Empresas são formadas por pessoas que, por conseguinte, se unem em equipes e desenvolvem todo o escopo de trabalho da instituição. Por isso, é importante dar atenção para quem faz acontecer a essência da nossa organização.
Quando investimos nas equipes e no time que está junto com a gente, nós impulsionamos o rendimento e fazemos profissionais mais felizes, comprometidos com o trabalho e engajados com as causas da empresa. Porém, se engana quem acredita que para fazer isso acontecer basta distribuir snacks ou promover recreações para as pessoas.
A gestão de pessoas é uma área que pensa muito além de presentes e brindes que recompensem os bons resultados dos colaboradores: ela prepara os profissionais para desempenharem seus papéis de forma consciente, direcionando as pessoas para se desenvolverem dentro da empresa de forma cativante e motivada e dando suporte para o time de RH aproveitar os talentos que fazem parte da empresa.
Preparamos um artigo completo para falar um pouco mais sobre o assunto e entender tudo sobre essa área que se faz cada vez mais importante dentro do mundo corporativo. Acompanhe com a gente para saber mais!

O que é a Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas, ou também conhecida como gestão de recursos humanos, é a área encarregada de administrar o “capital humano das empresas”, ou seja, todo talento e conhecimento humano que pode ser desenvolvido dentro da empresa. Além disso, a área é responsável por unir os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.
Para alcançar esse propósito, é fundamental que os responsáveis pela gestão estejam em sintonia com as equipes e identifiquem os perfis mais adequados à cultura e clima organizacional, concentrando esforços em ações de envolvimento, motivação e desenvolvimento de colaboradores. Essas ações devem estar alinhadas com o planejamento estratégico da empresa.
No geral, o principal objetivo da gestão de pessoas são:
- Apoiar a organização no cumprimento de suas metas, desenvolvendo e implementando ações dos recursos humanos integradas à estratégia de negócios.
- Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de alto desempenho.
- Garantir que a organização tenha pessoas talentosas, qualificadas e engajadas de que precisam.
- Fomentar uma relação de emprego positiva entre a gerência e os funcionários, criando um clima de confiança mútua.
- Incentivar a adoção de uma abordagem ética na gestão de pessoas.
Saiba mais adiante.
Qual a importância da gestão de pessoas para a empresa?
Ao desenvolver o setor que lida com as pessoas, nós desenvolvemos a empresa como um todo. Afinal, todo o trabalho e serviço desenvolvido pela instituição parte do ofício e da dedicação de cada um.
Por isso, dedicar uma equipe para gerir o time de colaboradores é permitir que eles se desenvolvam e cresçam profissionalmente dentro da empresa, permitindo melhores resultados tanto a nível de equipe, quanto a nível empresarial.
Muitos pontos são observados e trabalhados para que se atinja todos os resultados esperados. Para isso, é necessário uma boa gestão de pessoas, que é capaz de:
- Motivar e envolver os colaboradores;
- Proporcionar um propósito claro e inspirador;
- Atrair talentos e assegurar sua permanência na empresa;
- Estimular a colaboração e a troca de ideias;
- Cultivar um ambiente que promova a inovação e a criatividade;
- Priorizar a satisfação e bem-estar dos funcionários;
- Apoiar e capacitar os líderes para um desempenho eficaz;
- Acompanhar o progresso após treinamentos e desenvolvimento;
- Estimular uma integração harmoniosa entre os membros da equipe;
- Implementar políticas e práticas favoráveis ao crescimento profissional;
- Impulsionar a produtividade e eficiência no ambiente de trabalho.
Principais pilares da gestão de pessoas
Quando falamos de equipes e de pessoas, é preciso primeiro entender quais são suas necessidades para que seja possível traçar estratégias de crescimento pessoal e profissional dentro da empresa. Dessa forma, garantimos um processo organizacional que foca no crescimento do capital humano em consonância com o empresarial.
Por isso, a área de gestão de pessoas possui alguns pilares que norteiam as ações desenvolvidas em busca de melhores resultados.
Motivação
Considerado como a base de todos os outros pilares, a motivação é o foco principal de todos os projetos. Afinal, uma equipe motivada se torna mais produtiva, possui uma melhor performance e trabalha de forma mais engajada nas tarefas novas e rotineiras.
Alguns pontos podem ser responsáveis pela falta de motivação de uma equipe e é essencial ter atenção para que os problemas não virem sistêmicos e se tornem mais difíceis de serem resolvidos. Falta de uma estrutura organizada de trabalho, ferramentas que não condizem com as ações realizadas, cultura organizacional que não conversa com os profissionais e falta de liderança são alguns exemplos do que pode provocar a falta de engajamento.
