Estagiário de RH: o que faz e quanto ganha?

por

por

Fundo bege com ícones de folhas espalhadas no fundo. No título "estágio de RH: o que faz e quanto ganha?".

Você já se perguntou o que faz um estagiário de Recursos Humanos? Se você tem interesse em seguir carreira nessa área ou está prestes a embarcar em um estágio em RH, é fundamental entender as responsabilidades e oportunidades que essa posição oferece. 

Continue a leitura e descubra o perfil profissional e as principais funções desempenhadas por um estagiário de RH.  Conheça também as diversas áreas de atuação e a média salarial, além de algumas dicas sobre como conseguir uma vaga e as perspectivas de carreira na área.

Vamos lá!

O perfil do estagiário de RH

Antes de falarmos sobre o perfil do estagiário de RH é necessário entendermos as responsabilidades do setor de RH . O Recursos Humanos é o responsável por atrair e recrutar, além de admitir, pagar, reter, cuidar, gerir e demitir funcionários. Cada uma dessas etapas possui seus respectivos responsáveis, habilidades e conhecimentos para que as atividades sejam realizadas com eficiência.

Dito isso, o estagiário de RH deve possuir algumas características e habilidades fundamentais para ter sucesso nesta área de gestão de pessoas. É essencial que ele seja uma pessoa organizada, proativa e com habilidades de comunicação, tanto verbal quanto escrita, pois irá lidar com pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos. 

Além disso, é fundamental ter interesse em aprender sobre as práticas de RH e como elas contribuem para o sucesso das organizações. Ser uma pessoa sensível e confiável também é importante em alguns casos, já que lidará com informações particulares dos colaboradores.

Áreas de atuação e oportunidades de estágio em RH

Infográfico com as principais áreas do RH, além do Departamento Pessoal.

O estagiário de RH pode atuar em diferentes áreas, tais como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, administração de pessoal, remuneração e benefícios, entre outras.

Ele terá a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, poderá participar de uma ampla gama de atividades, desde a triagem de currículos até a participação em entrevistas de emprego.

Além disso, você poderá auxiliar na administração e criação do pacote de benefícios corporativos, treinamentos profissionais e no desenvolvimento de políticas e procedimentos internos. 

O estágio em RH também oferece a oportunidade de mergulhar na cultura organizacional da empresa, tendo acesso aos bastidores, conhecendo os valores, missão e visão, além de entender como as políticas e práticas de RH são implementadas no dia a dia. Isso dá ao estagiário uma compreensão mais prática do papel do R no sucesso da organização como um todo.

Por fim, o estagiário tem a chance de construir uma rede de contatos profissionais. Afinal, conectar-se com colegas de trabalho, supervisores e profissionais experientes da área pode abrir portas para oportunidades futuras. Então, a dica é aproveitar ao máximo essa oportunidade para fazer perguntas, buscar mentores e aprender com as experiências de outros profissionais de RH

Duração e média salarial de um estágio em RH

O tempo de duração do estágio em Recursos Humanos pode variar de acordo com a empresa e a instituição de ensino. Em geral, o período mínimo é de 6 meses e o máximo é de 2 anos. É importante verificar as exigências da sua instituição de ensino e da empresa para garantir que você esteja cumprindo todas as obrigações necessárias.

O salário de um estagiário de RH no Brasil, de acordo com o Glassdoor, fica na média de R$1.494 mensais

Como conseguir uma vaga de estágio em Recursos Humanos?

Existem diferentes maneiras de conseguir uma vaga de estágio em RH. Uma delas é por meio de programas de estágio oferecidos pela parceria entre empresas e instituições de ensino. 

Além disso, é possível buscar vagas em sites de emprego, como o LinkedIn e o Vagas.com. Para aumentar suas chances de conseguir uma vaga, é importante investir na sua formação, realizando cursos profissionalizantes na área e sempre buscar conhecimento sobre as práticas de RH.

Outro ponto importante é construir um bom currículo e mantê-lo sempre atualizado, afinal para profissionais de qualquer área um currículo bem elaborado é a chave para se destacar em meio à concorrência. Por fim, prepare-se para os processos seletivos com as perguntas mais frequentes em entrevistas.

Não deixe de compartilhar o conteúdo caso tenha gostado!

5 3 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!