Vale-turismo: o que é e quais as vantagens?

por

por

Imagem de uma das igrejas de Ouro Preto, Minas Gerais. No centro da imagem há o título "vale-turismo".

As organizações lidam diariamente com problemas como turnover e absenteísmo, e até por isso não podem mais se contentar só com benefícios básicos como o vale-transporte e o tíquete-alimentação. Até por essa necessidade, inúmeras empresas têm encontrado êxito na gestão de pessoas ao oferecer o vale-turismo, que auxilia os funcionários a realizarem sonhos.

Trata-se, em suma, de um benefício corporativo criativo destinado para viagens e turismo. Vale considerar também que o contato com outras culturas não apenas aumenta o repertório do profissional, como também expande seus horizontes com novas ideias.

Assim, confira as vantagens de oferecer o vale-turismo e conheça o cartão Eva para se certificar de conceder este benefício da maneira mais efetiva.

O que é o vale-turismo?

O vale-turismo é um benefício que prevê uma verba para o colaborador gastar com passagens aéreas, hospedagem, passeios ou demais gastos de viagem. Tal benefício está em vias de ser regulamentado pelo Projeto de Lei 4537/21.

Segundo o ex-deputado Otavio Leite (RJ), que apresentou a proposta, o objetivo do benefício é fomentar o turismo em território nacional. O PL ainda estabelece que o vale-turismo seria de até 15% do salário do empregado, parcela descontada diretamente na folha de pagamento. Além disso, o empregador seria responsável por adicionar um acréscimo correspondente a 25% do montante reservado pelo empregado.

De acordo com as declarações de Otavio Leite em uma entrevista ao portal Mercado e Eventos, foi destacado que o projeto em questão teve origem no G20 do Turismo. A proposta, de acordo com Leite, tem como objetivo principal incentivar o turismo interno no Brasil por meio da criação de um fundo específico para cada indivíduo. 

É importante ressaltar que ele deixou claro que essa forma de poupança seria completamente opcional, tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, ou seja, a adesão não seria obrigatória.

Vantagens do vale-turismo

O vale-turismo, como vimos, irá privilegiar o comércio em cidades turísticas e o setor de turismo na economia brasileira. Mas, desde já, quais as vantagens de oferecê-lo para o colaborador? E quais as vantagens para as empresa? Vejamos adiante.

Para as empresas

Para as organizações, um dos principais benefícios de oferecer vale-turismo é a melhoria de alguns indicadores. Como dizem, dinheiro gasto em benefícios corporativos é dinheiro investido na motivação dos colaboradores e, consequentemente, na sua produtividade.

Assim, confira boas razões para oferecer vale-turismo na sua empresa:

  • Melhoria no turnover e absenteísmo
  • Melhoria na sua marca empregadora
  • Aumento da satisfação dos funcionários
  • Aumento no repertório cultural
  • Funcionários tornam-se mais abertos a novas ideias

Para o colaborador

E se as empresas ganham investindo em tais benefícios, o colaborador ganha muito mais. Só imagine que chique se todos os funcionários da sua organização voltarem das férias falando da última viagem que eles fizeram?

Além disso, há outras boas razões para investir no vale-turismo, pela perspectiva do funcionário. Dentre elas:

  • Auxílio para a realização de viagens e sonhos
  • Funcionários recebem um benefício único e diferenciado
  • O contato com novas culturas expande os horizontes do funcionário
  • Melhora a percepção do funcionário sobre a empresa
  • Mais motivação para o trabalho

Como oferecer o vale-turismo da melhor forma?

Como um auxílio destinado a realização de viagens e passeios turísticos, o vale-turismo deve ser oferecido de maneira estratégica. Caso contrário, o que deveria ser um benefício legal pode se tornar uma dor de cabeça sem precedentes para o setor de Recursos Humanos.

Confira 3 passos para oferecer o vale-turismo da melhor forma possível.

1. Faça um levantamento do interesse dos colaboradores

Antes de implementar o vale-turismo no pacote de benefícios da sua organização, é necessário realizar um levantamento do interesse dos colaboradores. Nessa etapa você deve recolher informações sobre quantos funcionários gostariam de receber tal benefício.

Vale lembrar que tal vantagem representa um desconto considerável no salário do funcionário, e por isso deve ser muito bem avaliada pelo colaborador e empresa.

2. Descubra destinos que sejam do interesse de todos

Ao invés de apenas destinar um valor para a verba de viagem dos colaboradores, algumas empresas também adotam um papel mais ativo na negociação de destinos por valores promocionais. Assim, é interessante ter noção dos desejos de todos antes de decidir o local.

Os seus funcionários querem ir para a praia? Ou preferem sítios ou pousadas em locais interioranos? Tais perguntas são válidas para decidir o destino mais adequado para a maioria.

3. Ofereça o vale-turismo no cartão de benefícios da Eva

Como um benefício destinado a viagens, o ideal é oferecer o vale-turismo e garantir condições do colaborador utilizá-lo onde bem entender. Para isso, a Eva se mostra como a melhor opção para esse benefício. Confira algumas das razões.

Ampla aceitação

O cartão Eva é um cartão de benefícios com bandeira Visa. Ou seja: não é necessário integrar uma rede credenciada de estabelecimentos, e o cartão pode ser utilizado em qualquer loja que aceite a bandeira do cartão.

Aceito dentro e fora do país

Outra vantagem da bandeira Visa é a aceitação internacional. Não importa se é o croissant de Paris ou um burrito na Cidade do México: seu Evacard passa em qualquer lugar para não te deixar na mão.

Reembolso de despesas em poucos cliques!

E se os funcionários foram viajar a trabalho e gastaram do próprio bolso? Com a solução da Eva, você pode efetuar o reembolso em até 5 minutinhos. É fácil: o colaborador solicita pelo app e o RH aprova pelo dashboard em instantes!

Por fim…

O vale-turismo é um benefício que deve se tornar cada vez mais comum nas organizações. Até por isso, é necessário ter condições de oferecê-lo efetivamente para não ficar para trás na gestão de pessoas.

Saiba mais sobre a Eva e nossas soluções. Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato!

Veja também: relatório de despesas corporativas.

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!