Páscoa nas empresas: ações e mensagens para funcionários

por

por

Capa com fundo rosa claro e com uma onda roxa cortando o meio. No centro da imagem está escrito 'Páscoa nas empresas'.

A páscoa é um dos feriados mais aguardados do ano. Isso se deve pois, nesta data, pessoas de todas as idades, religiosas ou não, juntam-se em almoços ou jantares com a família e, é claro, comem muito chocolate! Mas a páscoa nas empresas também é de suma importância.

E a razão por trás disso é que este é um momento crucial para engajar os colaboradores e até mesmo promover a sua marca empregadora. Mas qual a origem desta tradição? Qual a data da páscoa em 2023? Como aproveitar esse feriado para dar um up na satisfação dos funcionários?

Você confere essas e outras informações no decorrer do texto.

O que é e como surgiu a páscoa?

A páscoa como a conhecemos atualmente é uma mistura das tradições religiosas judaicas, cristãs e pagãs. Confira informações sobre cada uma adiante:

Páscoa judaica

O feriado da páscoa tem origem judaica. A própria palavra é derivada do termo “Pessach”, de origem hebraica, e significa passagem.

Na tradição judaica, o feriado comemora a libertação dos hebreus da escrivadão no Egito, e o termo faz menção à passagem do anjo da morte por aquelas terras.

Páscoa cristã

Para os cristãos, a páscoa também possui grande importância já que relembra os atos de crucificação, morte e ressurreição de Jesus. A sexta-feira santa, conhecida também como sexta-feira da paixão, relembra o dia da crucificação de Jesus no ano 33, enquanto o domingo de páscoa comemora sua ressurreição.

Influências pagãs na páscoa

Após as explicações das tradições judaicas e cristãs, muitos se perguntam: “mas o que tudo isso teve a ver com ovos de chocolate e coelhinhos fofinhos?”. E a resposta mais simples é: nada, já que esses elementos incorporados às tradições de páscoa têm origem pagãs.

Na mesma época em que os cristãos comemoram a Páscoa, povos germânicos — que viriam a ser cristianizados — faziam festividades para celebrar a deusa germânica Eostern ou Ostara. Isso explica o fato do inglês, uma língua de origem germânica, traduzir páscoa como Easter.

Ovos e coelhos de páscoa

Para tais povos que iam sendo catequizados, os ovos e coelhos eram símbolos de fertilidade. Assim, na medida em que iam sendo convertidos, tais elementos de fés pagãs também eram incorporados às tradições de páscoa cristãs.

Você pode conferir a história da páscoa na íntegra.

Quando é a Páscoa em 2023?

A Páscoa é um feriado de data móvel: isso é, pode acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril. Vale lembrar que, em meados do ano 325 d.C, a Igreja Católica definiu que a páscoa aconteceria no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio da primavera do hemisfério norte.

Confira o cronograma da Páscoa 2023:

  • Quinta-feira Santa: 6 de abril
  • Sexta-feira Santa: 7 de abril
  • Domingo de Páscoa: 9 de abril

Vantagens de promover a páscoa nas empresas

Quem se preocupa com o clima organizacional também sabe o valor de promover ações em datas comemorativas nas empresas. Confira algumas boas razões para levar ações de páscoa nas empresas:

1. Promove a integração entre os colaboradores

Um dos maiores desafios das equipes de alta performance é estabelecer laços sólidos entre os membros do time. Para isso, ações de páscoa na empresa são fundamentais para cultivar boas relações entre os funcionários.

2. Demonstra reconhecimento aos funcionários

Funcionário valorizado é funcionário feliz, e funcionário feliz, por sua vez, é funcionário que faz entregas de qualidade. Sabendo disso, entenda que ações de páscoa no trabalho também promovem o sentimento de reconhecimento entre seus colaboradores.

3. Valorização dos recursos humanos da empresa

Um ovo de páscoa, uma caixa de chocolates ou até um bombom: por menor que seja a premiação do funcionário, só de você lembrar de premiá-lo isso já trará bons resultados. Saiba, por isso, que ações de páscoa no trabalho também demonstram que sua empresa valoriza o trabalho prestado.

4. Engajamento nas redes sociais

Um print dos stories do Instagram com um funcionário da Eva Benefícios recebendo ovo de páscoa.

O bom de receber mimos e presentinhos da empresa é a possibilidade de ir 🍪 biscoitar 🍪 alguns likes nas redes sociais, não é mesmo!? Pois entenda que ações de páscoa na empresa também trarão engajamento para as redes sociais da organização!

5. Melhora seu employer branding

Se você já sonhou em trabalhar em alguma empresa, isso provavelmente se deve pois tal organização tem um employer branding de respeito. É sempre bom lembrar que ações como a promoção da páscoa na empresa também reforçam sua marca enquanto empregadora!

Exemplos de mensagens de páscoa nas empresas

Está com pouca ideia? Confira alguns exemplos de mensagens de Páscoa para enviar no grupo da empresa.

