios corporativos de acordo com a nova lei do vale-alimentação;
- Funcionalidades exclusivas com o Saldo Livre.
Quais as desvantagens de um cartão de benefícios flexíveis?
Não há desvantagens a se destacar na tecnologia dos benefícios flexíveis. Ainda assim, é necessário pontuar que, por ser uma solução recente, a legislação vigente ainda apresenta lacunas na hora de regulamentar essa nova facilidade para os funcionários.
Ainda assim, vale destacar que o novo PAT veio para substituir a lei ultrapassada dos benefícios, assim como se adequar às novas soluções que surgem diariamente no mercado.
E qual escolher? Benefícios flexíveis ou tradicionais?
Se você leu o texto sem pular nenhum pedacinho, acho difícil acreditar que ainda esteja com essa dúvida. Mas a escolha evidente dentre os benefícios flexíveis e tradicionais, é claro, são aqueles que trazem mais vantagens para o RH e os colaboradores: os beneflex.
Isso pois trata-se de uma solução mais moderna, atualizada conforme as necessidades reais dos funcionários e principalmente pois não restringe a utilização a um pequeno grupo de estabelecimentos.
Num mundo corporativo cada vez mais flexível, onde as pessoas podem trabalhar longe dos centros urbanos diretamente de suas casa, os benefícios flexíveis tornam-se ainda mais importantes. Isso pois em cidades pequenas os estabelecimentos credenciados dos cartões tradicionais tendem a ser pouquíssimos — isso quando existem.
Por isso, não poupe esforços para dar o melhor em termos de benefícios aos seus funcionários. Esqueça os cartões de benefícios tradicionais e abrace a modernidade com os benefícios flexíveis.
Tenha o melhor cartão beneflex: o Evacard!
Agora que já está convencido que os benefícios flexíveis são uma tendência que chegou para ficar, escolha o melhor entre eles: o Evacard. Com ele, seus funcionários recebem um cartão Visa para utilizarem onde eles quiserem.
O mesmo saldo pode ser utilizado para o mercado, como vale-alimentação, ou para restaurantes, como vale-refeição. Assim, seus funcionários concentram tudo o que precisam num só cartão de ampla aceitação.
E sabe o melhor? Eles ainda recebem acesso a um Clube de Vantagens exclusivo para terem ainda mais descontos na utilização da remuneração e benefícios. Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato dos nossos especialistas.