💡 E como resolver ou evitar isso? Conhecendo a sua equipe! 💡
Entender quem são as pessoas do seu time, como eles se comportam e de que forma enxergam a relação com a empresa e com o trabalho que desenvolvem permite que a equipe de gestão de pessoas desenvolvam ações diretas e certeiras para suas demandas. E para isso, algumas soluções são indispensáveis, como:
- Reuniões periódicas de feedbacks;
- Igualdade de condições entre cargos;
- Estabelecimento de metas reais e factíveis;
- Processo seletivo humanizado;
- Testes de autoconhecimento organizacional.
Tudo isso permite ter uma visão geral do seu colaborador que te permita pensar em ações que o desenvolva junto com a empresa.
Liderança
No ambiente corporativo, líderes competentes são a base essencial para impulsionar uma equipe de alta performance. Quando o time é conduzido por alguém que serve como um verdadeiro espelho, os talentos trabalham com mais motivação e engajamento.
Nesse sentido, o Departamento de Recursos Humanos, junto com a equipe de gestão de pessoas e também a direção da empresa, assume um papel fundamental no desenvolvimento dos coordenadores, capacitando-os para que se tornem referências inspiradoras para os colaboradores.
Ao investir no aprimoramento dessas competências, os líderes estarão preparados para desempenhar um papel transformador, inspirando e engajando sua equipe. Com uma liderança consolidada, as empresas possuem mais chances de alcançar resultados notáveis e promover um ambiente de trabalho mais produtivo.
Comunicação
A comunicação clara e transparente é essencial para o sucesso das empresas. Para isso, a gestão de pessoas deve priorizar a meta de promover uma comunicação inclusiva e segura, permitindo que os talentos se sintam encorajados a expressar suas ideias e contribuir para o crescimento do negócio.
O departamento de recursos humanos desempenha um papel importante ao eliminar barreiras comunicacionais e incentivar uma abordagem horizontal, possibilitando a interação e a troca de conhecimentos entre todos os níveis da organização com o auxílio de ferramentas tecnológicas. Com uma comunicação efetiva, a gestão de pessoas alcançará resultados positivos, fortalecendo o engajamento e a colaboração entre os funcionários.
Cooperação e Trabalho em Equipe
A competição entre colaboradores não é tão mais bem vista no mercado de trabalho porque não gera bons resultados a longo prazo na cultura organizacional da empresa. Por isso, é essencial incentivar as boas práticas entre os colaboradores dentro e fora de projetos em equipe.
Ações de desenvolvimento profissional que unem o conhecimento e a colaboração de pessoas são uma forma eficaz de fomentar essa área dentro da empresa, desenvolvendo a confiança com os colegas de trabalho e promovendo a troca e debate de ideias.
Capacitação e Conhecimento
Para desenvolver talentos, é preciso pensar em capacitação. O estudo constante é a chave para que nossos processos sejam bem desenvolvidos e melhor executados.
Para além desse cenário, a capacitação está diretamente ligada à performance dos profissionais. Quando o colaborador possui o arcabouço necessário para desenvolver seus projetos, eles produzem resultados ainda mais satisfatórios e se permitem inovar e desenvolver.
Envolvimento e tomada de decisões
Se sentir parte da empresa faz toda a diferença. Quando o colaborador tem a oportunidade de estar mais próximo de ambientes de decisão, onde ele pode opinar e debater junto a outros colegas para que estratégias sejam executadas, os resultados são ainda mais satisfatórios.
Por isso, dar autonomia ao profissional e entender o lugar de cada um dentro da empresa é importante para que eles possam assumir suas responsabilidades, ao mesmo tempo que se desenvolvem para assumir novos projetos, ajudando a empresa a crescer.
Diferença entre gestão de pessoas, departamento pessoal e recursos humanos
Muitas pessoas acreditam que essas três áreas são equivalentes, mas se engana quem acredita que são todas iguais. Por mais que elas conversem, há algumas diferenças importantes entre elas que devem ser entendidas.
Departamento de Recursos Humanos
O Departamento de Recursos Humanos foca no planejamento, organização e controle de processos relacionados ao recrutamento, seleção e planos de carreira. Também acompanha práticas para a manutenção e necessidades dos colaboradores.
Gestão de Pessoas
Por outro lado, a Gestão de Pessoas abrange a liderança e administração, sendo papel dos gestores buscar o desenvolvimento, engajamento e desempenho dos colaboradores para contribuir com o crescimento da organização.
Departamento Pessoal
Já o Departamento Pessoal lida com a parte burocrática e objetiva da gestão de pessoas, seguindo estritamente documentos, leis, normas e convenções para evitar problemas legais.
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Texto escrito por Ivan Vilela e Silva.