Mensagem de páscoa formal

Caros colaboradores da NOME DA EMPRESA, gostaríamos de desejar a todos uma feliz Páscoa! Que esta data seja marcada por momentos de renovação, amor e união em suas famílias. 

Desejamos que possamos todos seguir trabalhando juntos, com comprometimento e dedicação, para alcançarmos nossos objetivos. Que possamos sempre lembrar da importância do respeito, da ética e da solidariedade em nossas relações profissionais e pessoais. Feliz Páscoa!

Mensagem de páscoa descontraída

E aí, pessoal! Já garantiram seus ovos de Páscoa? Não importa se são de chocolate, de colher ou de maracujá, o importante é celebrar essa data tão especial! Desejamos a todos um feriado cheio de alegria, renovação e muitas risadas com as pessoas que vocês amam. E lembrem-se: segunda-feira tem mais, hein? 😜 Feliz Páscoa, galera!

Mensagem de páscoa inspiradora

Caros amigos e colegas da NOME DA EMPRESA, nesta Páscoa, gostaríamos de lembrar a importância da renovação em nossas vidas. Que possamos sempre buscar novos aprendizados, novas experiências e novas formas de evoluir como seres humanos.

Que possamos praticar a gratidão e o amor, lembrando que esses são valores que nunca saem de moda. Vamos, por fim, aproveitar este momento para refletir sobre nossas escolhas e nossas atitudes, e assim seguir construindo um futuro melhor para nós e para as gerações futuras. Feliz Páscoa, pessoal!

Páscoa nas empresas: 10 ÓTIMOS exemplos de ações

1. Eu ouvi chocolate?

Se páscoa é sinônimo de chocolate, a páscoa nas empresas não poderia ser diferente, não é? Então dê uma conferida no orçamento e compre um ovo de páscoa, barra de chocolate ou até mesmo um bombonzinho para os funcionários da empresa!

Aqui na Eva, nunca pode faltar aquele chocolate na páscoa!

Ovo de páscoa nas empresas da Eva.

2. Festa de páscoa na empresa

Chame os coelhinhos e coelhinhas da firma e promova aquela festa de páscoa na empresa! Além de reforçar o employer branding, você também cria laços entre os funcionários fora do ambiente de trabalho!

3. Amigo secreto de páscoa

Sabe o que mais combina engajamento com feriado? Amigo secreto da empresa! Esta ação de páscoa na empresa não apenas promove a integração dos funcionários, como também é um opção de baixo custo para não deixar a data passar batida.

4. Coelho de páscoa 

Coelhinho da páscoa, o que trazes para mim? E se o coelho da páscoa fosse até sua organização distribuir os chocolates aos colaboradores? Além de ser um momento de descontração, também renderá boas fotos para as redes sociais.

5. Voluntariado

Tradicionalmente, a páscoa também é um lembrete para amar o próximo, assim como o natal. Por isso, incentive a participação dos colaboradores em ações solidárias de páscoa! Uma simples distribuição de chocolates para crianças ou pessoas carentes já fará toda a diferença no mundo!

6. Café temático de páscoa

Talvez seja o lado mineiro da Eva falando, mas um cafézinho de páscoa também é uma ótima oportunidade de juntar todos os funcionários em uma confraternização, não é? E o melhor: essa ação de páscoa na empresa pode ser feita no escritório ou em alguma cafeteria que seja próxima de todos.

7. Gincana de páscoa

E que tal uma brincadeirinha para celebrar a Páscoa na empresa? Há inúmeras opções de atividades de Páscoa que podem ser desenvolvidas, como caça aos ovos por exemplo. 

8. Concurso de receitas de Páscoa

Chamando todos os confeiteiros e confeiteiras da empresa! O que acha de organizar um concurso do melhor chocolate? Pense em um prêmio atrativo e organize uma pequena feira onde os participantes poderão expor seus talentos culinários!

9. Cartões e mensagens de agradecimento

O básico só é chamado assim pois não sai de moda, não é verdade? Por isso, se quiser manter os pés no chão, ao menos organize cartões de Páscoa para conceder aos colaboradores.

Vale lembrar que essa ação pode ser feita em conjunto com a entrega dos chocolates dos funcionários.

10. Workshop de produção de ovos de páscoa

Faça os seus funcionários largarem as canetas e os teclados e irem para cozinha aprender a fazer ovos de páscoa. Com esse benefício, seus colaboradores aprenderão novas habilidades e com certeza não esquecerão desta ação de páscoa tão cedo!

BÔNUS: saldo no cartão de benefícios

Você sabe que é difícil encontrar um chocolate que seja do gosto de todos os funcionários, certo? Por isso, a melhor opção de premiação aos colaboradores na páscoa da empresa é conceder saldo para eles gastarem como quiserem.

Para isso, a Eva tem a melhor solução. Com o Evacard, você concede premiações para os funcionários no Saldo Livre, que pode ser utilizado em qualquer estabelecimento, além de possibilitar transferências Pix para a conta bancária.
E tem mais: os colaboradores também podem pagar boletos com o saldo disponível. Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas!

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!