IA no RH: 3 ferramentas (pagas e gratuitas) para otimizar o setor

por

por

Pessoas discutindo numa sala de reuniões. No título, IA no RH ou Inteligência Artificial nos Recursos Humanos.

Desde 2021, os debates sobre inteligência artificial nos recursos humanos — e nas empresas de maneira geral, têm crescido. E muito disso se deve ao fato de inúmeras ferramentas que utilizam IA no RH surgirem diariamente.

E não é só o ChatGPT que tem aplicações para o RH. Atualmente, existem várias outras ferramentas de IA para o RH ter sua rotina simplificada e, assim, focar no que é mais importante: as pessoas.

Dito isso, exploraremos as diversas possibilidades que a inteligência artificial oferece para o RH, além de conhecer algumas ferramentas incríveis para agilizar alguns processos do setor. E aí, vamos lá?

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

O que é a inteligência artificial?

Em termos simples, inteligência artificial refere-se à capacidade de um sistema computacional realizar tarefas que normalmente exigiriam habilidades humanas. Isso inclui aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, compreensão de linguagem natural e percepção sensorial.

Os sistemas de IA são projetados para imitar a maneira como os seres humanos pensam e agem, buscando encontrar padrões, aprender com a experiência e tomar decisões informadas.

Em suma, então, a inteligência artificial é como um assistente virtual sofisticado, equipado com um cérebro eletrônico. Ele aprende com a experiência, processa informações rapidamente e toma decisões autônomas, realizando tarefas complexas de forma eficiente, assim como um assistente humano, mas impulsionado por algoritmos e dados.

Como a IA está sendo utilizada nas empresas?

Como grande parte das tecnologias, a inteligência artificial está sendo utilizada no RH e nas empresas para facilitar o cotidiano das pessoas. As IAs no RH e nas organizações são revolucionárias ao automatizar tarefas repetitivas, analisar dados extensos para insights estratégicos, personalizar experiências do cliente, otimizar cadeias de suprimentos, e facilitar processos de tomada de decisão. 

Desde assistentes virtuais até análise preditiva, a IA impulsiona a eficiência operacional e impulsiona a inovação em diversos setores empresariais.

E a inteligência artificial no RH?

Especificamente no RH, as IAs revolucionam processos de recrutamento, analisando currículos, conduzindo entrevistas iniciais via chatbots e prevendo a rotatividade de funcionários. Além disso, elas automatizam tarefas administrativas como folha de pagamento, e utilizam análise de sentimentos para avaliar o clima organizacional.

Chatbots e assistentes virtuais melhoram a comunicação interna, enquanto algoritmos preditivos contribuem para estratégias de retenção de talentos, posicionando a IA como uma ferramenta essencial na gestão de recursos humanos moderna.

Em suma, inúmeras organizações que produzem tecnologias para o RH se aproveitam das potencialidades oferecidas pelas inteligências artificiais. Vejamos, no entanto, como utilizar algumas ferramentas de IA no RH.

IA no RH: 3 ferramentas (gratuitas e pagas) para otimizar processos

Existem ferramentas de IA feitas para o RH, enquanto outras são generalistas e encontram aplicações úteis na gestão de pessoas. Vejamos caso a caso adiante.

ChatGPT

O ChatGPT talvez seja o maior destaque quando o assunto  é IA generativa. Isso é: uma inteligência artificial que utiliza os dados disponíveis para sintetizar novas informações.

Vale lembrar que o verdadeiro potencial do ChatGPT só é alcançado quando os prompts e resultados passam por revisões humanas. Ainda assim, essa IA no RH traz inúmeros benefícios, dentre eles a facilidade de agilizar processos como:

  • Criação de job description;
  • Desenvolvimento de desafios técnicos para candidatos;
  • Perguntas para entrevistas;
  • Palavras-chave para vagas de emprego;
  • Elaboração de avisos e e-mails para colaboradores;
  • Planos de desenvolvimento personalizados e muito mais.

Preço

A versão 3.5 do ChatGPT é gratuita e pode ser utilizada por qualquer pessoa. Caso o usuário tenha interesse por uma experiência mais avançada, é possível adquirir o GPT-4, que conta com funcionalidades adicionais.

O GPT-4 atualmente está disponível por US$20/mês.

Como acessar

  1. Acesse o site da Open Ai.
  2. Selecione a opção de chat ou interação com o modelo.
  3. Comece a digitar suas perguntas para interagir com o ChatGPT.

ClickUp

O ClickUp é uma plataforma de gerenciamento de projetos e tarefas online, conhecida por oferecer uma variedade de recursos para colaboração e organização de equipes. Em uma de suas últimas atualizações, foi incluído uma assistente virtual de inteligência artificial para o RH ter mais facilidade na organização de demandas.

A IA do ClickUp melhora a eficiência e qualidade do trabalho, oferecendo ferramentas baseadas em pesquisa para diversos papéis. Ela facilita a geração instantânea de rascunhos, a melhoria de conteúdo inicial e até mesmo o processo de brainstorming.

Saiba mais sobre o ClickUp e sua IA para RH.

Preço

O ClickUp conta com preços variados de acordo com as funcionalidades disponíveis. No plano gratuito o usuário pode utilizar as funções mais básicas, já o plano Business oferece serviços mais completos para times maiores a partir de US$12 mensais por usuário cadastrado.

Como acessar

  1. Acesse o site do ClickUp.
  2. Faça login ou crie uma conta.
  3. Você será redirecionado para a plataforma. Aproveite!

Criador de imagens do Designer (Bing)

Uma das maiores novidades da IAs gerativas é a capacidade de gerar conteúdo em instantes. Com o Criador de Imagens do Designer, do Microsoft Bing, essa funcionalidade tornou-se acessível para todos.

Você pode gerar ilustrações e imagens a partir de prompts simples. Seja para personalizar uma mensagem com alguma imagem ilustrativa, ou mesmo para gerar (aliado à uma IA de texto) um conteúdo completo para ser enviado pelo e-mail, Slack ou qualquer meio de comunicação.

Preço

O Criador de Imagens do Designer é totalmente gratuito e pode ser utilizado por qualquer pessoa. A única condição é que há apenas 15 créditos diários que podem ser utilizados para a criação de imagens.

Como acessar

  1. Acesse o site do Criador de Imagens do Designer;
  2. Faça login com sua conta Microsoft ou cadastre-se;
  3. Digite no campo indicado as instruções para a criação de suas imagens.

Como a Eva usa a tecnologia no RH?

Como vimos, a IA no RH tem sido utilizada para alavancar a produtividade do setor. Mas além da inteligência artificial, os recursos humanos têm se aproveitado da tecnologia em vários outros âmbitos.

A plataforma da Eva, por exemplo, acelera consideravelmente os processos de gestão de benefícios; premiações; reembolso e muito mais. No Dashboard, é possível fazer recargas de benefícios em poucos cliques, poupando um tempo considerável dos profissionais do setor.

A mesma praticidade é vivenciada pelos colaboradores ao utilizarem o cartão Eva, que conta com 8 categorias e uma bandeira universal. Dessa forma, é possível utilizar o cartão em qualquer lugar que aceite máquinas de cartões.

Quer saber mais? Entre em contato pelo formulário abaixo e descubra um novo universo de possibilidades.

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!