Bonificação por resultados: o que é, como fazer e qual a importância?

por

por

Fundo rosa, laranja e roxo. Mascote da Eva na esquerda do título: "bonificação por resultados".

Nas organizações que operam com metas bem definidas para os funcionários, é possível aumentar o engajamento e motivação dos funcionários ao oferecer bonificação por resultados.

Essa estratégia privilegia empresas que sabem valorizar o esforço dos colaboradores para alcançar resultados satisfatórios. Além disso, trata-se de um benefício que pode ser ofertado pelas organizações dos mais variados níveis de orçamento.

Mas como investir na premiação por resultados? Qual a importância dela para a manutenção da motivação dos funcionários? E, não menos importante: o que é a tal da bonificação por resultados? Veremos tudo isso adiante.

Banner da solução de premiação para funcionários da Eva.

O que é bonificação ou premiação por resultados?

Imagine a alegria de receber um reconhecimento extra pelo seu esforço e dedicação — é aí que entra a bonificação por resultados. Em termos simples, é um incentivo financeiro oferecido pelas empresas quando você supera metas ou alcança objetivos específicos. É como um “muito obrigado” em forma de grana extra!

Por exemplo, se você trabalha em vendas e arrebenta, ultrapassando suas metas de vendas, a empresa pode te presentear com uma premiação para vendedores, aumentando a remuneração total. É uma maneira incrível de motivar a equipe a dar o seu melhor e ainda ser recompensada por isso.

Assim, a bonificação por resultados não apenas impulsiona o desempenho individual, mas também fortalece o espírito de equipe. Aquela sensação de conquista quando todos atingem os objetivos é simplesmente incrível! E para os que não conseguiram, há a motivação para tentar de novo, não é!? 😉

Vejamos outros critérios de premiação aplicados pelas organizações.

Importância da premiação nos resultados da empresa

“Se os funcionários já recebem o salário, por que eu deveria investir em premiações?”. Se você pensa assim, saiba que está ficando para trás das demais organizações do seu segmento.

Já foi comprovado por um estudo sobre bonificação da Kajaani University of Applied Sciences, da Finlândia, que prêmios proporcionais ao desempenho dos colaboradores promove:

O estudo concluiu, por fim, que “… que as recompensas têm um impacto forte e positivo no desempenho dos funcionários na Normet [empresa], e essa ideia é respaldada por ambos os grupos de pesquisa – gestores e funcionários.”

Além dos resultados, quais outros critérios para bonificação?

Quando o assunto é premiação corporativa, as organizações podem e devem fazer valer a criatividade. Isso porque cada segmento do mercado possui necessidades específicas, que dizem respeito à estrutura de cada organização.

Assim, outros critérios de seleção frequentemente adotados pelas empresas incluem:

1. Inovação e criatividade

Reconhecimento para equipes ou indivíduos que apresentam ideias inovadoras, soluções criativas ou contribuições significativas para a melhoria dos processos internos.

2. Liderança exemplar

Premiação para líderes que demonstram excelência em habilidades de liderança, inspirando e motivando suas equipes, promovendo um ambiente positivo e alcançando resultados notáveis.

3. Colaboração e trabalho em equipe

Reconhecimento para grupos que evidenciam uma colaboração excepcional, promovendo a cooperação entre departamentos e impulsionando projetos conjuntos de sucesso.

4. Desenvolvimento profissional

Premiação para funcionários que buscam constantemente o desenvolvimento de suas habilidades, participando ativamente de treinamentos, workshops e programas educacionais.

5. Engajamento comunitário

Reconhecimento para equipes ou indivíduos que se envolvem ativamente em iniciativas de responsabilidade social corporativa, contribuindo para a comunidade local ou para causas sociais.

6. Atendimento ao cliente excepcional

Premiação para equipes ou indivíduos que se destacam no atendimento ao cliente, proporcionando experiências positivas e construindo relacionamentos sólidos com os clientes.

7. Adaptabilidade e resiliência

Reconhecimento para aqueles que demonstram habilidade em lidar com mudanças, superando desafios com resiliência e se adaptando eficientemente a novos ambientes ou circunstâncias.

8. Diversidade e inclusão

Premiação para iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, incentivando a igualdade de oportunidades e a construção de uma cultura corporativa inclusiva.

9. Sustentabilidade ambiental

Reconhecimento para esforços e práticas que visam à sustentabilidade ambiental, promovendo a redução do impacto ecológico da empresa.

10. Ética e integridade

Premiação para indivíduos ou equipes que demonstram altos padrões éticos, agindo com integridade em todas as interações e decisões corporativas.

Como oferecer bonificação por resultados alcançados?

Dois funcionários numa mesa e uma em pé. A que está em pé segura uma placa de reconhecimento representando a bonificação por resultados.

Como vimos, oferecer bonificações por resultados é uma estratégia motivacional eficaz para impulsionar o desempenho dos colaboradores. Aqui está um passo a passo para implementar um programa de bonificação por resultados:

Estabeleça metas

Se deseja premiar sua equipe pelos resultados alcançados, uma boa estratégia é estabelecer metas concretas. Assim, é possível mensurar o desempenho de cada colaborador.

Comunique as equipes

Metas estabelecidas? É hora de deixar todo mundo saber. Comunique os líderes e os oriente a repassar as informações para suas equipes.

Você pode até fazer um suspense, mas o ideal é comunicar que os funcionários ou times que conquistarem os melhores resultados serão recompensados.

Acompanhe o andamento dos processos

Durante o andamento dos processos da organização, pode ser necessário realizar um acompanhamento para entender o que está sendo feito. É a hora de avaliar as dificuldades junto com a equipe e pensar em novas estratégias para alcançar as expectativas.

Defina as premiações

Definir quais serão as bonificações dos colaboradores é um passo importante. O prêmio deve ser atrativo, estar dentro do orçamento da organização e provocar o desejo de todos os colaboradores.

Confira algumas ideias de prêmios.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

Faça um evento para anunciar os resultados

Após analisar quais foram os colaboradores que alcançaram ou superaram as metas, uma boa ideia é organizar uma festa para anunciar os resultados. Anuncie os premiados e celebre com toda a equipe os bons resultados.

Por fim…

Compreendemos a importância de oferecer bonificações quando os funcionários atingem bons resultados. Tal esforço das organizações promove mais motivação, engajamento e reduz as taxas de rotatividade.

Para premiar da melhor forma, no entanto, é necessário deixar os colaboradores utilizarem o prêmio da maneira mais conveniente. Para isso, o cartão Eva oferece a melhor solução.

Com o Saldo Livre, é possível premiar e possibilitar que os funcionários façam Pix para a conta bancária; pagamento de boletos e saque em caixas 24h.

E tudo isso em poucos cliques em nosso Dashboard simplificado. Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e converse com nossos especialistas.

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!